ABC - Política -

Eleições / Santo André: nova pesquisa confirma ampla vantagem de Paulo Serra e chance de reeleição em primeiro turno

Prefeito andreense lidera levantamento do Ibope com 57%; Bruno Daniel aparece com 11% e Bete Siraque marca 6%

Nova pesquisa sobre a intenção de voto dos andreenses para prefeito aponta vitória de Paulo Serra (PSDB) em primeiro turno. A dez dias da votação, o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição lidera a disputa com 57%. O levantamento é do Ibope, encomendado pelo Diário do Grande ABC.

Na segunda colocação aparece Bruno Daniel (PSOL), com 11% das intenções de voto, seguido pela vereadora Professora Bete Siraque (PT), com 6%. Ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

A larga vantagem de Paulo Serra já havia sido detectada em pesquisa RealTime Big Data/RecordTV que o Blog do Baena divulgou no início do mês de outubro. O cenário, que já era favorável para liquidar o processo em primeiro turno, se consolida quando o tucano salta de 50% para 57% de um instituto para outro. Um prefeiturável é eleito na primeira rodada do pleito se obtiver 50% mais um dos votos válidos na apuração oficial.

Ainda de acordo com a nova pesquisa estimulada Ibope/DGABC (quando os nomes dos postulantes ao cargo são apresentados ao eleitor), os demais pleiteantes ao cargo majoritário em Santo André aparecem assim: Ailton Lima (PSB), 2%; João Avamileno (SD), 1%, Sargento Lobo (Patriota), 1%; Dennis Ferrão (PRTB), 1%. Alex Arrais (PTC) e Simone Souza (PCO) não pontuaram. Votos brancos e nulos somam 13%. Os que ainda não sabem em quem votar ou não quiseram responder atingem 8%.

Quando são levados em conta apenas os votos válidos, descontando brancos, nulos e indecisos, Paulo Serra teria 72% contra 14% de Bruno Daniel. O Diário do Grande ABC lembra que o último prefeito reeleito em Santo André foi Avamileno, então no PT, em 2004. Já o último postulante a vencer em primeiro turno foi o petista Celso Daniel (1951-2002), irmão de Bruno, em 2000.

Espontânea

No estudo espontâneo, sem apresentação dos nomes dos candidatos, o atual prefeito surge com 45% das intenções de voto. Bruno Daniel é mencionado por 4% dos entrevistados, enquanto Bete Siraque registra 2%. Ailton Lima e Sargento Lobo são citados por 1% cada. João Avamileno e o policial federal Dennis Ferrão não alcançam 1%. Alex Arrais e Simone Souza não foram citados. Outros nomes (que não estão entre os nove em disputa) atingem 2%. Brancos e nulos somam 13%. Não sabem ou preferem não opinar chegam a 32%.

Rejeição*

Quando os eleitores são questionados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, o cenário é o seguinte:

Avamileno 23%

Bete Siraque 23%

Sargento Lobo 19%

Ailton Lima 15%

Dennis Ferrão 12%

Paulo Serra 11%

Bruno Daniel 10%

Alex Arrais 7%

Simone Souza 7%

O índice dos que poderiam votar em todos os candidatos é de 7%.

O Ibope entrevistou 602 pessoas, entre os dias 1º e 3 de novembro, em abordagem presencial. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o número 1842/2020.

(Foto: Helber Aggio / PSA)

Leia também:

Chocolateria Brasileira escolhe Santo André para abrir sua primeira loja de rua

COMPARTILHAR: