Coluna do Baena

Regina Maura e Prearo: já teria Auricchio definido os nomes para sua sucessão?

prearo-auricchio-regina

A foto que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), tirou nesta semana ao lado de Regina Maura (PSDB) e de Leandro Prearo (PSD) fez aumentar as especulações de que o chefe do Executivo já teria definido a chapa majoritária para a eleição municipal deste ano, uma vez que não pode se reeleger. A aposta é que Auricchio estaria disposto a lançar novamente sua secretária de Saúde como candidata a prefeita – ela concorreu em 2012 e foi derrotada por Paulo Pinheiro, atualmente no União Brasil. Prearo, reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), seria o vice, com o aval de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD.

Sinal?

Não é de hoje que a dupla Regina-Prearo tem cumprido agendas pela cidade, a dúvida era quem seria cabeça de chapa. A favor do nome de Regina pesa o bom momento da Saúde na cidade, com diversas entregas de equipamentos importantes e o fato dela ser mais conhecida da população que o reitor da universidade municipal, sem contar que ela acaba de anunciar que vai se afastar do cargo de secretária, em março, para ficar à disposição do grupo político ao qual pertence, visando a eleição de outubro.

Após o evento de assinatura do convênio para a ampliação do atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas II – Clínica-Escola Municipal, no Bairro Fundação, onde posou ao lado de Regina e Prearo, Auricchio segue em agendas destacadas com ambos pela cidade.

Mitos passageiros

Ao avaliar a cena política e eleitoral sul-caetanense, e sem mencionar o nome de Regina, Auricchio disse recentemente que a cidade vive um momento diferente daquele da eleição de 2012. “Naquela época tínhamos um ‘mito’ como adversário. Qualquer um que fosse o candidato, o resultado seria aquele que vimos. Hoje o cenário é totalmente diferente, não teremos um ‘mito’ na disputa. Os mitos surgem de tempos em tempos e são passageiros”, mencionou, em clara referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Esperança

De olho na escolha de Aurcchio, ainda correm por fora os vereadores Pio Mielo (PSDB), com menor chance de figurar na chapa majoritária segundo avaliação de bastidores, e Tite Campanella (Cidadania), que governou São Caetano ao longo de 2021. Uma candidatura de Tite, fora do grupo do atual prefeito, também não está descartada.

A propósito…

Em seu quarto mandato à frente do Palácio da Cerâmica, Auricchio declarou que não pretende mais concorrer à Prefeitura de São Caetano, encerrando um ciclo que iniciou na campanha de 2004 e termina exatos 20 anos depois. Sem descartar novos voos eleitorais (como deputado federal ou senador, por exemplo) ou cargo na esfera executiva, ele garante que quer respirar novos ares. Médico por formação, projeta cursar Direito. Filiado ao PSDB, ainda é provável que deixe o ninho tucano em breve, mas essa não é uma questão para agora já que está fora da disputa eleitoral e terá condições de definir isso com tranquilidade e em momento oportuno.

Cena 1

Santos é cenário para novo comercial de gigante das cervejarias para o carnaval 2024 (1)

Santos é cenário para novo comercial de gigante das cervejarias para o Carnaval 2024 (Foto: Divulgação)

Ruas e prédios de Santos mais uma vez ganharam destaque nas telas da TV e internet antecedendo o período do Carnaval. O novo filme publicitário da Ambev foi rodado entre 10 e 12 de dezembro pela produtora Alice Filmes e reuniu uma equipe de aproximadamente 100 profissionais. Da cidade ainda foram contratados mais 200 figurantes e 20 seguranças.

Cena 2

Entre as locações escolhidas, o Paço Municipal, o Terminal Pesqueiro da Ponta da Praia, o Bar Carioca e as ruas do Comércio e Conde D’Eu. A Praça da República serviu de cenário para as filmagens de um animado Carnaval, com direito a trio elétrico e a participação do cantor Léo Santana. Toda equipe ficou hospedada em hotéis locais, consumiu em bares e restaurantes, movimentando a economia local.

Rápidas

– O Moeda Verde, programa da Prefeitura de Santo André que troca recicláveis por hortifruti, fechou 2023 com mais de 88 toneladas de alimentos distribuídos. Os resultados da iniciativa sustentável têm inspirado outros municípios.

– Exposição no Shopping Parque Balneário, no Gonzaga, destaca em 23 imagens pontos turísticos de Santos em homenagem ao aniversário da cidade. Idealizada pelo fotógrafo Bruno Scarpa, “Santos 478 Anos” pode ser vista até domingo (28).

– Para celebrar o Dia da Visibilidade Trans, na segunda-feira (29), o Conselho Municipal de Políticas LGBT de Santos (CONLGBT) e a Kiki House off DDD promovem evento gratuito no Teatro Rosinha Mastrangelo, na Vila Mathias, a partir das 19h…

… Com apresentações artísticas e debates, o evento reafirma a luta contínua pela visibilidade e dignidade da população trans, incentivando a garantia de direitos e a superação de desafios.

– A ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), agora presidida por Evenson Dotto, ganhou liminar da 1ª Vara da Fazenda Pública contra o aumento no valor do vale-transporte na cidade. A favor dos empresários, a liminar determina a não diferenciação do valor da tarifa imposta pelo decreto municipal 18.225/2023…

… Com isso, os empresários poderão realizar o pagamento do vale-transporte no mesmo valor da tarifa comum (R$ 5,70), sem pagar o excedente de R$ 1,30 por passagem.

– Delegação dos Estados Unidos visita a ABASC (Associação Brasileira de Ação Social Cristã), em Ribeirão Pires, neste sábado (27), a partir das 9h30. Na comitiva, o bispo John Thomaz Hayes, responsável pela doação do terreno onde a entidade está sediada.

– O documentário “Nosso Panfleto Seria Assim”, de Leandro Olímpio, foi exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), um dos maiores festivais de cinema contemporâneo do Brasil. O cineasta, nascido em São Vicente, destaca no filme a luta sindical dos petroleiros ao longo de dez anos.

– Praia Grande é a única cidade da Baixada Santista a conquistar nota B no índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), estudo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), tendo a melhor nota entre os municípios da região…

… No ABC, a líder do ranking é São Caetano. A cidade também recebeu nota B, que representa gestão efetiva e eficiente. Os dados se referem a 2023. O IEGM analisa a eficiência das administrações municipais na execução de políticas públicas e a responsabilidade na gestão financeira.

– O show da cantora Pitty que aconteceria nesta sexta-feira (26), na praia do Gonzaga, foi adiado em razão das fortes chuvas que caem em Santos nos últimos dias. A nova data para apresentação da artista já está confirmada: 1º de março. O horário e local ainda serão divulgados pela Prefeitura.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR: