Grande SPSociedade

Osasco recebe primeiras doses da Coronavac e inicia vacinação de profissionais da Saúde

OSASCO VAC 1

No total, 14 trabalhadores que atuam diretamente com pacientes Covid-19 foram imunizados; a primeira, da área da enfermagem, atua há 15 anos na rede municipal

A terça-feira (19) entrou para a história de Osasco. A cidade recebeu as primeiras 7.920 doses do imunizante Coronavac, contra a Covid-19, e a vacinação do grupo de profissionais da saúde do município teve início na Policlínica da Zona Norte, no Jardim Piratininga.

“É um momento de muita emoção e esperança de dias melhores para todos os nossos profissionais da Saúde e de nossa população”, disse o prefeito Rogério Lins (Podemos), que acompanhou a chegada das vacinas enviadas pelo Governo do Estado e também as primeiras 14 imunizações de trabalhadores da linha de frente do combate à pandemia.

Auxiliar de enfermagem, Maria Luiza Necundes foi a primeira a ser vacinada

Do total de imunizados, dois são médicos, dois enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um da área administrativa e outro auxiliar de higiene. A auxiliar de enfermagem Maria Luiza Necundes, de 56 anos, que tem 30 anos de profissão e há 15 atua na rede municipal, foi a primeira vacinada. “Estava muito ansiosa para que chegasse esse dia, mas agora já passou o nervosismo e me sinto honrada por ser a primeira a ser vacinada”, declarou.

O médico generalista James Willames Pires Barbosa, de 32 anos, que atua na atenção primária na rede municipal (na Policlínica Norte, no Hospital Antônio Giglio e no Pronto-Socorro do Jardim D’Abril) também recebeu o imunizante. Emocionado, relatou como tem sido o trabalho dos profissionais da Saúde que atuam diretamente com pacientes com o novo coronavírus.

“É um trabalho exaustivo, mas estamos nos dedicando 100% aos pacientes e também aos familiares que chegam em busca de informações, de alento. Também tivemos perdas de colegas de profissão. Esperamos que com esse momento histórico em breve possamos dar um fim a essa pandemia que  tanto vem causando dor e sofrimento em nosso país.”

Cuidados

O profissional destacou que, apesar do início da imunização, a população deve seguir com os cuidados necessários para evitar o contágio, como o uso constante de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações. “A exemplo de muitas famílias, nós também ficamos muito tempo sem poder ver nossos familiares. Às vezes somente pelo celular. É preciso seguir com os cuidados. Mas é nosso trabalho. Sabemos de nossa responsabilidade social e moral nesse momento”, completou o médico.

Segundo o prefeito, foram solicitadas aos governos estadual e federal 216 mil doses da vacina, quantidade para atender os profissionais da Saúde e idosos acima de 60 anos na primeira fase de imunização na cidade.

Leia também:

Santo André vacina a primeira profissional da saúde no Grande ABC

 

COMPARTILHAR: