ABCPolítica

Guto Volpi vence eleição suplementar em Ribeirão Pires

guto volpi eleito

Filho de Clóvis Volpi, prefeito cassado em julho de 2021, candidato do PL que vinha exercendo interinamente como chefe do Executivo teve 38,54% dos votos válidos no pleito deste domingo (11)

A estância turística de Ribeirão Pires teve eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice neste domingo (11). Com 100% das urnas apuradas, o presidente da Câmara e prefeito interino Guto Vopi (PL) foi eleito para comandar o Executivo municipal pelos próximos dois anos, com 38,54% dos votos válidos.

A disputa foi acirrada e a apuração revelou resultados equilibrados entre os três principais candidatos deste pleito. Guto totalizou 20.529 votos, seguido por Gabriel Roncon (Cidadania), com 16.880 votos (31,69% dos válidos), e Amigão D’Orto (PSB), com 14.239 (26,73%). Roncon concorreu com a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral e na totalização dos votos constava a mensagem “Anulado Sob Judice”. Os outros candidatos, Carlos Sacomani (PMB) e Carlos Agnello (MDB) tiveram, respectivamente, 1.035 (1,94%) e 590 votos (1,11%).

Com o discurso da continuidade do mandato do pai, Clóvis Volpi (PL) – cassado pela Justiça Eleitoral (entenda logo abaixo) -, Guto discursou para eleitores e correligionários após a confirmação da vitória nas urnas. “Essa vitória é importantíssima para a cidade e para as famílias de Ribeirão Pires, pois sabemos que quando uma família é atacada se ataca todas as famílias da cidade. Éramos questionados o tempo todo sobre as mentiras que os outros contavam nas ruas”, provocou, referindo-se a episódio em que uma apoiadora de Amigão acusou seu pai de agressão durante a campanha, jogando holofote para o tema violência contra a mulher.

“Eu quero agradecer também à Câmara e aos vereadores que nos acompanharam. Foi o esforço, a consciência e o reconhecimento de todos a um governo que ajudaram a construir e que deveria continuar. Esses vereadores nos ajudaram a construir o futuro desta cidade. É importante a nossa missão a partir de agora Rubão”, continuou, ao lado do vice-prefeito eleito, Rubão Fernandes (PL). Em tempo: Amigão também foi acusado por trabalhadores da campanha de Guto de agredir e apontar arma para os opositores. Toda essa troca de farpas teve direito à delegacia e boletins de ocorrência durante o período eleitoral.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e seu filho, o deputado estadual reeleito Thiago Auricchio (PL), além do vice-prefeito de São Bernardo e deputado federal eleito Marcelo Lima (Solidariedade), acompanharam a apuração e a festa da vitória no comitê de Guto Volpi.

Adversários

Após a confirmação do resultado Roncon e Amigão se manifestaram pelas redes sociais. “Esses quase 32% dos votos que recebemos demonstram que Ribeirão Pires quer mudança. Agradecemos a recepção que tivemos por toda a nossa cidade ao levar os nossos projetos, que acreditávamos serem os melhores. Estamos muito orgulhosos com o percentual de votos que tivemos e seguiremos, de cabeça erguida, à disposição da população. O ex-prefeito Kiko (Teixeira, do PSDB), de quem fui vice, tentou de todas as formas nos tirar do páreo, mas a resposta está aí, nossos votos foram computados. Parabenizo e desejo boa sorte ao Guto Volpi pela eleição e seguiremos olhando com muita cautela cada ação nesses dois anos de mandato”, disse o candidato do Cidadania em vídeo ao lado da vice, Eliete Vieira, do mesmo partido.

“Muito obrigado aos 14.239 amigões. Obrigado Ribeirão, obrigado a todas as pessoas que acreditaram no nosso projeto. Não foi dessa vez, mas estaremos aqui sempre, trabalhando por Ribeirão, independente de resultados. Ao prefeito eleito, desejo um bom mandato. Não vamos desistir de Ribeirão”, limitou-se Amigão, desafeto da família Volpi, num post.

Entenda

A eleição suplementar na estância turística de Ribeirão Pires ocorreu em meio a desentendimentos na federação partidária PSDB/Cidadania. O ex-prefeito Kiko Teixeira, impedido de concorrer por problemas com a Justiça Eleitoral, tentou emplacar a esposa, Flávia Dotto (PSDB), como cabeça de chapa. Como não conseguiu, entrou com ação de impugnação da candidatura de Roncon – seu ex-aliado e hoje rival.

Prefeito de Ribeirão Pires de 2009 a 2012, Clóvis Volpi teve as contas relativas ao exercício de 2012 rejeitadas de modo definitivo por efeito de acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), publicado em novembro de 2020 – após a eleição municipal daquele ano, da qual sagrou-se vencedor. Em julho do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou seu diploma e do vice-prefeito do município, Amigão D’Orto. Após recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter sido negado, a chapa teve a cassação confirmada com base na Lei da Ficha Limpa e Volpi tornou-se inelegível.

(Foto: André Henriques / DGABC)

Leia também:

UFABC tenta driblar corte de repasses pelo governo federal e honrar pagamento de bolsas

 

COMPARTILHAR: