ABCSociedade

Santo André lança Festival de Inverno de Paranapiacaba em formato online

Coletiva FIP - Foto - Helber Aggio_PSA (5)

Evento será transmitido pelo canal do YouTube e Facebook da Prefeitura, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, a partir das 13h

Em formato totalmente virtual, mas sem deixar de lado sua essência – que é valorizar as belezas naturais, a história e os moradores da região -, o Festival de Inverno de Paranapiacaba chega à vigésima edição neste final de semana (dias 31 de julho e 1º de agosto), com música, teatro, depoimentos e vídeos, além de diversas outras atrações. O FIP 2021 foi lançado oficialmente na última sexta-feira (23) pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) em cerimônia realizada na plataforma do Expresso Turístico de Paranapiacaba, um dos pontos turísticos mais importantes da vila inglesa.

Nos dois dias de festival, as apresentações serão realizadas a partir das 13h, com quatro blocos de uma hora a cada dia e transmissão pelo canal do YouTube e pelo Facebook da Prefeitura de Santo André. “Dá uma saudade muito grande do festival com todo mundo passeando, curtindo a vila, mas ainda não é o momento. Precisamos esperar mais um pouco para que, com o avanço da vacinação, todos possam aproveitar esse lugar com tranquilidade e segurança”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O prefeito acrescentou que, enquanto o FIP presencial não é possível, o festival de 2021 trará mais de 60 atrações que mantém esse vínculo intenso com a vila e mais algumas novidades, entre elas o concurso “Paranapiacaba é Show!” e a exibição da videoarte “De Onde se Vê o Mar”, produzida pela Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) para o encerramento do evento com a música inédita “Nascentes”, do compositor Felipe Senna.

O concurso “Paranapiacaba é Show!” foi criado com o objetivo de destacar as características típicas, curiosidades, memórias, imaginário local e as potencialidades turísticas da vila de Paranapiacaba. Os 29 vídeos inscritos abordam de forma criativa as categorias arte e artesanato, o cambuci e a culinária local, lendas, imagens, lugares e depoimentos, e serão postados no Instagram da Prefeitura no início do festival. Serão premiados três trabalhos de cada categoria, de acordo com número de curtidas e compartilhamentos do público. Cada selecionado receberá prêmio de R$ 1 mil, totalizando R$ 18 mil.

Paranapiacaba - Foto - Angelo Baima_PSA (10)

FIP 2021 segue com o propósito de valorizar as belezas naturais, a história e os moradores da vila ferroviária com referências inglesas

Como a grande atração do festival será, assim como ocorreu nas últimas três edições, a própria vila, a programação traz a apresentação de vídeos de 50 artistas e grupos selecionados por convocatória, priorizando temas de Paranapiacaba.  Além da Ossa, o Festival contará com apresentações da Banda Lira e do Coro da Cidade.

Haverá também atividades recreativas para se fazer em casa. Já a parceria com o Sesc Santo André, que todos os anos leva grandes nomes da música ao icônico Clube União Lyra Serrano, trará para o público depoimentos de artistas que passaram pelo festival no longo das 19 edições já realizadas.

A programação completa pode ser conferida no hotsite www.santoandre.sp.gov.br/fip. O público poderá consultar ainda o guia de serviços e o catálogo de empreendedores locais.

“Com o impacto causado pela pandemia no setor cultural, é muito importante retomar um evento grandioso como o FIP de forma online, já que o momento pede, sem deixar de valorizar a vila de Paranapiacaba e os artistas da cidade e da região”, reforçou a secretária adjunta de Cultura, Azê Diniz.

Serviço

20º Festival de Inverno de Paranapiacaba – FIP

Apresentações musicais, teatrais, vídeos sobre a vila e atividades de lazer, entre outros

Dias 31 de julho e 1º de agosto de 2021, a partir das 13h

Hotsite: www.santoandre.sp.gov.br/fip

Transmissão pelo canal do YouTube e pelo Facebook da Prefeitura de Santo André

(Fotos: Angelo Baima e Helber Aggio / PSA)

Leia também:

São Caetano celebra aniversário com reinaugurações, atividades culturais e religiosas

COMPARTILHAR: