Baixada SantistaSociedade

Grupo Trasmontano inaugura Hospital Igesp em Praia Grande

entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-2-575x383

Atendimento ao público terá início nesta segunda-feira (27); unidade privada também ofertará procedimentos para pacientes SUS

Nesta sexta-feira (24), foi inaugurado o Hospital Igesp, em Praia Grande. Credenciada junto ao município, a unidade do Grupo Trasmontano também irá prestar atendimentos para a rede pública, como exames de alta complexidade, cirurgias gerais e ginecológicas, entre outros procedimentos.

Inicialmente, o novo hospital ofertará para o município 500 procedimentos, o que evitará deslocamentos para outras cidades. A Prefeitura de Praia Grande informa que os primeiros pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) estão agendados para atendimento a partir do dia 1º de abril – 60 avaliações de cirurgia geral vão dar início na parceria da empresa com o município.

Segundo a prefeita Raquel Chini (PSDB), a chegada do equipamento destaca o crescimento da cidade. “Receber um equipamento desse porte é motivo de muito orgulho para nós. Praia Grande criou condições ao longo dos anos e hoje oferece uma grande infraestrutura, possui saúde financeira e é uma cidade que cresce, o que atrai grandes empreendimentos como esse. E essa parceria que fizemos vai contribuir bastante, pois são procedimentos e exames de atribuição do Estado que as pessoas estão esperando desde a época da pandemia e o município resolveu assumir esse encargo para dar alegria e saúde a quem está com dor e precisa do atendimento”, afirmou.

entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-32-575x371

A unidade hospitalar conta com equipamentos de última geração e a mais avançada tecnologia médica para atendimento ao público

Além da prefeita, participaram da inauguração o ex-prefeito de Praia Grande e atual deputado federal, Alberto Mourão (MDB), o secretário de Saúde Pública praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, dirigentes do Grupo Trasmontano, além de outras autoridades da cidade, Baixada Santista e da Capital.

O presidente do Grupo Trasmontano, Fernando José Moredo, agradeceu a  todos os envolvidos com o projeto e elogiou a gestão pública praia-grandense durante todo o processo que culminou com a inauguração do Hospital Igesp. “Eu faço um elogio todo especial à lisura e ao comportamento que todos de Praia Grande sempre tiveram conosco, desde os prefeitos, secretários, vereadores e os mais humildes servidores. Todos demonstraram caráter muito elevado e também tem muito talento, tanto que nossa obra só foi possível graças a essas pessoas que sempre  foram muito corretas conosco.”

Rede credenciada

Com essa parceria, será aumentada a quantidade de cirurgias ofertadas pela administração municipal, que já conta com o Hospital Municipal Irmã Dulce e a Santa Casa de Santos para a realização de cirurgias eletivas (previamente agendadas). O mesmo vale para os exames, pois a unidade privada se junta aos mais de 50 prestadores de serviço credenciados junto à Saúde Pública de Praia Grande, visando reduzir o tempo de espera.

Os pacientes do SUS que serão atendidos no Hospital Igesp são aqueles que já passaram com os médicos especialistas na rede municipal e estão aguardando serem chamados. “Trata-se de uma parceria inédita, proporcionando a realização e procedimentos de alta complexidade aqui no município. Isso possibilita dar mais acesso para a população praia-grandense. Não tenho dúvida nenhuma que Praia Grande, Baixada  Santista e região terão um equipamento de ponta”, declarou o secretário de Saúde Pública da cidade.

O Hospital Igesp irá ofertar inicialmente para o município cirurgias gerais e ginecológicas. Entre elas, estão: cirurgias diversas de hérnia, retirada de vesícula biliar, histerectomia (retirada do útero), tratamento cirúrgico de incontinência urinária, vasectomia, postectomia, tratamento cirúrgico de varizes, entre outras. Entre os exames credenciados neste primeiro momento estão ressonância magnética, angiorressonância, endoscopia, colonoscopia,  retossigmoidoscopia, densitometria óssea e mamografia.

Homenagem

Parte integrante nas tratativas que levaram ao início das obras do Hospital Igesp, Mourão foi homenageado pelo presidente do Grupo Transmontano uma  placa comemorativa da entrega da unidade. “Eu gostaria de agradecer e dizer que recebo isso em nome da equipe de trabalho que ao longo dos cinco mandatos acompanharam essa transformação da cidade e permitiram que a gente tivesse um modus operandi diferenciado, criando facilidades para que o setor privado viesse a investir em Praia Grande. O setor público precisa fazer a  infraestrutura e criar condições para atrair investimentos, é isso que o Brasil está precisando”, disse o ex-prefeito e atual deputado federal.

Maternidade

entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-55

Emoção: Alberto Mourão e a esposa Maruca; a prefeita Raquel Chini e o esposo Wilson conhecem a Maternidade Gabriel Chini

Após a solenidade, as autoridades presentes puderam  conhecer as dependências do hospital. Mas antes, uma surpresa emocionante foi feita para a prefeita e para seu esposo, Wilson Roberto Mendes de Sá. Como forma de agradecimento, o diretor de Operações do Grupo Transmontano, Julio Cesar de Machado Lobato, anunciou que a Maternidade do Hospital Igesp, que começará a funcionar em abril, vai se chamar Gabriel  Chini, em homenagem ao filho do casal que morreu em 2019 em um acidente de carro com apenas 23 anos de idade.

“Era um menino que amava crianças e deixou para mim uma netinha que faz três anos agora. E eu tenho certeza de que ele vai estar  iluminando esse espaço e trazendo alegria porque ele era muito alegre, brincalhão, então, ele vai estar por aqui fazendo a festa com essas crianças”, comentou Raquel Chini, bastante emocionada.

Estrutura

O Hospital Igesp conta com 190 leitos de internação geral, obstétrica e pediátrica, além das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, infantil e neonatal. O local também possui Pronto-Socorro infantil e adulto, além de atendimento para diversas especialidades, devendo gerar mais de 6 mil empregos diretos e  indiretos.

São mais de 34 mil metros de construção, com uma infraestrutura moderna e completa. A unidade hospitalar conta com equipamentos de última geração e a mais avançada tecnologia médica para atendimento ao público.

O hospital possui ainda um centro cirúrgico composto por 10 salas equipadas com tecnologia de ponta para a realização de procedimentos de média e alta complexidade, incluindo cirurgias cardíacas e neurocirurgias, além de amplo e moderno centro de diagnósticos.

O  equipamento fica na Avenida Guadalajara, nº 453, Bairro Guilhermina. O atendimento à população se iniciará na segunda-feira (27).

entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-72-575x383 entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-75-575x383 entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-80-575x383 entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-84-575x383 entrega_hospital_igesp_fotofredcasagrande_24-03-2023-92-575x383

Investimentos públicos

A inauguração do novo Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina,  ocorrida em janeiro, ampliou o atendimento de Urgência e Emergência no município de Praia Grande. A unidade substituiu o antigo PS que ficava situado em área anexa ao Hospital Municipal Irmã Dulce. Desta forma, o hospital, que conta atualmente com cerca de 250 leitos em  funcionamento, poderá expandir os atendimentos de maior complexidade. Já existe uma proposta para ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

A cidade, que completou 56 anos em 19 de janeiro, celebra o ano de 2023 com ações que buscam oferecer mais qualidade de vida para toda a população. Com o tema Mais Saúde, Mais Vida, a cidade intensificará o desenvolvimento de diversas ações de  promoção à saúde ao longo de todos os meses do ano.

(Fotos: Fred Casagrande)

Leia também:

Empresas de cruzeiros marítimos buscam crescimento de atividade em Santos

COMPARTILHAR: