ABCSociedade

No ABC: Jogos Abertos do Interior terão uma região como sede pela primeira vez

jogos abertos abc 1

Prefeitos da região do ABC, secretários municipais e esportistas, além do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, participaram na tarde desta terça (29), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, do evento para a assinatura do protocolo de intenções para a realização conjunta dos Jogos Abertos do Interior, que chegam à 81ª edição neste ano. Será a primeira vez que o modelo de região-sede será adotado no evento, organizado pelo governo de São Paulo.

Dessa forma, os custos serão divididos entre o Estado e o Consórcio. Segundo Maiurino, a realização conjunta – serão cinco sedes – vai conferir mais dinamismo à competição, que ocorre de 15 a 25 de novembro. “O convênio com um consórcio público para promover uma edição dos Jogos Abertos é inédito e se deve à boa vontade e articulação dos prefeitos dos municípios do ABC”, disse o secretário, elogiando ainda a qualidade das instalações esportivas da região (no ano passado, São Bernardo foi a cidade-sede).

Prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, Orlando Morando (PSDB) – que estava acompanhado de seu secretário de Esporte e Lazer, Alex Mognon – destacou a economia de recursos. “Com essa iniciativa histórica, proporcionada pela união das cidades, todos serão ganhadores. No atual momento, é bom também que os custos sejam divididos entre os municípios, por meio do Consórcio. Uma edição mais plural e participativa”, classificou.

Infraestrutura

Sem mencionar estimativa de gastos, o secretário-executivo do Consórcio, Fabio Palacio – que tem acompanhado de perto tudo que envolve o termo de cooperação -, lembrou que escolas estaduais servirão de alojamentos para atletas, o que minimiza o uso da rede hoteleira. “Fora isso, os equipamentos esportivos estão prontos. Já materiais para as competições, premiações e todo o restante ficará a cargo do governo do Estado que, diante do sucesso dessa edição conjunta, poderá adotar o modelo nos próximos anos, em outras regiões paulistas” completou.

Ao lado dos prefeitos da região, secretário estadual elogiou instalações esportivas e ressaltou que a realização conjunta trará dinamismo à competição

A 81ª edição dos Jogos Abertos será dividida entre Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires. “Teremos uma maneira diferente de organizar o evento. Parabenizo a forma como a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude encarou esse desafio”, disse Paulo Serra (PSDB), prefeito de Santo André. “Vamos fazer a melhor edição dos Jogos Abertos da história do Estado”, frisou José Auricchio Júnior (PSDB), prefeito de São Caetano.

O prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSB), foi representado no evento pelo secretário de Esporte e Lazer do município, Iuquio Ywasaki. O secretário-adjunto de Esportes e Lazer de Mauá, Salvador Cruz, representou o prefeito Atila Jacomussi (PSB).

Embora, esteja prestes a deixar o Consórcio, Diadema foi representada pelo novo secretário de Esporte e Lazer, Paulo Henrique Ferreira (o Paulinho Correria). Segundo Morando, o fato de o município comandado por Lauro Michels (PV) não estar entre as cidades-sede dos jogos não tem motivação política, mas é resultado de um acordo entre as prefeituras – assim como Rio Grande da Serra, diante das limitações, ficou de fora.

Histórico

Criados em 1936, os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, conhecidos como Jogos Abertos do Interior e até “Olimpíada Caipira”, recebem aproximadamente 15 mil competidores, de mais de 200 cidades. É o maior evento poliesportivo do Estado de São Paulo.

Atletas

Além dos prefeitos, dos secretários municipais e do secretário estadual da área esportiva, o anúncio foi acompanhado por atletas de Santo André. Entre eles, o atacante de ponta Luís, um dos destaques do time de vôlei Sub-21; Jaqueline, da seleção principal de vôlei feminino; e a goleira Flávia, eleita a melhor jogadora da Universíade. Outra que prestigiou o evento foi a ex-jogadora de basquete andreense e técnica do time feminino, Lais Elena Aranha da Silva, atualmente secretária-adjunta de Esporte e Prática Esportiva, pasta que tem Marcelo Chehade – que também marcou presença – como titular.

Leia também:

Atriz Walkiria Ribeiro revive tempos de modelo no ABC e celebra volta às novelas

 

 

COMPARTILHAR: