ABCSociedade

Idosos residentes em instituições de longa permanência começam a ser imunizados em Santo André

Vacinação idosos - Foto - Helber Aggio_PSA (5)

Cerca de 1.300 pessoas acamadas e cuidadores serão vacinados contra a Covid-19, em 60 instituições

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta quarta-feira (20) a imunização de pessoas com idade superior a 60 anos que residem em instituições de longa permanência. Estes munícipes fazem parte dos grupos prioritários na primeira etapa de vacinação contra a Covid-19.

“Mais um importante passo para proteger a nossa gente. Hoje, iniciamos a vacinação dos idosos acamados, internados em casa de longa permanência, e também dos profissionais que fazem o acolhimento e tratamento destas pessoas. Um público extremamente vulnerável e que faz parte do Plano Nacional de Vacinação, ao lado dos profissionais de Saúde e da população indígena. Vamos ampliar a vacinação aos outros grupos à medida que novas doses chegarem ao município”, destacou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

A expectativa é que sejam vacinados 1.335 idosos que residem em instituições de longa permanência. Os profissionais dessas instituições também estão sendo imunizados contra o novo coronavírus.

Além disso, o município segue realizando a imunização de profissionais de Saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. Pessoas com deficiência acima de 18 anos que estejam em residência inclusiva, indígenas e quilombolas também serão vacinados.

Contra a Covid-19: Maria do Carmo Santana, que reside na Casa do Caminho Ananias, foi a primeira idosa a receber a vacina Coronavac, na presença do prefeito Paulo Serra

Com sorriso nos olhos, Maria do Carmo Santana, de 69 anos, que reside na Casa do Caminho Ananias, foi a primeira idosa a receber a vacina contra a Covid-19. “Estou sentindo um alívio e uma tranquilidade sem tamanho porque logo vou poder ver a minha filha e a minha família”, comemorou a senhora, que desde o início da pandemia só tem contato com os familiares por meio de videochamada.

Os 37 internos acamados e os 15 profissionais de Saúde da Casa do Caminho Ananias, localizada no bairro Santa Maria, também foram vacinados nesta quarta.

Até o momento a cidade de Santo André vacinou 455 pessoas contra o coronavírus. A imunização teve início na última terça-feira (19).

Hospitais

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Santo André irá enviar doses de imunizantes para todos os hospitais públicos e privados do município, incluindo o Centro Hospitalar Municipal (CHM) e o Hospital Estadual Mário Covas, para que a direção de cada unidade ministre a vacina em suas equipes.

A quantidade de doses foi definida após os hospitais responderem ofício enviado pela Secretaria de Saúde. Os demais grupos prioritários serão atendidos conforme calendário ainda não disponibilizado pelo Programa Nacional de Imunização.

(Fotos: Helber Aggio / PSA)

Leia também:

Osasco recebe primeiras doses da Coronavac e inicia vacinação de profissionais da Saúde

COMPARTILHAR: