ABCSociedade

Deputados petistas destinam R$ 250 mil em emenda para a Saúde de Mauá

02-Inauguração Saude Bucal Macuco-Evandro Oliveira (79)

Recurso da União é resultado de parceria do mandato da deputada estadual Márcia Lia com o deputado federal Nilto Tatto

A Prefeitura de Mauá acaba de receber emenda parlamentar de R$ 250 mil para o pagamento de serviços da Atenção Básica em Saúde. O valor foi destinado ao município pelo deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) por intermédio da deputada estadual Márcia Lia (PT).

A emenda apresentada à Prefeitura Municipal é impositiva individual e consta no Orçamento Geral da União de 2021. O recurso saiu do Ministério da Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de Mauá para pagamento no dia 1º de setembro e será utilizado na compra de materiais e medicamentos e na realização de exames e procedimentos.

Nilto Tatto e Marcia Lia PT

Deputado federal Nilto Tatto e deputada estadual Márcia Lia, ambos do PT

“Em tempos de pandemia, a saúde se faz ainda mais necessária. Nós pedimos o recurso, o deputado Nilto Tatto entendeu a necessidade e nos atendeu prontamente com a indicação da verba parlamentar. É o resultado da parceria de nossos mandatos, que já beneficiou inúmeros municípios paulistas por meio dos serviços públicos, e agora com o prefeito Marcelo Oliveira (PT), o que vai refletir na melhoria do serviço prestado à população de Mauá e na qualidade de vida do povo”, defende a deputada.

Saúde Bucal

Na última quinta-feira (02), a UBS (Unidade Básica de Saúde) Macuco, na região do Jardim Zaíra, passou a oferecer serviço de saúde bucal. A ação integra o projeto “Mauá Sorridente”, lançado pela atual gestão.

A inauguração contou com presenças do prefeito Marcelo Oliveira, da vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Celma Dias, da secretária de Saúde, Celia Bortoletto, e do secretário de Planejamento Urbano, Verde e Meio Ambiente, Rômulo Fernandes.

Aberta em 2011, a UBS não tinha atendimento odontológico. Agora conta com consultório com duas cadeiras, dentista e auxiliar. “Após dez anos, iniciamos o serviço de saúde bucal aqui no Macuco. As 75 gestantes deste território, que anteriormente eram atendidas em outras unidades, poderão passar por consulta aqui”, disse o prefeito.

A pequena Samira, de 05 anos, foi a primeira paciente. “Ela nunca tinha vindo ao dentista”, contou a mãe, a manicure Joelma Feitosa, de 35 anos, que agendou o retorno da filha após a avaliação.

Nesta primeira etapa serão priorizados os atendimentos de emergência a crianças e gestantes, de segunda a sexta, das 7h às 16h. Na sequência virão os pacientes crônicos que estavam realizando
tratamento odontológico antes da pandemia.

Leia também:

Tite Campanella lança revista pelos 144 anos de São Caetano do Sul

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR: