Baixada SantistaSociedadeSP e Brasil

Jogador de futebol apontado como doador do coração para Faustão era da Baixada Santista

faustao-doador-de-orgaos-2

Fábio Cordeiro da Silva tinha 35 anos e morava em Mongaguá; ele atuava em times de várzea da região e morreu em Santos após sofrer um AVC enquanto trabalhava como azulejista

Ao que tudo indica, o jogador de futebol amador Fábio Cordeiro da Silva, de 35 anos, foi o doador do coração para o apresentador Fausto Silva, de 73 anos. Ele morreu na Casa de Saúde de Santos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento, na quarta-feira (23).

Ele estava sozinho no local e só foi encontrado no dia seguinte (24) pela equipe que também trabalhava na obra. Ainda consciente, mas com o lado direito do corpo paralisado, o atleta foi levado ao hospital, onde passou por cirurgia no cérebro. A morte cerebral foi confirmada no sábado (26) e Fábio já havia manifestado aos parentes a vontade de ser doador de órgãos – algo que todos que têm essa intenção devem fazer, pois a autorização depende dos familiares.

O jovem tinha o mesmo tipo sanguíneo do apresentador de TV. “Tudo indica que o coração foi para o Faustão. Pelo horário, por tudo… Nós ficamos até contentes, porque o Faustão foi muito prestativo”, disse o pai do jogador, José Pereira da Silva, em entrevista ao programa Balanço Geral, da Rede Record. Outros órgãos do rapaz também foram doados, salvando a vida de mais pessoas.

Fábio atuou em clubes como a Associação Atlética Solemar, de Praia Grande, e o Avenida Futebol Clube, de Mongaguá, onde morava. Ainda jogou em Itanhaém e São Vicente. Conhecido nos times de várzea pelo apelido Esquerdinha, por ser canhoto, recentemente chegou a se ausentar dos campos por um mês porque passou mal durante algumas partidas. Seu último jogo aconteceu no dia 20, domingo anterior à sua morte.

O coração do doador foi levado de helicóptero do campo da Portuguesa Santista e chegou ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por volta do meio-dia deste domingo (27). A Polícia Civil e o time de futebol da Baixada trabalharam juntos para viabilizar o transporte do órgão. A cirurgia foi realizada no início da tarde e durou cerca de 2h30. Segundo boletim médico, o transplante cardíaco foi bem-sucedido.

Faustão era o segundo da lista de espera e, após recusa do primeiro paciente da fila, o Hospital Albert Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado. A equipe médica avaliou a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B.

faustao - jogador

Atleta de várzea do litoral é tido como provável doador do coração transplantado em Fausto Silva porque o órgão que o apresentador recebeu partiu de helicóptero de Santos

Agradecimento

Luciana Cardoso, mulher do apresentador Fausto Silva, foi às redes sociais agradecer à família de doador de órgãos. “Agradecer a essa família abençoada que, num momento de dor e sofrimento, disse sim e permitiu que não só o Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa superação”, publicou.

As informações sobre a real identidade do doador e do receptor não foram confirmadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela fila de transplantes, por serem protegidas. Faustão, que deu entrada no hospital no dia 05 deste mês, permanece na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição.

Leia também:

Cervejaria da região lança bebida inspirada na história de São Vicente

 

 

 

 

COMPARTILHAR: