ABC - Sociedade -

Evento no ABC debate tendências do mercado de Comunicação

O auditório Sigma, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo, abrigou neste final de semana a quinta edição do Trends Day, promovido pela revista e portal O ABC da Comunicação. Durante todo o sábado (13), profissionais de agências regionais de publicidade, veículos e estudantes participaram de palestras e debates sobre as novidades do marketing e as tendências em conteúdo.

Entre os profissionais convidados estavam Tatiana Sayuri, do Google, e Mariana Macchi, do Twitter, que falaram sobre o desenvolvimento de novos negócios a partir das ferramentas oferecidas pelas empresas. Já Alexandre Mutran (foto), gerente de Comunicação Regional da Rede Globo, abordou o live marketing, a partir de iniciativas de marcas que usam a música no relacionamento ao vivo com seus públicos.

Alexandre Mutran Globo

“A música ajuda a atrair e a reter o público e esse tipo de ação serve para todos os portes de empresa”, explicou Mutran. “O ABC é muito importante para a Globo, tanto em termos de audiência quanto comerciais. Temos muitos anunciantes aqui na região. Mas falar com os estudantes é importante, pois eles é que estão começando a fazer a comunicação desses clientes e, quanto mais a gente puder contar o que tem feito e ouvi-los, é muito legal”, completou.

Segundo o publicitário Luciano Bonetti, organizador do evento, o Trends Day evoluiu ao longo desses cinco anos. “Nosso objetivo desde o início foi aproximar agências e veículos, ter um mercado mais rentável e com conteúdo, aprendendo com os ‘feras’ da área. A partir de agora, seremos uma comunidade da cadeia de valor de marketing, envolvendo anunciantes, veículos, agências, fornecedores, profissionais e estudantes”, explicou. “Muitos alunos já estão no mercado de trabalho e são os agentes que podem levar conteúdo para as empresas que muitas vezes não conhecem os veículos e as agências daqui. Eles são os profissionais do futuro e não fazia mais sentido a gente não dialogar com a universidade, trazendo esses talentos importantes.”

Embora agências do ABC venham se destacando até nacionalmente, muitos profissionais entendem que é preciso um mercado regional mais “saudável” e “unido”. “Falta acreditarem mais nos veículos regionais. Alguns vêm passando por sérias dificuldades, como vimos recentemente com o fechamento do jornal ABCD Maior”, lamentou Bonetti.

Para ele, os veículos regionais terão a qualidade que as agências demandam, a partir do momento que tiverem os investimentos. “Algumas precisam deixar de ser ‘míopes’ achando que não vão precisar de toda a cadeia. O próprio Mutran, da Globo, deu o exemplo ao dizer que tem casos em que se deve usar a Globo e tem casos que não. Uma visão mais aberta que a de muitos profissionais daqui mesmo, que uma hora vão precisar do veículo saudável daqui.  Somos importantes para o mercado e o mercado é importante pra gente.”

Vivian Roberta Ferreira, da agência Go! Comunicação, compartilha do mesmo pensamento. “O Trends Day está bastante voltado aos estudantes daqui do ABC e tem evoluído também na qualidade dos convidados. Só acho que os profissionais deveriam se envolver mais. Temos muitas agências no ABC com um pessoal que ainda está se desenvolvendo em carreira e deveria ser mais participativo. Com certeza, palestrantes de Rede Globo, Twitter e Google, players do mercado, têm muita coisa para dizer. O entrosamento seria ótimo para a região”, avaliou.

Na opinião de Felipe Arnaut, da agência Greatt, que participou de uma das mesas de debate, o fato de o evento ter sido realizado pela primeira vez na Metodista agregou conhecimento aos estudantes e permitiu a troca de experiências. “Pra gente mesmo é importante conhecer a fundo cada uma das novas ferramentas do mercado, as novas estratégias de comunicação, como as possibilidades do live marketing”, comentou o profissional, em seu segundo ano no Trends Day. “Cada vez vemos mais agências no ABC e cada vez mais especializadas. É muito bom todo mundo poder se encontrar, fazer negócios, parcerias e amizades.”

Outros destaques do 5º Trends Day foram as palestras “Design for Global Business ou Sonhadores Criativos, Negócios Disruptivos”, com Marcos Batista (ITESCS/Sebrae), e “As Superpoderosas” (sobre o empoderamento feminino, tão em alta), com Adriana Salles (Creative Coach), e Júlia Fregona (Hub Brasil).

Leia também:

Quiksilver e Natura chegam ao ABC e ParkShopping São Caetano prepara novidades

 

 

 

 

Compartilhar: