Baixada SantistaSociedade

Valongo comemora aniversário unindo riqueza histórica e vocação para eventos

NATHALIA FILIPE_2918 VALONGO 1

Santuário de Santo Antônio, onde a história do importante bairro do Centro Histórico de Santos começou, celebra 383 anos neste 13 de junho

“Até o santista se surpreende com as riquezas do Valongo, quando fazem os passeios aqui.” A constatação é da guia de Turismo Soraia Bizarro que, desde 2009, recebe grupos de turistas e munícipes pelas ruas do importante bairro do Centro Histórico de Santos. O Valongo celebra aniversário nesta terça-feira (13) e tem se tornado um salão de festas da cidade, devido aos inúmeros eventos realizados em espaços que, assim como todo o bairro, mantêm características históricas e a arquitetura de época.

Soraia cita os inúmeros casarões históricos, a começar pelo Santuário Santo Antônio do Valongo, cuja pedra fundamental foi assentada em 1640 – e está completando 383 anos, com sua história intimamente ligada à formação do bairro, que segue em processo de recuperação, após a imponência e a aristocracia dos tempos da economia cafeeira cederem lugar à degradação. A edificação tem estilo barroco e com interior revestido de azulejos com pinturas referentes à vida de Santo Antônio.

NATHALIA FILIPE_2979 VALONGO 3

A celebração do aniversário do bairro, em 13 de junho, está relacionada ao Santuário, como explica o historiador Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams). “É o Dia de Santo Antônio, uma data importante para o catolicismo brasileiro. Muito popular no Brasil e em Portugal, esse santo é cercado de simpatias e tradições, sendo conhecido como o santo casamenteiro.”

Museu Pelé

A guia de Turismo lembra ainda que o prédio onde funciona o Museu Pelé, desde junho de 2014, foi inaugurado em 1867 junto com a estação de trem, a primeira do estado de São Paulo. O prédio, hoje sede da Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur) e do Estação Bistrô Restaurante-Escola foi projetado na Inglaterra. “Os imigrantes que chegavam pelo porto partiam daqui para as fazendas de café, no Interior paulista.”

O Museu Pelé tem média mensal de 5 mil visitantes e atingiu o recorde de visitação de mais de 6 mil pessoas no dia 30 de dezembro do ano passado, um dia após a morte do Rei do Futebol. Além de abrigar peças do acervo de Edson Arantes do Nascimento, o espaço também tem recebido eventos como a Copa do Mundo do Clube do Botão de Santos que, em novembro de 2022, reuniu cerca de 500 fãs da modalidade.

NATHALIA FILIPE_2966 VALONGO 2

Além do Museu Pelé, outro importante endereço tem sido palco de eventos no bairro: no número 03 da rua Comendador Neto, os Arcos do Valongo. O espaço já recebeu, no ano passado, o Santos Jazz Festival e o Santos Criativa Festival Geek, entre outros encontros.

NATHALIA FILIPE_2885 VALONGO 5

Parque

Há mais de 10 anos trabalhando no Valongo, a também guia de Turismo Ana Carolina Tani Kader atesta que os inúmeros eventos realizados no bairro estão mudando a perspectiva de como os santistas enxergam o local. “As pessoas estão se apropriando do bairro, percebendo o quanto ele é rico historicamente.”

Segundo Ana Carolina, a tendência é de cada vez mais o Valongo se tornar palco de grandes eventos. No último fim de semana, o bairro recebeu a 14ª edição da Festa de Portugal, com atrações no Largo Marquês de Monte Alegre e nos Arcos do Valongo. “Estamos com uma perspectiva muito forte com relação ao projeto do Parque Valongo. Será um atrativo muito forte para esta região”, avalia a guia de Turismo.

O Parque Valongo prevê a revitalização de armazéns na área portuária, transformando em espaço de cultura, lazer, atividades educacionais e tecnológicas.

Além do setor de eventos, o bairro passou a atrair investidores. “A ideia de investir no Valongo surgiu da grande vontade que eu já tinha de ter um espaço para comercializar antiguidades, e o Doca era o local perfeito para isso, unido ao grande potencial de crescimento do Centro de Santos”, conta Renata Viegas, proprietária do antiquário Doca Antiguidades.

Renata diz ainda que o retorno do investimento tem sido satisfatório. “Com o grande fluxo de turistas, a volta das temporadas de cruzeiro e o investimento da Prefeitura em eventos nos bairros do Centro Histórico, esperamos um maior conhecimento do público e um crescimento maior do negócio.”

NATHALIA FILIPE_2949 VALONGO 4

Pio IX esteve no bairro 

Como o que não falta no Valongo são fatos históricos, o historiador Dionísio de Almeida cita um não muito conhecido: em 1823, o Santuário recebeu uma visita de uma pessoa que, posteriormente, se tornaria famosa: o padre João Mastai Ferreti. Antes de se tornar o Papa Pio IX, entre os anos de 1846 e 1878, ele dormiu no convento e, posteriormente, embarcou para o Chile, em missão diplomática.

Já a historiadora Karime Moussalli traz outro importante dado histórico: o embate entre os valongueiros e os quarteleiros. “No século 19, o embate era grande entre os que moravam no Valongo e as pessoas que moravam perto dos quartéis militares. Essa rivalidade aumentou na metade do século, entre os anos de 1850 e 1860”, explica.

Segundo ela, nessa época, o Valongo prosperava muito na área comercial e os quarteleiros não aceitavam. “Foram muitos conflitos. Eles só deram as mãos quando surgiu a ideia de retirar parte da igreja para a construção da estrada de ferro. Eles se uniram para que isso não acontecesse.”

(Fotos: Nathalia Filipe)

Leia também:

Praias de São Vicente serão interditadas de 12 a 16 de junho para estudos de erosão

COMPARTILHAR: