Elenco da Encenação visita cartões postais de São Vicente
Prefeito Kayo Amado apresentou os píeres dos Apaixonados e do Pelé para os artistas, que permanecerão na cidade até segunda-feira (22)
Solange Couto, Christian Malheiros, Marissol Dias e Júlio Oliveira aproveitaram a tarde deste sábado (20) para “turistar” pelo litoral paulista, onde estão para a 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Acompanhados pelo prefeito Kayo Amado (Podemos) e a primeira-dama Thay Amado, os atores se encantaram com a vista às margens da baía da cidade e atenderam fãs.
Nos píeres dos Apaixonados e do Pelé, duas entregas da atual gestão que se tornaram cartões postais e incentivo ao turismo, os artistas ficaram admirados com as paisagens. No Píer do Pelé, inclusive, diante da reprodução do icônico “soco no ar” do rei do futebol, Solange refletiu sobre a importância do atleta do século para o Brasil. “Ele faz muita falta, né? É o maior de todos.”
O chefe do Executivo vicentino ressaltou a mudança de cultura na ocupação de ambos os espaços, visto que, antes da inauguração dos novos píeres, o local não costumava ser utilizado para visitas e registro de imagens. “É sempre um orgulho apresentar São Vicente para todo mundo, ainda mais o pessoal que veio protagonizar algo tão grande que é a Encenação. Estou muito feliz por poder mostrar o Píer dos Apaixonados e o Píer do Pelé, locais onde mudamos totalmente a dinâmica e, hoje, atraem famílias, turistas, moradores e torcedores. Feliz demais por perceber o quanto gostaram daqui”, disse.
O elenco ainda permanece na cidade para outras apresentações. A Encenação termina na segunda-feira (22), na areia da praia do Gonzaguinha.
Estreia
A chuva não foi capaz de arruinar os planos dos 4,5 mil espectadores que acompanharam de perto a histórica abertura da 41ª Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Por volta das 21h desta sexta-feira (19), as luzes se acenderam e a baía da nova orla do Gonzaguinha tornou-se palco para a realização do maior espetáculo em areia de praia do Mundo.
A peça teatral conta com a participação de 600 inscritos e nomes conhecidos da dramaturgia nacional e da música. Além de Júlio Oliveira, Marissol Dias, Christian Malheiros e Solange Couto, integram o elenco Júlia Yamaguchi, MC Nego Bala, Paolo Chaves, Flávio Falcone e André Gonçalves, que dá vida a Martim Afonso durante sua chegada à primeira vila do Brasil, em 1532.
Neste ano, a obra foi estruturada em três pilares: Reconstrução (representando a valorização das belezas naturais e patrimônios de São Vicente); Fé (simbolizando a retomada da Encenação, maior patrimônio cultural vicentino, à orla do Gonzaguinha após a pandemia) e Inclusão (presente por meio da participação de pessoas com deficiência, arquibancada para PCDs, intérprete de Libras, audiodescrição e monitores de acessibilidade).
O prefeito Kayo Amado não escondeu a emoção ao contemplar pela primeira vez o espetáculo na praia do Gonzaguinha. “Essa é a essência do nosso povo e a Encenação mostrou isso. Graças a Deus o tempo melhorou e estamos aqui, algo magnífico”, declarou.
Morador de São Vicente há mais de 40 anos, Gilvan Macedo estava com saudade da Encenação, que acompanhou ao lado do neto, Nicolas, de 8 anos. Para ele, que desde 2001 não perdia nenhuma edição, a retomada do evento à praia do Gonzaguinha trouxe de volta o orgulho do vicentino pela cidade. “Eu nem acredito que estamos vivenciando isso novamente. É mágico, parece um sonho.”
A estreia da Encenação 2024 contou com a presença de personalidades, como o deputado estadual Caio França (PSB). O espetáculo segue até segunda-feira (22), a partir das 20h.
(Fotos: Tadeu Filho e Divulgação)
Leia também: