Baixada SantistaSociedade

Cervejaria da região lança bebida inspirada na história de São Vicente

cerveja bartira

Com aroma de cravo e banana, Bartira já está à venda em quatro estabelecimentos

São Vicente possui em suas raízes fortes ligações com a história do Brasil e representa o início de tudo no maior país da América Latina. Buscando conectar sua relevância histórica com o cotidiano, a Cervejaria Jurássica lançou uma bebida inspirada na história da primeira cidade do Brasil.

Batizada pelo nome de Bartira – indígena que viveu no século 16 e é personagem do início de São Vicente -, a cerveja é do tipo weiss,  produzida à base de malte de trigo. É uma bebida clara, refrescante e de toque “aveludado”. Seu aroma remete a cravo e banana, fruta característica do município e presente em vários pratos e doces locais.

A iniciativa partiu do proprietário da microcervejaria artesanal, Mauricio Riscala Name, em conjunto com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Juliana Santana. “A ideia é que as pessoas bebam essa cerveja e o sabor remeta a São Vicente. Este fenômeno gerará, futuramente, uma afetividade do cidadão com o município”, ressalta Juliana.

A cerveja Bartira segue os passos do Brigadeiro Raiz do Brasil, lançado oficialmente em agosto de 2022 com a finalidade de resgatar traços de elementos que compõem a história de São Vicente, como a banana e a cachaça. “É uma cerveja caracterizada pelo aroma da banana, muito forte na gastronomia local. É uma forma de fomentar a cultura da cidade”, explica Riscala.

Presentear pessoas próximas

“Os turistas vão beber e lembrar do ‘gostinho’ de São Vicente. Automaticamente, virão à memória grandes lembranças vividas por aqui, além de ser um ótimo souvenir. Agora, toda vez que viajar, vou levar de lembrança a Bartira para os amigos”, completa Juliana.

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos) comemora o lançamento da cerveja e ressalta a importância de iniciativas que remetam às origens vicentinas. “É muito bom saber que uma empresa se interessou por, de alguma forma, contar a nossa trajetória. Essa é uma oportunidade para que as futuras gerações conheçam um pedaço de São Vicente, já que as origens brasileiras estão diretamente ligadas à cidade. Estaremos sempre abertos a ideias que fortaleçam a propagação da nossa história. Afinal, somos a primeira do Brasil”.

A cerveja já está à venda em três estabelecimentos comerciais de São Vicente – Botecagem Ramalho (rua João Ramalho, 215 – Centro), O Condado (Boulevard Ana Pimentel, 66 – Centro) e Nativos Gastrobar (avenida Prefeito José Monteiro, 429 – Jardim Independência) – e na própria Cervejaria Jurássica (rua João Guerra, 182 – Santos).

Leia também:

Concurso oferece R$ 5 mil em prêmios para quem produzir fotos e vídeos do patrimônio santista

 

COMPARTILHAR: