PolíticaSP e Brasil

Luiz Marinho será ministro do Trabalho no governo Lula

luiz marinho pt

De acordo com integrantes da equipe de transição e da cúpula do PT, o ex-prefeito de São Bernardo aceitou o convite do presidente que toma posse em 1º de janeiro

O deputado federal eleito Luiz Marinho (PT-SP) foi escolhido pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para comandar o Ministério do Trabalho no novo governo, a partir de 1º de janeiro de 2023. Integrantes da equipe de transição e da cúpula do Partido dos Trabalhadores garantem que o convite já foi aceito.

Prefeito de São Bernardo do Campo por duas gestões, de 2009 a 2016, Marinho foi Ministro do Trabalho (2005 a 2007) e da Previdência Social (2007 a 2008) nos dois primeiros mandatos presidenciais de Lula. A articulação para ele retornar ao posto partiu de centrais sindicais ligadas ao PT.

Com longa carreira como sindicalista, o político foi operário da Volkswagen, em São Bernardo, onde conheceu Lula e onde, nos anos de 1970, participou do movimento sindical que se fortalecia à época na região do ABC Paulista. Marinho, hoje com 63 anos, é aposentado pela montadora de veículos.

Em 1996, ele chegou à presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – o mesmo que, duas décadas antes, foi presidido por Lula. Em 2003, assumiu a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Nascido em Cosmorama (SP), em 1959, é o presidente estadual do PT em São Paulo e foi eleito deputado federal nas eleições de outubro com 156.202 votos. Também foi o articulador da campanha de Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda, pelo partido ao governo do Estado. Em 2018, Marinho foi o candidato petista a governador e, em 2020, tentou retornar à Prefeitura de São Bernardo.

Assim como em gestões passadas de Lula, Previdência Social será um Ministério distinto, desmembrado de  Trabalho.

Leia também:

Guto Volpi vence eleição suplementar em Ribeirão Pires

 

 

 

 

COMPARTILHAR: