ABCSociedade

Portal Turístico é inaugurado em Ribeirão Pires e cidade projeta novo tempo para se manter Estância

Inauguração Portal Turístico - Foto Gabriel Mazzo (4)

No principal acesso a Ribeirão Pires, entre a rodovia Índio Tibiriçá e o Centro da cidade, foi inaugurado na manhã deste sábado (11) o Portal Turístico da Estância. Além de fortalecer o receptivo do município, o local passa a ser sede da Secretaria de Segurança Pública, que funcionava no prédio da Guarda Municipal.

Para a construção do novo portal (cujas obras iniciaram em setembro de 2015), na avenida Kaethe Richers, foram investidos R$ 609 mil – R$ 536 mil do Ministério do Turismo e o restante da Prefeitura. O equipamento conta com vestiários feminino e masculino; banheiro acessível; cozinha; recepção; escritório; e dois mezaninos. A estrutura é feita em alvenaria com acabamento em telhas coloniais. Há ainda estacionamento para visitantes, com área exclusiva para deficientes.

Durante a inauguração, o prefeito Kiko Teixeira (PSB) destacou o entrosamento das forças policiais, além do caráter turístico do portal. “Tiramos do papel esta obra e demos à ela outra função importante, com nossos profissionais de Segurança num ponto estratégico. Com isso, Ribeirão Pires sai ganhando. As pessoas que chegarem perceberão nossa luta diária para proteger a população.”

Autoridades (ao centro o prefeito Kiko Teixeira) inauguram novo portal, que também sediará Secretaria Municipal de Segurança Pública

Além do chefe do Executivo e do coronel José Luis Martins Navarro (secretário municipal de Segurança Pública), demais autoridades locais e de outros municípios da região marcaram presença no evento. De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, Marcelo Menato, é mais um passo dado pela cidade para firmar sua vocação turística (o título de Estância chegou a estar ameaçado) e outras ações devem ser implementadas.

Turismo

Entre os planos está a valorização do turismo religioso e a concessão de incentivos tributários para a expansão da rede hoteleira (o município conta apenas com um hotel), incluindo pousadas, spas e resorts. A Lei de Incentivo ao Turismo, elaborada nesse sentido, foi aprovada na última quinta-feira (09) pela Câmara Municipal. Menato esteve em Atibaia, cidade do Interior paulista com o título de Estância Climática, para conhecer legislação criada em 2011 e que concede benefícios fiscais como contrapartida aos novos investimentos.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Menato, e o diretor de Turismo, Márcio Marques, em visita à Torre de Miroku, no Templo Luz do Oriente

Com o projeto do teleférico, bandeira do ex-prefeito Saulo Benevides (PMDB), sepultado pela atual gestão, a Prefeitura está voltada para construção do Boulevard Gastronômico, próximo à Vila do Doce, e à revitalização do Parque Milton Marinho de Moraes, que terá temática japonesa – em sintonia com o templo da igreja messiânica Luz do Oriente, prestes a abrir as portas oficialmente na cidade.

Teste com embarcação que levará turistas ao templo da igreja messiânica com torre inspirada em construção original japonesa

O Templo Luz do Oriente abriga a Torre de Miroku, inspirada na construção de mesmo nome no Templo Horyu, declarado patrimônio mundial pela UNESCO e localizado na cidade japonesa de Nara. A Torre de Miroku de Ribeirão Pires é a primeira a receber esse nome fora do Japão. Testes com uma embarcação que levará turistas ao local pela represa Billings começaram no mês passado.

Leia também:

PSDB do Grande ABC repudia destituição de Tasso Jereissati por Aécio Neves

COMPARTILHAR: