Coluna do Baena

Nos 57 anos de Praia Grande, Raquel Chini diz que aumento populacional é desafio para o futuro cidade

raquel chini pg 57 anos

Com caminhada e tributo aos emancipadores, entrega de medalhas, entre outros eventos, Praia Grande comemora nesta sexta-feira (19) 57 anos de emancipação político-administrativa. A cidade – que ostenta o título de a que mais cresce na Baixada Santista (segundo o Censo 2022, são 87.884 novos moradores, alta de 10% em comparação com o levantamento de 2010), e também a que mais atrai turistas (é o quarto destino mais procurado País, atrás apenas de São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro) – tem no aumento populacional justamente seu maior desafio para o futuro.

A avaliação é da prefeita Raquel Chini (PSDB). “É um desafio, já que é preciso ampliar a oferta de serviços aos munícipes para que todos possam ser atendidos da melhor forma possível”, diz. Segundo a chefe do Executivo praia-grandense, a Prefeitura está atenta às novas demandas e a análise de dados permite o aprimoramento dos serviços. “O objetivo  é aprimorar constantemente os atendimentos, garantir o acesso da população e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, completa.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui atualmente 349.935 habitantes, sendo o segundo mais populoso da região.

Entregas 

De acordo com a prefeita de Praia Grande, a chance que ela teve de impactar positivamente a vida das pessoas nos primeiros anos de sua gestão, com realizações em áreas como habitação, saúde, educação e infraestrutura, são motivo de alegria neste aniversário do município. “Esses três anos foram intensos, melhorando a casa das pessoas, as ruas, as escolas, o material escolar, o fluxo nas unidades de saúde e tendo ainda um aprendizado político e junto à comunidade, principalmente com os mais carentes.”

Para Raquel Chini, a ótima infraestrutura de Praia Grande e a qualidade dos serviços municipais têm contribuído para o crescimento populacional, fazendo com que mais imóveis deixem de ser de veraneio para se tornarem residência fixa das pessoas. “Milhares de moradores chegam ao município todos os anos e a cidade é hoje uma referência na Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo e no cenário nacional. Isso só é possível graças ao trabalho planejado e executado ao longo de décadas” comenta – em referência ao grupo político do ex-prefeito e deputado federal Alberto Mourão (MDB), ao qual pertence.

No páreo

Na contramão do disse me disse, a prefeita Raquel Chini dá a entender que seu nome estará na urna eletrônica em outubro e que já está na corrida pela reeleição. “Eu queria muito continuar tudo isso porque falta muita coisa para fazer. Agora a gente tem nas mãos as ferramentas que a gente não tinha. Não é chegar na rua e falar ‘eu vou tentar’, mas ‘eu vou fazer’ porque as licenças, as licitações, os recursos, a ajuda dos governos federal e estadual agora nós temos para realizar.”

Raquel completa que encerrará o mandato neste ano com seu plano de governo cumprido, ainda que não 100% realizado. “As metas que estabelecemos estão cumpridas, continuando o trabalho para os próximos quatro anos (referência às entregas que ficarão para 2025/2028). A gente tem muito por fazer e vai fazer porque trabalhar é o que a gente sabe fazer de melhor. Parabéns a todos que construíram a emancipação da nossa cidade e lutaram para que Praia Grande chegasse ao patamar que está”, conclui.

Recente pesquisa de opinião revelou que, se a eleição fosse hoje, o grupo de Mourão venceria em qualquer cenário. Numa das simulações do instituto Badra, Raquel lidera a corrida pela Prefeitura com 26,6% contra 17,3% de Danilo Morgado (Solidariedade), que deve ser seu principal oponente.

Rápidas

– A Prefeitura de Santo André garantiu recursos para subsidiar habitação para mais de 2,5 mil famílias por meio do programa estadual Casa Paulista, na modalidade carta de crédito…

… Em encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito Paulo Serra (PSDB), acompanhando da deputada estadual e primeira-dama Ana Carolina Serra (Cidadania), debateu o tema habitação.

– O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), realizou nesta semana visita técnica nas obras de ampliação do Hospital de Emergências Albert Sabin. Ele estava acompanhado da secretária de Saúde, Regina Maura (PSDB), candidata à prefeita em 2012 e um dos nomes cotados para a sucessão municipal deste ano…

… Regina vai se licenciar a partir de março da Secretaria de Saúde para ficar à disposição de seu grupo político para o pleito de outubro.

– A Prefeitura de Santo André anunciou um plano de arborização. A previsão é ampliar para 60 mil o número de árvores na cidade – hoje são 39.531 – e trocar 14 mil espécies inadequadas por outras recomendadas para a área urbana.

– A 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente terá em seu elenco famosos como Christian Malheiros, Júlia YamaguchiJúlio Oliveira, Marissol Dias e André Gonçalves (como Martim Afonso)…

… Maior espetáculo em areia de praia do Mundo, a encenação poderá ser vista desta sexta (19) a segunda (22), aniversário de São Vicente, na nova orla do Gonzaguinha, a partir das 20h.

– Em comemoração aos 57 anos de Praia Grande, a cantora Mari Fernandez e o grupo Menos é Mais se apresentam no palco do evento Estação Verão, no Kartódromo Municipal, a partir das 22h.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

 

 

 

COMPARTILHAR: