ABCSaúde

Santo André abre Centro de Referência para Dengue

dengue sa 3

Equipamento é o primeiro do tipo no ABC e vai atender munícipes com sintomas da doença

Começa a funcionar na segunda-feira (11), em Santo André, o Centro de Referência para Dengue, primeiro equipamento do tipo no região do Grande ABC. O espaço está localizado na Rua Xavier de Toledo, 517, no Centro, e atenderá de segunda a sexta, das 7h às 21h.

A iniciativa é mais um importante passo no combate à doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti na cidade. O equipamento tem como objetivo atender moradores de Santo André com sintomas da doença, como febre alta, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira.

“A partir desta segunda começa a funcionar este Centro de Referência pra gente conseguir concentrar os atendimentos e vencer essa doença. Aqui teremos todo o protocolo para descobrir se a pessoa está com dengue e, se estiver, promover todo o cuidado. Já vencemos a Covid e a pandemia, e agora vamos vencer a dengue, doença que tem preocupado tanto a todos”, afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB), durante visita ao local, acompanhado do secretário de Saúde, Gilvan Junior e do secretário adjunto da Pasta, Sérgio Murilo Marques de Souza.

dengue sa 2

Prefeito Paulo Serra vistoria novo equipamento da Saúde com o secretário Gilvan Junior e o adjunto Sérgio Murilo

A água parada é foco para reprodução do mosquito transmissor da dengue, como também de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela. Dentre as recomendações para combatê-lo estão eliminar pratos dos vasos de plantas; deixar a caixa d’água fechada e limpa; manter materiais recicláveis em sacos fechados; descartar pneus corretamente; lavar os potes com água para animais; guardar latas e garrafas viradas para baixo; manter ralos vedados; limpar piscinas com cloro; limpar lajes e calhas para evitar acúmulo de água; deixar a tampa do vaso sanitário fechada ou vedada.

dengue sa 4

Espaço conta com consultórios, farmácia, salas de classificação de risco, testagem, medicação e estabilização

“A prioridade da nossa gestão é cuidar das pessoas e por isso resolvemos abrir emergencialmente um centro de referência para dengue com o objetivo de atender o munícipe andreense que esteja com sintomas da doença de forma mais específica e qualificada. O centro está extremamente bem estruturado com salas de triagem (classificação de risco), coleta, testes, medicação e consultórios médicos para dar todo respaldo que a população precisa”, destacou Gilvan Junior.

Mais informações sobre o Centro de Referência para Dengue podem ser obtidas pelos telefones 4435-1500 e 4435-1501, que atendem no mesmo horário de funcionamento do equipamento.

Conscientização

dengue sa 1

Ação educativa mobilizou voluntários para orientar a população e evitar a proliferação de casos

Na manhã deste sábado (09), aproximadamente mil pessoas participaram de ação de conscientização e prevenção à dengue em Santo André. Equipes foram espalhadas por diversos pontos da cidade, munidas de material informativo e velas de citronela – que funcionam como repelente ao mosquito – produzidas pela equipe do Núcleo de Inovação Social. Além da distribuição dos itens, os voluntários ainda conversaram, instruíram e tiraram dúvidas de pedestres e motoristas.

(Fotos: Alex Cavanha e Eduardo Merlino/PSA

Leia também:

São Caetano inaugura Super Centro de Saúde com quatro serviços

COMPARTILHAR: