ABCPolítica

Líder do Movimento Livres em Santo André lança pré-candidatura a deputado federal pelo Podemos

rafael resende podemos

Contrário à polarização Lula x Bolsonaro, Rafael Resende se filiou ao Podemos para encarar projeto de chegar à Câmara dos Deputados em Brasília

Recém-filiado ao Podemos, Rafael Resende colocou seu nome à disposição do partido como pré-candidato a deputado federal. Empreendedor e consultor em gestão pública, ele é líder do movimento Livres de renovação política em Santo André.

“Dentro do que defendo como uma terceira via para as disputas à Presidência da República e ao Governo de São Paulo, o Podemos é o partido que, no momento, mais representa meus ideais de luta por liberdade econômica, liberdade nos costumes, reforma tributária, fim da reeleição para cargos executivos e fim do foro privilegiado, entre outros”, declarou após a filiação.

O Podemos tinha projeto de lançar o ex-juiz Sergio Moro, à Presidência nas eleições de 2022 como representante da terceira via, apesar da resistência de uma ala de filiados. Quatro meses depois de chegar ao partido, porém, o ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) decidiu deixar a legenda, no dia 31 de março, e migrou para o União Brasil.

Rafael Resende, por sua vez, aposta na experiência na militância política e na gestão pública em seu projeto eleitoral e levanta a bandeira “nem Lula, nem Bolsonaro”, contra a polarização na eleição presidencial. “Até o final de 2016, me considerava uma pessoa de Direita, principalmente por defender o modelo liberal de economia. No final daquele mesmo ano, conheci o Livres, que se apresentava como um movimento liberal de renovação interna do PSL. Mas deixamos o PSL no início de 2018, por conta da chegada de Bolsonaro ao partido, e nos tornamos um movimento independente, pluripartidário, baseado única e exclusivamente na defesa do que chamamos de liberalismo por inteiro”, explica.

Além de líder municipal do Livres, Resende, de 35 anos, é membro do movimento Agora!, da rede RenovaBR e aluno do Programa Prolíder. Em 2018, fundou o programa Líderes Municipais, que atuou na formação de 22 candidatos a vereador e prefeito para as eleições de 2020, de forma gratuita. Desses 22, oito foram eleitos vereadores, em quatro estados brasileiros.

“O Livres consegue detectar o que há de ruim dos dois lados (Esquerda e Direita). Devemos defender uma terceira via, não apenas visando a eleição presidencial, mas também na nossa política de uma forma geral. O verdadeiro liberalismo que defendemos consegue enxergar a necessidade do equilíbrio entre responsabilidade econômica, fiscal e social. Conseguimos caminhar ao lado de pautas positivas tanto da Direita quanto da Esquerda e, para isso, prezamos pelo diálogo, algo fundamental em qualquer democracia.”

Leia também:

Taka Yamauchi se filia ao MDB para disputar cadeira de deputado federal

 

COMPARTILHAR: