Coluna do Baena

Empresas de cruzeiros marítimos buscam crescimento de atividade em Santos

FRANCISCO ARRAIS_0242

Com o intuito de aumentar o número de cruzeiros e fomentar ainda mais o turismo em Santos, representantes da Carnival Corp, corporação com nove marcas do setor, e da Costa Cruzeiros visitaram a Prefeitura na tarde desta quinta-feira (23). O prefeito Rogério Santos (PSDB) apresentou aos empresários o projeto Parque Valongo e a proposta de mudança do terminal marítimo de passageiros do Macuco para a área dos armazéns 1, 2 e 3 – alteração que já consta no planejamento da Autoridade Portuária e visa aproximar o turismo marítimo do Centro. O chefe do Executivo se comprometeu a ajudar os empresários na interlocução com as autoridades federais, tendo em vista a vinda de cada vez mais cruzeiros à cidade. “Santos possui diversas atrações turísticas, culturais, históricas e gastronômicas, consequentemente um potencial enorme de crescimento na área de turismo”, explicou. O presidente executivo da Costa (América Central e do Sul), Dário Rustico, vê um cenário mundial favorável ao turismo no País. “Agora estamos olhando para o futuro, com o Brasil e Santos tendo uma oportunidade muito grande para desenvolver o turismo, por isso estamos aqui buscando apoio para trazer as condições ideais visando o crescimento da atividade de cruzeiros”.

Números

O final da temporada 2022/23 de cruzeiros em Santos está próximo e a cidade prevê, até meados de abril, a maior movimentação dos últimos 10 anos, com total de 17 navios e 143 escalas. Isso ocorre no momento da melhor temporada de verão em seis anos. Em entrevista ao #BLOGDOBAENATV, o coordenador da Câmara Temática de Turismo do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), Fábio Santos, que é secretário de Turismo de Guarujá, falou desses bons resultados não só para Santos, mas para as demais cidades da Costa da Mata Atlântica. Assista aqui.

Tipo Exportação 1

Santos contará com plano para divulgar atrativos turísticos fora do País 5

Santos e região contarão com plano para divulgar atrativos turísticos fora do País (Foto: Divulgação)

Santos e as demais cidades do litoral paulista contarão com um plano para divulgar seus atrativos fora do País. A ação foi garantida pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, em reunião realizada na última quarta-feira (22), em Brasília, com representantes das cidades litorâneas. A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino, representando o prefeito Rogério Santos, participou do encontro, que também contou com a presença do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Freixo colocou a Embratur e seus técnicos à disposição para atender às demandas. “O turismo brasileiro é responsável por 8% do PIB, ele contribui com o desenvolvimento da economia, gerando empregos e renda. O litoral de São Paulo e a Baixada Santista já são referências nacionais e podem contar conosco para que sejam internacionais também, colaborando para que se desenvolvam cada vez mais”, garantiu.

Tipo Exportação 2

Entre os grandes empreendimentos santistas que foram citados para atender a eventos e turistas internacionais estão o terminal de cruzeiros Giusfredo Santini e o Blue Med Convention Center. “Temos convicção de que Santos apresenta muitos atrativos que chamam a atenção dos visitantes estrangeiros. Somos um dos principais portos de recepção de cruzeiros, temos um Centro Histórico preservado, o mais moderno centro de convenções do País e a cidade se destaca pela segurança, ótima estrutura hoteleira e qualidade de vida”, disse Selley Storino. “A Baixada Santista e o litoral paulista têm total capacidade de atender ao turismo internacional. A Embratur pode contribuir muito com a promoção e a divulgação de nossas potências, fazendo com que o nosso turismo seja visto e reconhecido não somente regionalmente ou nacionalmente, mas mundialmente”, complementou Paulo Alexandre Barbosa – parlamentar que já foi prefeito da cidade e articulou a reunião em Brasília.

Posse

22032023 Posse do Conselho Municipal CMDCA-34

Auricchio empossa membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Foto: Eric Romero)

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), deu posse aos novos conselheiros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), na tarde de quarta-feira (22), no Palácio da Cerâmica. Além do prefeito, estiveram presentes no evento o vice, Carlos Humberto Seraphim (PL), o secretário de Assistência e Inclusão Social, Thiago Mata, e o juiz de Direito Eduardo Rezende de Melo, responsável pela Vara da Infância e Juventude, além de vereadores. A gestão dos novos conselheiros será para o biênio 2023/2025.

Nos trilhos 1

Santo André aprova diretrizes para obras da futura Linha 20-Rosa do Metrô, que prevê quatro estações no município (Foto: Carlos Frederico Guedes Pereira)

A Prefeitura de Santo André aprovou na última terça-feira (21) as diretrizes para as futuras obras da Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará a região do ABC ao Alto da Lapa, na Capital. Do total de 24 paradas da linha, quatro ficarão na cidade (o maior número da região), sendo elas Afonsina, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André. O ABC contará ainda com outras duas estações em São Bernardo. Ainda em fase inicial, as tratativas tiveram início na segunda quinzena de janeiro. O plano apresentado pelo Metrô passou pela avaliação do Grupo Técnico Multidisciplinar da Prefeitura, formado pelas secretarias de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Habitação e Regularização Fundiária, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Semasa e SATrans. O município foi o primeiro a aprovar as diretrizes.

Nos trilhos 2

“Sabemos da importância do Metrô para Santo André e toda região do ABC e por isso aprovamos as diretrizes em tempo recorde. Sempre foi um pedido do prefeito Paulo Serra que os assuntos relacionados a essas obras tivessem uma atenção especial. É nossa obrigação dar agilidade aos processos e licenças relacionadas ao tão sonhado Metrô no ABC”, afirma o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento da Prefeitura de Santo André, Acácio Miranda da Silva Filho.

Nos trilhos 3

Completamente subterrânea, a Linha 20-Rosa do Metrô terá 33 quilômetros e deve transportar cerca de 1,3 milhão de pessoas por dia. Das 24 estações, pelo menos seis darão acesso a outras linhas do sistema metroferroviário: Santa Marina (Linha 6-Laranja do Metrô), Cerro Corá (Linha 2-Verde do Metrô), Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela da ViaQuatro), Moema (Linha 5-Lilás da ViaMobilidade), Saúde (Linha 1-Azul do Metrô) e Santo André (Linha 10-Turquesa da CPTM).

Rápidas do ABC

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), solicitou nova licença de 15 dias para a fase final do processo de recuperação física depois de ter passado por procedimento cirúrgico para troca de válvula aórtica devido à endocardite bacteriana. A expectativa é a de ele retorne à Prefeitura em abril.

A tenda azul do Parque Central, em Santo André, vai receber neste domingo (26), das 10h às 15h, mais uma edição da tradicional feira de adoção “Eu Amo, Eu Adoto”. Estarão disponíveis mais de 140 animais resgatados por protetoras e animais que estão tutelados pela Gerência de Controle de Zoonoses.

A Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) realiza os concertos de abertura da temporada 2023 neste sábado (25), às 19h30, e domingo (26), às 11h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, sob a regência do maestro Abel Rocha e de Felipe Gadioli, regente assistente. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

A 1ª Entoada Nordestina de Ribeirão Pires acontece desta sexta (24) até domingo (26) com shows de Trio VirgulinoRodrigo Régis e Tata AlvesCirculadô de Fulô, Frank Aguiar e, fechando a festa, Rastapé. No Complexo Ayrton Senna.

Rápidas da Baixada Santista

O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), recebeu em seu gabinete, na última terça-feira (21), empresários da cidade em busca de parcerias para ampliar a campanha Papa Lacre, que já retirou mais de 20 toneladas de materiais do meio ambiente…

… a iniciativa tem como objetivo arrecadar lacres de alumínio, tampinhas de garrafa e blisters (embalagens de remédios) e trocar por cadeiras de rodas e outros itens, a serem doados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

Guarujá recebe, neste sábado (25), a visita de Rubens Diniz Tavares, chefe de Gabinete da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos

… ele estará na Praia do Tombo para conhecer e discutir a possibilidade de ampliação de projetos científicos desenvolvidos pelo município em parceria com universidades, entre eles o “Nossos Mares” – de combate ao lixo no mar -, “Areia Viva”, “Atlas Ambiental de Poluição Atmosférica” e o “Recicla Guarujá”.

Considerado pela crítica como um grande violonista e compositor, o premiado músico Zé Barbeiro faz show neste sábado (25), às 18h, durante o projeto Chorinho no Aquário. A apresentação é realizada na Praça Vereador Luiz La Scala, na Ponta da Praia, em Santos. 

O espetáculo “Paixão de Cristo – O Musical: Memórias” volta ao palco do Teatro Serafim Gonzalez, em Praia Grande, de 5 a 8 de abril, às 20h. Os convites são solidários e devem ser trocados por itens de higiene a partir de segunda (27), no Palácio das Artes – de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 14h às 17h.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: