ABC - Sociedade -

Confira a programação completa do 17º Festival de Inverno de Paranapiacaba

A Prefeitura de Santo André divulgou a programação do Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que neste ano chega à 17ª edição, em novo formato. Em tempos de crise e contenção de gastos, serão apenas dois finais de semana com a participação de artistas locais (e da Grande São Paulo) – assim como já ocorreu em 2016.

Segundo a secretária de Cultura, Simone Zárate, “a vila será a protagonista e não apenas os shows musicais”. Oficinas, intervenções de artes cênicas, mostras de audiovisual e fotografia, contação de histórias, apresentações de dança e circo, além de feira de artesanato e antiguidades, serão realizadas simultaneamente em 19 locais de Paranapiacaba. “Pela primeira vez a Prefeitura não está definindo as atrações, mas abriu espaço para inscrições por meio de edital e, a partir daí, fez a seleção”, explica.

Dentro do novo conceito, não há nenhum nome da MPB atualmente com grande exposição na mídia, como outrora já passaram pela vila Vanessa da Mata, Lenine, Seu Jorge, Mariana Aydar, Fabiana Cozza, Maria Rita, Tom Zé e Zeca Baleiro, entre outros. “O festival está mais enxuto, porém, mantendo sua qualidade. A ideia é que,  partir do próximo ano, possamos aprimorá-lo cada vez mais, sem perder a característica de privilegiar a vila”, diz o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Já o secretário de Meio Ambiente (antiga pasta de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense), Donizeti Pereira, concorda que o local – que vem recebendo melhorias com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas desde 2015, visando o título de Patrimônio da Humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) -, precisa de infraestrutura para receber bem os turistas o ano todo. “Iniciamos estudos para valorizar o que Paranapiacaba tem de melhor, seus espaços culturais, sua natureza, trilhas e cachoeiras, por exemplo, facilitando o acesso dos visitantes para que eles possam comer e se divertir.”

O prefeito fala que a vila (de arquitetura inglesa e que testemunhou a expansão das ferrovias no país) é um símbolo de Santo André que está sendo resgatado. O Festival de Inverno de Paranapiacaba 2017 vai custar R$ 350 mil (a atual administração da cidade alega que em edições passadas já chegou a mais de R$ 1 milhão) e espera receber 10 mil visitantes por dia. A abertura oficial será no sábado, 22 de julho, às 10h.

A Prefeitura firmou uma parceria com a empresa Casari, que fica próxima à vila, e vai operar estacionamento com 3 mil vagas. Quem for de carro, poderá estacionar no local e será levado de ônibus até o acesso à Parte Baixa, onde acontece a maior parte do FIP. O valor não foi divulgado. Contatos foram feitos com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para ampliar a circulação do Expresso Turístico, que vai até Paranapiacaba, durante o festival. Haverá uma viagem extra no sábado, dia 22, mas as passagens já foram totalmente vendidas, segundo a CPTM. Normalmente, o trem só atende aos domingos, mas a fila de espera é longa.

Graça Cunha e músicos apresentam arranjos excepcionais para clássicos da Soul Music e do Jazz

Um dos destaques da programação (domingo, dia 30, às 16h, no cruzamento da Rua Fox e da Avenida Antonio Francisco de Paula Souza) são os rapazes da banda Mustache e Os Apaches (foto), que iniciou carreira nas ruas de São Paulo e, em quatro anos de estrada, já percorreu o Brasil e países da Europa, em programas de TV, shows e festivais – o grupo tem dois álbuns lançados. Com 24 anos de carreira, passagem por renomados musicais e pela banda “Altas Horas”, do programa de Serginho Groisman na TV Globo, Graça Cunha traz uma releitura de grandes obras da Soul Music e do Jazz, homenageando nomes como Marvin Gaye, Michael Jackson, Ella Fitzgerald, Nina Simone e Sarah Vaughan (sábado, dia 29, às 18h, no Clube União Lyra Serrano). Em 2007, com seu primeiro CD solo, a cantora recebeu duas indicações ao Grammy Latino: Melhor CD de MPB e Artista Revelação. As atrações são fruto de parceria com o Sesc Santo André.

Confira a programação completa:

SÁBADO (22/07)

ANTIGO MERCADO (Avenida Rodrigues Alves, s/nº – Parte Baixa)

11h – TEKO PORÃ
A banda existe há cinco anos e é composta por músicos de rua que tocam nos corredores e vagões do metrô de São Paulo, buscando levar o espírito Teko Porã a pessoas comuns.

13h – ALUCINAÇÃO
Show tributo a Belchior com banda Freud à Deriva, sobre o LP de 1976 “Alucinação”. O resultado é o da lembrança, consciência, prazer de suas letras e melodias inseridas no cotidiano de cada um, ligando-se ao passado com a necessidade e o despertar para a sua preservação.

16h – O BERIMBAU NA SERRA
A Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene apresenta-se com o instrumento que, inspirado em modelos africanos, tornou-se tipicamente brasileiro, símbolo de liberdade e resistência cultural.

18h – O MARANHÃO SOU EU
Espetáculo de dança de matriz africana onde a essência da proposta coreográfica é prestar uma homenagem ao espírito feminino, considerando que, independente do gênero, toda pessoa traz energias masculinas e femininas com potencialidades de gerar, criar, acolher, nutrir, impulsionar, estimular e transmutar. Com Tião Carvalho.

 

RUA DIREITA (Parte Baixa)

12h – BANDA EPAMINONDAS
Divulgação do novo trabalho totalmente independente, com raízes na Vila de Paranapiacaba, para que o público possa dançar e se emocionar.

15h – DOUTOR JÚPTER
O artista apresenta seu repertório recheado de causos, festejos, otimismo e amor, entoados por seu “Rock Caipira” cheio de gaitas, banjos e violões.

18h – SHOW DE LANÇAMENTO DO EP SETE LÉGUAS
A 4ª Feira de Cinzas é uma banda independente da cidade de Santana de Parnaíba que lança seu primeiro EP, após seis anos de carreira.

 

CASA FOX (Avenida Fox, 438 – Parte Baixa)

10h às 17h – MOSTRA DE ARTE NAIF NACIONAL EM PARANAPIACABA

Exposição de obras artísticas naif de todo o Brasil. Curadoria de Enzo Ferrara.

16h – ARTE EM VÍDEO NO SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO

Exibição de obras em vídeo de artistas que participaram do 45° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. As obras serão exibidas na abertura da mostra de vídeos iconoclásticos. Vídeos que serão exibidos: “Paraíso Perdido”, Alexandre Silveira (4’15”), “O mar choveu na minha sombra espaço”, Dirnei Prates (1’15”), “Vendo mar dourado correr espaço”, Dirnei Prates (1’22”) e “Caminho a onda no céu”, Dirnei Prates (1’15”).

16h – ASSIM É, SE LHE PARECE

O artista plástico Nelson Leirner revela-se neste documentário despojado sobre a rotina e a intimidade de um criador iconoclasta. “Eu não queria ser artista, eu não queria ser nada”, afirma, ironicamente, ao relembrar sua trajetória. Avesso à formação e aos preceitos tradicionais das academias de arte, apropriou-se com liberdade e sem preconceitos das informações e ferramentas que lhe serviram para a criação artística (Carla Gallo, São Paulo, 75 min, 2011).

 

RUA FOX (Parte Baixa)

11h – SHOW “NA PONTA DA LÍNGUA”

Apresentação do Grupo Vocal Feminino Solaris, que tem no repertório músicas de Luiz Tatit, Tom Zé, Mestre Ambrósio e cirandas de domínio público. As participantes tocam e cantam, muitas vezes chamando a plateia a participar.

14h – ROCKABILLY EM PARANAPIACABA

O estilo musical do trio Joe and de Wet Rags é o super dançante Rockabilly. A apresentação contará com instrumentos e trajes da década de 50, afim de divulgar essa cultura, que influenciou grandes cantores nacionais na década de 60, como Roberto Carlos, Wanderléia, entre outros.

15h – VOCÊ É SHOW

Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentar e poderão se inscrever diretamente nos locais.

17h – PSYCHOBILLY EM PARANAPIACABA

O trio Bad Luck Gamblers apresenta uma mistura de Rockabilly e Punk Rock. Conta com instrumentos característicos, afim de divulgar o estilo Psychobilly, pouco conhecido no Brasil.

 

MUSEU CASTELO (Caminho do Mens, s/nº – Parte Baixa)

11h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: IMAGEM EM AÇÃO

A proposta é contar histórias ludicamente com objetos do nosso dia-a-dia, atribuindo-lhes novos valores e significados, somados a isto, desenvolver sonoridades com estes objetos e brinquedos musicais. Com Solange Moreno.

12h – VOCÊ É SHOW

Um espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentar e poderão se inscrever diretamente nos dias e locais descritos acima.

14h – ULISSES MOLLY BLOOM: DANÇANDO PARA ADIAR

O espetáculo é um encontro entre literatura, teatro, música e intervenção urbana. A peça apresenta interação direta com a música, executada ao vivo em improvisação instrumental. Com Cia. Estrela D’Alva de Teatro e Quarteto à Deriva

17h – ACORDE ABC

Apresentação litero-musical de artistas que compõem o projeto “Terças Autorais Multiculturais”. Haverá também microfone aberto para artistas da Vila de Paranapiacaba e público mostrarem seus trabalhos, com inscrição uma hora antes do evento. Sorteio de 20 CDs da Coletânea Terças Autorais. Com Rita Maria Silva.

 

CLUBE UNIÃO LYRA SERRANO (Avenida Antonio Olyntho – Parte Baixa)

12h às 14h – MINITEATROS DE SOMBRAS (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Com fotógrafos lambe-lambe, a trupe mineira leva suas quatro peças, pequenas em tamanho e duração, em caixas. O espectador assiste à apresentação espiando em um olho mágico e com auxílio de fones de ouvido. As narrativas oníricas realizadas com a técnica do teatro de sombras duram dois minutos. Com Grupo Girino.

12h às 16h – OFICINA ESTÊNCIL – GRAVURAS COM MOLDE VAZADO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

O artista visual Paulo Meira fará um estudo prévio da história de Paranapiacaba, levantando dados de sua flora e fauna, e oferecerá ao público estênceis prontos com imagens locais que serão usados para que cada um componha sua própria arte em papel cartão.

12h às 16h – OFICINA FLÂMULAS DE TECIDO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Da combinação de diferentes técnicas das artes manuais surgirá uma pequena bandeira, isto é, uma flâmula. Os participantes criarão seu próprio lema e o desenho que vai decorá-la. Para isso recorrem ao desenho à mão livre, ao estêncil aplicado sobre o algodão da bandeira e à sua criatividade. Com Ada Rovai.

12h às 16h – OFICINA CROCHETANDO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

A partir dos pontos básicos do crochê, os participantes serão estimulados a pensar em possibilidades de peças e intervenções artísticas através dos fios. Com Coletivo Meio Fio.

12h às 16h – MEDIAÇÃO DE LEITURA (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Cia Alcina da Palavra.

12h às 16h – DISCOTECAGEM (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

O Grupo Pardieiro já tocou nas principais casas e eventos de São Paulo, como Cine Joia e Virada Cultural, e organiza as festas Baila Baila e Pardieiro. Suas influências são a música popular brasileira e latino-americana.

18h – DAVID KERR E CANASTRA TRIO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Com uma voz de crooner norte americano e um instrumental refinado e preciso, Devid Kerr e Canastra Trio encantam o público por onde passam com seu repertório recheado de standards que se tornaram clássicos mundiais. Neste show, o grupo, que é reconhecido na cena paulistana, interpreta Tony Bennett, Chet Baker, Nat King Cole, além de Frank Sinatra, com músicas que passeiam com leveza e intensidade pelas canções que marcaram gerações. Com David Kerr (voz e trompete), Rodrigo Braga (piano), Gustavo Sato (baixo acústico) e Edu Nali (bateria).


BIBLIOTECA DE PARANAPIACABA – CASA DA CULTURA 
(Avenida Rodrigues Alves, 472 – Parte Baixa)

10h – ANIMAÇÃO INFANTIL

Exibição do filme “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”.

10h às 16h – FESTIVAL DO MINUTO

Exibição de curtas na janela da Biblioteca.

10h às 18h – EXPOSIÇÃO “TRAÇOS DE PARANAPIACABA”

Desenhos da artista Teresa Saraiva. Visitação: até 26/08/2017.

10h às 18h – “O QUE VOCÊ FEZ ANTES DE CRESCER”

Exposição fotográfica edição REMIX da história da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, localizada dentro do Parque Regional da Criança (Bairro Jaçatuba, em Santo André), a partir de curadoria original do fotógrafo e diretor de fotografia Celso Cardoso. Durante a exposição será exibido o curta “Ele vem de dentro” – Mostra de Processos de Alunos 2011.

11h – VIVÊNCIA DE DANÇA

Apresentação dos alunos da Formação Avançada do Centro de Dança de Santo André.

14h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: IMAGEM EM AÇÃO

A proposta é contar histórias ludicamente com objetos do nosso dia-a-dia, atribuindo-lhes novos valores e significados, somados a isto, desenvolver sonoridades com estes objetos e brinquedos musicais. Com Solange Moreno.

 

ESCOLA ESTADUAL SENADOR LACERDA FRANCO (Av. Fforde, 423 – Parte Baixa)

10h às 18h – FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES DE PARANAPIACABA

A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba começou em outubro de 2015, com suas edições realizadas todo segundo domingo de cada mês. Conta com a participação 50 expositores, levando até a Vila de Paranapiacaba artesanatos exclusivos, de alta qualidade, feitos com amor e carinho, para encantar turistas e moradores.

10h às 18h – VAMOS CROCHETAR! VAMOS TRICOTAR!

Serão duas passadeiras, uma de tricô e outra de crochê para quem quiser relaxar, sentar, e acrescentar uns pontinhos. Trabalho coletivo. Com Anita Carvalho.

10h às 17h – DRAMATURGIA IN LOCO: DE PARANAPIACABA PARA A CENA

Os participantes entrarão em um ambiente de criação literária, tendo como inspiração a Vila de Paranapiacaba, sua história e seus habitantes para a ambientação de uma cena. Desta maneira, serão desenvolvidos exercícios de escrita que resultam em um texto para teatro ou roteiro. Com Vana Medeiros.

11h – OFICINA MACRAMÊ (PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES)

Técnica manual de tecelagem que não utiliza nenhum tipo de maquinaria ou ferramentas. Com Rosana Camilo.

14h – OFICINA MANDALA DE FIOS (PROGRAMAÇÃO DA FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES)

Conhecidas como “Olho de Deus”, de origem indígena, mandalas são produzidas com fios de lã em volta de bases de madeira, também presentes nas tribos mexicanas e celtas. Com Cristina Arruda.

15h – SHOW BAGAGENS

Síntese dos shows já realizados pela banda em cidades turísticas incluindo Paranapiacaba. O público interage, participa dividindo sua experiência de viajar pelas suas memórias musicais. Com Lisa Caboclo.

 

CRUZAMENTO DA RUA FOX E AVENIDA ANTONIO FRANCISCO DE PAULA SOUZA (Parte Baixa)

14h – PRAGA DA DANÇA (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

A ideia de epidemia permeia este espetáculo, que propõe uma contaminação de movimentos entre os corpos dos artistas e os das pessoas que transitam pelo espaço onde eles se apresentam. Com o olhar ou o toque, os dançarinos lançam convites para o público, que podem dançar juntos. Com Coletivo Desvelo.

16h – THEATRO MISTERIOSO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Flutuando no tempo e em algum ponto entre o real e o sonho, este espetáculo presta homenagem aos teatros ambulantes. Atores, máscaras e bonecos se relacionam sem palavras. Personagens inusitados, como um peixe voador e uma cantora fantasma, tratam de temas como a passagem do tempo, a liberdade e o amor. Com Cia Mevitevendo.

 

OUTROS LOCAIS

10h às 18h – CASA LÚDICA

Uma casa especialmente montada para as crianças com sala de jogos, brinquedos diversificados e um quintal das brincadeiras com cama elástica e jogos populares.

(Rua Campos Salles, 458 – Parte Baixa)

10h às 18h – FEIRA LIVRE DO VINIL

Criada em 2004 com edições mensais, proporciona aos colecionadores do Grande ABC a oportunidade de comprar, vender ou trocar seus discos de vinil (LPs), além de divulgar a cultura existente em seus sulcos, capas e encartes. Ótima oportunidade para novas amizades, bons papos e mais conhecimento sobre música e discos.

(Rua Campos Salles, 459 – Parte Baixa)

10h – BANDA LIRA

A Corporação Musical Lira de Santo André foi fundada em 21 de abril de 1918 e, sendo uma das mais antigas do Brasil, tornou-se um dos patrimônios musicais da cidade. A Banda Lira, como é mais conhecida, apresenta-se regularmente em eventos, tanto em Santo André como em outras cidades do Estado de São Paulo.

(Garagem das Locomotivas – Plataforma do Expresso Turístico – Parte Baixa).

DOMINGO (23/07)

ANTIGO MERCADO (Avenida Rodrigues Alves, s/nº – Parte Baixa)

11h – REFLEXÃO I: PROJETO MOPRI

Apresentação das músicas do álbum “Reflexão”, possibilitando ao público uma reflexão por meio das letras, informando e incentivando o empoderamento cultural através de harmonias e ambiências diferenciadas formuladas pela mistura de MPC, DJ e guitarra.

13h – ANAÍ ROSA QUARTETO

Show musical com repertório dos mais destacados compositores brasileiros como Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Noel Rosa, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Johnny Alf, Baden Powell, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Bosco, Lenine e Luiz Melodia, entre outros. 

16h – MAX GONZAGA: LANÇAMENTO DO ÁLBUM FISIOLOGIA

Em seu terceiro trabalho, Max Gonzaga fala de forma direta sobre o cotidiano, despertando nos ouvintes o debate sobre nossas vidas através da apresentação de cenas que, pela rotina, acabam se tornando imperceptíveis aos olhos da sociedade. Também busca devolver o protagonismo àquele que nas últimas décadas não se via como tema de reflexão dentro da música popular: O Cidadão Comum. 

18h – SHOW TEMPERAR

O show da Banda Dom Pescoço é ímpar. Mistura de ritmos latinos e da cultura popular brasileira.

 

RUA DIREITA (Parte Baixa)

12h – BETO CASEMIRO E CONVIDADOS

Com a formação de bandolim, violão, cavaco e pandeiro, o grupo apresenta músicas de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Noel Rosa, Ary Barroso, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros, além de algumas composições próprias de Beto Casemiro. 

15h – NIGHT AND FOG

A banda The Downward Path chega à Vila de Paranapiacaba para um show exclusivo, tocando versões inéditas de faixas que farão parte do álbum “The Girl Who Went Astray”, levando o melhor da música eletrônica underground ao FIP.

18h – RETRIGGER

O Retrigger apresentará suas composições tocando teclados, o theremin, cantando, manipulando sons e samples ao vivo com um joystick num show bastante interativo. O repertório é energético e dançante, ao mesmo tempo em que procura novas formas de expressão pela música.

 

ITINERANTES

10h – SHOW COM O STREET BLUES

Apresentação do Street Blues, um duo nada convencional que toca o Blues de todos os tempos.

(Saída da Garagem das Locomotivas – Plataforma do Expresso Turístico – Parte Baixa)

14h – FAZENDO AS MALAS

A artista Regina Azevedo Miguel atuará como mediadora do processo teatral e performático individual, onde carregará malas com fotografias e alguns livros, de diversas naturezas, tais como fotos antigas, da mata atlântica, de parentes e pessoas.

(Saída da EE Senador Lacerda Franco – Parte Baixa)

 

CASA FOX (Avenida Fox, 438 – Parte Baixa) 

10h às 17h – MOSTRA DE ARTE NAIF NACIONAL EM PARANAPIACABA

Exposição de obras artísticas naif de todo o Brasil. Curadoria de Enzo Ferrara.

15h – “SILÊNCIO E AGORA”

Exibição do filme “Silêncio e Agora”, realizado integralmente na Vila de Paranapiacaba no ano de 2014. A exibição será seguida de conversa com atuadores-criadores e suas vivências na vila, motivo e inspiração da obra. Com Michele Carolina Silva.

16h – ARTE EM VÍDEO NO SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO

Exibição de obras em vídeo de artistas que participaram do 45° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. As obras serão exibidas na abertura da mostra de vídeos iconoclásticos. Vídeos que serão exibidos: “Paraíso Perdido”, Alexandre Silveira (4’15”), “O mar choveu na minha sombra espaço”, Dirnei Prates (1’15”), “Vendo mar dourado correr espaço”, Dirnei Prates (1’22”) e “Caminho a onda no céu”, Dirnei Prates (1’15”).

16h – “MR. SGANZERLA – OS SIGNOS DA LUZ”

Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua filmografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com Helena Ignez que revolucionou a mise en scène no cinema, a parceria com Júlio Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do diretor atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, hoje com personagens-chave de sua obra, “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz” revela a cosmovisão do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo (Joel Pizzini, Rio de Janeiro, 90 min, 2011).

 

RUA FOX (Parte Baixa)

11h – JAZZ DE VILLE

Show de Gipsy Jazz (jazz cigano ou manouche jazz), incluindo no repertório canções clássicas da música francesa, entre outros clássicos do jazz e da MPB, com arranjos característicos.

14h – SAMBA JAZZ

Show musical do sexteto do contrabaixista e arranjador Marcos Paiva, que presta tributo ao baterista Edison Machado, inventor do samba no prato. O repertório é formado por composições do contrabaixista, que foram registradas no disco “Tributo a Edison Machado”.

15h – VOCÊ É SHOW

Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentar e poderão se inscrever diretamente nos locais.

17h – BALADA UNIVERSAL

Espetáculo do grupo Pé na Porta presta homenagem a um dos maiores compositores que o mundo já viu, Hermeto Pascoal. O show é uma proposta dançante e interativa que utiliza a linguagem desenvolvida por Hermeto para compor novas músicas e resgatar clima de festa.

 

MUSEU CASTELO (Caminho do Mens, s/nº – Parte Baixa)

11h – OUTROS DELITOS DE AGORA

Intervenção teatral seguida de uma roda de conversa. A atividade reflete acerca dos tempos atuais a partir da investigação da presença cênica e de poemas de Bertold Brecht. Com Coletivo Entrelado de Teatro.

12h – VOCÊ É SHOW

Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentar e poderão se inscrever diretamente nos locais. 

14h – CORDÉIS QUE EDUCAM E TRANSFORMAM

Apresentar da literatura de cordel e seu significativo legado em nossa língua portuguesa, como instrumento pedagógico na construção coletiva do conhecimento, na formação e mobilização para a cidadania ativa nas escolas da rede estadual de educação. Com Costa Senna.

17h – CONCERTO DUO FRYVAN

Duo de violões que leva ao público novas composições na música instrumental para violões e rearranjos de peças de compositores consagrados como Cesar Camargo Mariano, Claude Debussy e Edu Lobo.

 

CLUBE UNIÃO LYRA SERRANO (Avenida Antonio Olyntho – Parte Baixa)

12h às 14h – MINITEATROS DE SOMBRAS

Com fotógrafos lambe-lambe, a trupe mineira leva suas quatro peças, pequenas em tamanho e duração, em caixas. O espectador assiste à apresentação espiando em um olho mágico e com auxílio de fones de ouvido. As narrativas oníricas realizadas com a técnica do teatro de sombras duram dois minutos. Com Grupo Girino.

12h às 16h – OFICINA ESTÊNCIL – GRAVURAS COM MOLDE VAZADO

O artista visual Paulo Meira fará um estudo prévio da história de Paranapiacaba, levantando dados de sua flora e fauna, e oferecerá ao público estênceis prontos com imagens locais que serão usados para que cada um componha sua própria arte em papel cartão.

12h às 16h – OFICINA FLÂMULAS DE TECIDO

Da combinação de diferentes técnicas das artes manuais surgirá uma pequena bandeira, isto é, uma flâmula. Os participantes criarão seu próprio lema e o desenho que vai decorá-la. Para isso recorrem ao desenho à mão livre, ao estêncil aplicado sobre o algodão da bandeira e à sua criatividade. Com Ada Rovai.

12h às 16h – OFICINA CROCHETANDO

A partir dos pontos básicos do crochê, os participantes serão estimulados a pensar em possibilidades de peças e intervenções artísticas através dos fios. Com Coletivo Meio Fio.

12h às 16h – MEDIAÇÃO DE LEITURA

Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Cia Alcina da Palavra.

12h às 16h – DISCOTECAGEM

O Grupo Pardieiro já tocou nas principais casas e eventos de São Paulo, como Cine Joia e Virada Cultural, e organiza as festas Baila Baila e Pardieiro. Suas influências são a música popular brasileira e latino-americana. 

18h – WALLACE COLLEMAN: FROM SÃO PAULO TO SEVERANCE

Neste show, o renomado gaitista norte americano apresenta seu novo trabalho “Live From Sao Paulo to Severance”, onde conta a história do Blues passando por artistas/músicas marcantes desde o começo do estilo nos anos 30 até o auge dos anos 60. O fato curioso é que mais da metade do álbum foi gravado e produzido pelo guitarrista paulistano Igor Prado e sua banda. Com Wallace Coleman (voz & gaita), Nicolas Simi (guitarra), Danilo Simi (guitarra), Yuri Prado (bateria) e Rodrigo Mantovani (baixo acústico).

 

BIBLIOTECA DE PARANAPIACABA – CASA DA CULTURA (Avenida Rodrigues Alves, 472 – Parte Baixa)

10h – ANIMAÇÃO INFANTIL

Exibição do filme “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”.

10h às 16h – FESTIVAL DO MINUTO

Exibição de curtas na janela da Biblioteca.

10h às 18h – EXPOSIÇÃO “TRAÇOS DE PARANAPIACABA”

Desenhos da artista Teresa Saraiva. Visitação: até 26/08/2017.

10h às 18h – “O QUE VOCÊ FEZ ANTES DE CRESCER”

Exposição fotográfica edição REMIX da história da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, localizada dentro do Parque Regional da Criança (Bairro Jaçatuba, em Santo André), a partir de curadoria original do fotógrafo e diretor de fotografia Celso Cardoso. Durante a exposição será exibido o curta “Ele vem de dentro” – Mostra de Processos de Alunos 2011.

11h – VIVÊNCIA DE DANÇA

Apresentação dos alunos da Formação Avançada do Centro de Dança de Santo André.

14h – UMA VOZ E UM VIOLÃO

Workshow musical sobre MPB de Leandro da Silva. Enquanto toca seu violão, ele ensinará sobre seu processo de criação.

 

ESCOLA ESTADUAL SENADOR LACERDA FRANCO (Av. Fforde, 423 – Parte Baixa)

10h às 18h – FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES DE PARANAPIACABA

A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba começou em outubro de 2015, com suas edições realizadas todo segundo domingo de cada mês. Conta com a participação 50 expositores, levando até a Vila de Paranapiacaba artesanatos exclusivos, de alta qualidade, feitos com amor e carinho, para encantar turistas e moradores.

10h às 18h – VAMOS CROCHETAR! VAMOS TRICOTAR!

Serão duas passadeiras, uma de tricô e outra de crochê para quem quiser relaxar,  sentar, e acrescentar uns pontinhos. Trabalho coletivo. Com Anita Carvalho. 

10h às 17h – DRAMATURGIA IN LOCO: DE PARANAPIACABA PARA A CENA

Os participantes entrarão em um ambiente de criação literária, tendo como inspiração a Vila de Paranapiacaba, sua história e seus habitantes para a ambientação de uma cena. Desta maneira, serão desenvolvidos exercícios de escrita que resultam em um texto para teatro ou roteiro. Com Vana Medeiros.

11h – OFICINA ESTAMPARIA

Técnica manual com o auxílio de carimbos e tintas, em tecidos diversos, sem maquinário, abusando da criatividade. Com Joziane Libra.

 11h – OFICINA EMPODERAMENTO FEMININO

A oficina tem como proposta romper tabus e apresentar possibilidades do despertar feminino. Com o Studio Mary Bittencourt.

14h – OFICINA FUXICO

Confecção de fuxicos para a execução de vários produtos para decoração e bijuterias. Com Samantha Dean.

15h – CALANGO BRABO

A proposta musical da banda Calango Brabo foi idealizada pelo vocalista e guitarrista Daniel Ruberti ao fundir sua linguagem técnica nas guitarras com elementos da música regional brasileira, originando uma nova concepção sonora.

 

CRUZAMENTO DA RUA FOX E AVENIDA ANTONIO FRANCISCO DE PAULA SOUZA (Parte Baixa)

16h – FOLK NA KOMBI

Atraídos pelo mesmo ideal de divulgar a música Folk brasileira, três artistas se uniram para levar suas canções às pessoas em uma linda Kombi vermelha. O veículo até então funcionava como transporte, depois virou palco e hoje é o nome do grupo formado por Bezão, Felipe Camara e Jonavo.

 

CORETO (Avenida Antonio Olyntho – Parte Baixa)

14h e 15h – O RITUAL DAS ESFERAS

Em uma performance que remete a uma experiência mística, o didgeridoo, instrumento de sopro originário dos aborígenes australianos, acompanha a coreografia de esferas de acrílico nas mãos do malabarista. A complexidade dos movimentos e do ritmo aumenta progressivamente, hipnotizando o público. Com Jorge Ribeiro e Zuza.

 

OUTROS LOCAIS

10h às 18h – CASA LÚDICA

Uma casa especialmente montada para as crianças com sala de jogos, brinquedos diversificados e um quintal das brincadeiras com cama elástica e jogos populares.

(Rua Campos Salles, 458 – Parte Baixa) 

10h às 18h – FEIRA LIVRE DO VINIL

Criada em 2004 com edições mensais, proporciona aos colecionadores do Grande ABC a oportunidade de comprar, vender ou trocar seus discos de vinil (LPs), além de divulgar a cultura existente em seus sulcos, capas e encartes. Ótima oportunidade para novas amizades, bons papos e mais conhecimento sobre música e discos.

(Rua Campos Salles, 459 – Parte Baixa) 

13h às 16h – RAÍZES EM RUÍNAS

O ponto central da apresentação é reavivar, através de uma travessia performática, as memórias dos corpos que já passaram e sensibilizar para ação contínua do tempo simbolizado pelo trem que assume assim a potência de um totem intergeracional. Com Coletivo Ruínas.

(Locobreque – Parte Baixa)

SÁBADO (29/07)

ESPAÇO ROCK (Escola Estadual Senador Lacerda Franco – Av. Fforde, 423 – Parte Baixa)

12h – PARANAPIACABA VISTA PELO OLHAR DA CULTURA ROCK

Mostra produzida por Chrys Clenched com 10 painéis de tecido pintados com tinta acrílica, que retratam a Vila por meio do olhar da estética e cultura rock, unindo uma breve retrospectiva no mesmo formato de suporte sobre meu trabalho de pintura.

12h – DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA DO ROCK NO XVII FIP

Priscila Raquel Secco irá documentar com fotografias as atividades relacionadas ao Rock no XVII Festival de Inverno de Paranapiacaba para mostrar a produção cultural do ritmo e suas vertentes para o público em geral.

13h – MASSACRE DE INOCENTES

Show da banda Condenados, grupo de Punk Rock do ABC paulista com 22 anos de carreira e quatro álbuns de estúdio, com as músicas do CD Massacre de Inocentes.

14h – TIME IS NOW TOUR XVII

Turnê da banda Eyes of Beholder, que se manterá ao longo de 2017 com novidades em seu repertório.

15h – RHINO

A banda aposta no Trash Metal de bandas como Exodus, Slayer, Suicidal Angels, Ratos de Porão, S.O.D. e tantas outras. Fazem parte do coletivo Rock ABC.

16h – STATUES ON FIRE

Banda de Punk Rock formada em 2014, conta com ex-membros do Nitrominds, uma das mais representativas bandas do ABC, com 14 turnês internacionais e mais de 10 discos lançados.

17h – DEPENDE DE ONDE OLHAR

A banda Subviventes faz um som calcado nos moldes do mais puro Punk Rock, com algumas influências de Hard Core. As principais referências são de bandas como Ramones, The Clash e Stiff Little Fingers.

18h – BANDA DZK

Banda Punk formada nos anos 80 no ABC paulista.

 

ANTIGO MERCADO (Avenida Rodrigues Alves, s/nº – Parte Baixa)

11h – HIP HOP DE MESA

Projeto cultural que existe desde 2006 e que se utiliza de um formato de apresentação diferenciado dentro da cultura Hip Hop, com artistas em um palco centralizado, nos moldes de uma roda de samba. Com DJ Nako PK.

13h e 16h – FORRÓ PÉ DE CALÇADA

Projeto que reúne apreciadores do ritmo e da dança, difundindo o Forró em espaços urbanos.

18h – CRACA, DANI NEGA E DISPOSITIVO TRALHA

Apresentação traz ao palco o repertório do primeiro disco da dupla, que mistura a força do Hip Hop brasileiro com beats eletrônicos. Fazem performance energética, onde o público é convidado tanto para refletir quanto para dançar.

 

RUA DIREITA (Parte Baixa)

12h – PALAVRA CAIPIRA

Espetáculo musical de Carlos Kbelo que irá dispor ao público a música brasileira de raiz, também conhecida como música caipira, enfocando a riqueza estética e a diversidade temática deste gênero musical.

15h – SHOW ANDANTE

Apresentação do espetáculo musical “Andante”, de Amauri Falabella, com canções feitas em parceria com vários nomes do cancioneiro alternativo do Brasil, entre eles Sônya Prazeres, Consuelo de Paula, Chico Branco e Déa Trancoso. O resultado é um trabalho que pode ser chamado uma síntese da música brasileira das últimas décadas, agregando fidelidade às tradições.

18h – RICARDO VIGNINI TRIO

Show de lançamento do CD “Rebento”, do violeiro Ricardo Vignini, que já tocou com Lenine, Pepeu Gomes, Andreas Kisser, Kiko Loureiro, Robertinho do Recife, Guarabyra, em países como EUA, Canadá, México, França e Argentina.

 

CASA FOX (Avenida Fox, 438 – Parte Baixa)

10h às 17h – MOSTRA DE ARTE NAIF NACIONAL EM PARANAPIACABA

Exposição de obras artísticas naif de todo o Brasil. Curadoria de Enzo Ferrara.

16h – EVOÉ! RETRATO DE UM ANTROPÓFAGO

Um filme que articula de forma labiríntica depoimentos recentes e imagens históricas da carreira do diretor, ator e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina. O documentário adquiriu o seu verbo principal em quatro viagens a pontos-chave da trajetória de Zé Celso: Sertão da Bahia; Praia de Cururipe, em Alagoas; Epidaurus e Atenas, na Grécia; e em sua casa, em São Paulo. Um olhar particular e multifacetado de uma das maiores personalidades das artes do Brasil de todos os tempos (Tadeu Jungle e Elaine Cesar, São Paulo, 104 min, 2011).

16h – ARTE EM VÍDEO NO SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO

Exibição de obras em vídeo de artistas que participaram do 45° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. As obras serão exibidas na abertura da mostra de vídeos iconoclásticos. Vídeos que serão exibidos: “Paraíso Perdido”, Alexandre Silveira (4’15”), “O mar choveu na minha sombra espaço”, Dirnei Prates (1’15”), “Vendo mar dourado correr espaço”, Dirnei Prates (1’22”) e “Caminho a onda no céu”, Dirnei Prates (1’15”).

 

RUA FOX (Parte Baixa)

11h – CONEXAS: LUANA OLIVEIRA CONVIDA ROSA RHAFA

Show de música instrumental e experimental percussiva, com novos olhares e linguagens para instrumentos como o pandeiro, por exemplo, normalmente inserido na música popular.

14h – CHORONAS: UMA RETROSPECTIVA

Apresentação do quarteto feminino Choronas com um show de retrospectiva sobre exuberante trajetória artística de mais de 20 anos de estrada.

15h – VOCÊ É SHOW

Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentar e poderão se inscrever diretamente nos locais.

17h – FABIO KIDESH AND FRIENDS

Em uma conexão com o oriente através de uma cozinha sonora brasileira, Kidesh leva o público ao místico indiano com seu sitar, acompanhado de flauta, contrabaixo, violão, bateria e sinos tibetanos.

 

MUSEU CASTELO (Caminho do Mens, s/nº – Parte Baixa)

11h – O MÚSICO E A BAILARINA

Performance musical com dança e poesia, onde a integração dessas expressões artísticas causa diversas sensações estéticas ao espectador.

12h – VOCÊ É SHOW

Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentar e poderão se inscrever diretamente nos locais.

14h – SHOW DA PERSHA

Circo de rua com objetivo de apresentar em local não convencional um espetáculo de qualidade como se estivesse dentro de um grande circo de lona. Com Circo do Asfalto.

17h – 300 ANOS DE MÚSICA PARA VIOLÃO SOLO

O recital de Bruno Madeira apresenta peças de várias fases estilísticas num panorama histórico do início do século XVIII até os dias de hoje – desde o período barroco, passando pelo classicismo, romantismo e modernismo até chegar à música contemporânea.

 

ITINERANTES

13h – CORTEJO DO PÉ VERMÊIO: SAMBA RURAL PAULISTA

Apanhado histórico de músicas, contos e danças tradicionais do Samba Rural Paulista para desenvolver com o público uma construção da manifestação popular.

(Saída do cruzamento da Rua Fox e Avenida Antonio Francisco de Paula Souza – Parte Baixa)

14h – INTERATIVIDADE POÉTICA NA VILA

Intervenção itinerante do grupo Antonio Conselheiro e Regina Coéli que visa a participação do público na leitura de textos previamente selecionados, sob a temática do meio ambiente e sustentabilidade, mediada por performance teatral e música.

(Saída da Biblioteca de Paranapiacaba – Parte Baixa)

 

CLUBE UNIÃO LYRA SERRANO (Avenida Antonio Olyntho – Parte Baixa)

12h às 14h – PRAZER, POESIA! (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Passeando pelas ruas, sentada em seu balanço, num carrinho recheado de livros, a boneca Poesia conversa com o público sobre os livros que cada um conhece, de qual mais gostou, o que pretende ler. Com Cia Patética.

12h às 16h – OFICINA ESTÊNCIL: GRAVURAS COM MOLDE VAZADO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

O artista visual Paulo Meira fará um estudo prévio da história de Paranapiacaba, levantando dados de sua flora e fauna, e oferecerá ao público estênceis prontos com imagens locais que serão usados para que cada um componha sua própria arte em papel cartão.

12h às 16h – OFICINA FLÂMULAS DE TECIDO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Da combinação de diferentes técnicas das artes manuais surgirá uma pequena bandeira, isto é, uma flâmula. Os participantes criarão seu próprio lema e o desenho que vai decorá-la. Para isso recorrem ao desenho à mão livre, ao estêncil aplicado sobre o algodão da bandeira e à sua criatividade. Com Ada Rovai.

12h às 16h – MEDIAÇÃO DE LEITURA (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Cia Alcina da Palavra.

12h às 16h – DISCOTECAGEM (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

O Grupo Pardieiro já tocou nas principais casas e eventos de São Paulo, como Cine Joia e Virada Cultural, e organiza as festas Baila Baila e Pardieiro. Suas influências são a música popular brasileira e latino-americana.

12h às 16h – OFICINA HOMEM NA AGULHA (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Neste encontro, homens e mulheres de todas as idades aprendem os pontos básicos do tricô e do crochê. O ato coletivo de tricotar ou crochetar se revela uma atividade terapêutica e criativa e quebra preconceitos. Com Thiago Rezende.

18h – GRAÇA CUNHA: JAZZ & SOUL (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

A cantora e os músicos Dino Barioni (guitarra), que assina também a direção artística, Ramon Montagner (bateria), Robertinho Carvalho (baixo) e Ogair Jr (piano) trazem arranjos excepcionais para grandes obras da Soul Music e Jazz, resgatando nomes como os de Marvin Gaye, Michael Jackson, Ella Fitzgerald, Nina Simone e Sarah Vaughan, entre outros.

 

BIBLIOTECA DE PARANAPIACABA – CASA DA CULTURA (Avenida Rodrigues Alves, 472 – Parte Baixa)

10h – ANIMAÇÃO INFANTIL

Exibição do filme “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”.

10h às 16h – FESTIVAL DO MINUTO

Exibição de curtas na janela da Biblioteca.

10h às 18h – EXPOSIÇÃO “TRAÇOS DE PARANAPIACABA”

Desenhos da artista Teresa Saraiva. Visitação: até 26/08/2017.

10h às 18h – “O QUE VOCÊ FEZ ANTES DE CRESCER”

Exposição fotográfica edição REMIX da história da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, localizada dentro do Parque Regional da Criança (Bairro Jaçatuba, em Santo André), a partir de curadoria original do fotógrafo e diretor de fotografia Celso Cardoso. Durante a exposição será exibido o curta “Ele vem de dentro” – Mostra de Processos de Alunos 2011.

 

ESCOLA ESTADUAL SENADOR LACERDA FRANCO (Av. Fforde, 423 – Parte Baixa)

10h às 18h – FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES DE PARANAPIACABA

A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba começou em outubro de 2015, com suas edições realizadas todo segundo domingo de cada mês. Conta com a participação 50 expositores, levando até a Vila de Paranapiacaba artesanatos exclusivos, de alta qualidade, feitos com amor e carinho, para encantar turistas e moradores.

10h às 18h – VAMOS CROCHETAR! VAMOS TRICOTAR!

Serão duas passadeiras, uma de tricô e outra de crochê para quem quiser relaxar,  sentar, e acrescentar uns pontinhos. Trabalho coletivo. Com Anita Carvalho.

11h – OFICINA SAQUINHOS DE ERVAS

Confecção de sachês e saquinhos para decoração e aromatizadores. Com Joziane Libra.

14h – OFICINA AQUARELA

Após a leitura de uma das lendas da vila, os participantes irão trabalhar uma ilustração em pintura aquarelada. Com Sandra Loffreda.

 

CRUZAMENTO DA RUA FOX E AVENIDA ANTONIO FRANCISCO DE PAULA SOUZA (Parte Baixa)

16h – SUPORTAR (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Dois bailarinos se empurram e puxam, se atacam e se esquivam, conduzem e se entregam, em um jogo que destaca a dependência dos corpos. Com trilha sonora original executada ao vivo por um contrabaixista, a apresentação conta com uma coreografia que vai do gesto mais simples às quedas mais arriscadas. Com Cia Domínio Público.

 

CORETO (Avenida Antonio Olyntho – Parte Baixa)

14h – CIRCO NO BECO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)

Malabaristas apresentam ao público sua técnica circense nesta vivência em que o público interage diretamente com os artistas e pode aprender a manusear alguns equipamentos básicos de circo, como claves e bolas de malabarismo.

 

OUTROS LOCAIS

10h às 18h – CASA LÚDICA

Uma casa especialmente montada para as crianças com sala de jogos, brinquedos diversificados e um quintal das brincadeiras com cama elástica e jogos populares.

(Rua Campos Salles, 458 – Parte Baixa)

10h às 18h – FEIRA LIVRE DO VINIL

Criada em 2004 com edições mensais, proporciona aos colecionadores do Grande ABC a oportunidade de comprar, vender ou trocar seus discos de vinil (LPs), além de divulgar a cultura existente em seus sulcos, capas e encartes. Ótima oportunidade para novas amizades, bons papos e mais conhecimento sobre música e discos.

(Rua Campos Salles, 459 – Parte Baixa)

17h – SARAU DOS AMIGOS

O sarau busca resgatar as atividades que aconteciam na casa da memorialista Zélia Paralego, dona da hospedaria, antes da aquisição da Vila de Paranapiacaba pela Prefeitura de Santo André, quando ativistas culturais da vila, artistas convidados, historiadores, ferroviários e moradores participavam do Sarau dos Amigos. Com Waléria Rizzo.

(Pousada Os Memorialistas/Restaurante Estação Cavern Club, Avenida Fox, 525 – Parte Baixa)

 

IGREJA BOM JESUS DE PARANAPIACABA (Rua Rodrigues Quaresma, s/nº – Parte Alta)

14h – CORAL SALES

Apresentação sob regência de Jorge Ramos dos Santos e participação da pianista Vania dos Santos.

16h – CORO DE SANTO ANDRÉ

O repertório trabalhado pelo Coro da Cidade de Santo André mistura música sinfônica, sacra, popular, entre outras. No grupo há professores, médicos, advogados e até mesmo atletas.

 

DOMINGO (30/07)

ANTIGO MERCADO  (Avenida Rodrigues Alves, s/nº – Parte Baixa)

11h – THE VARIANTS
Apresentação com o duo de Rosana Schoeps (voz e violão) e Julio Barros (voz e violão), com releituras da música internacional, através de arranjos vocais incursionando em estilos dos anos anos 60, 70, Southern Rock, Rock, Folk, Blues e Soul.

13h – LUCAS SANTTANA: MODO AVIÃO
O cantor e compositor baiano Lucas Santtana apresenta ao público seu mais recente trabalho, o CD “Modo Avião”.

16h – DOPAMINA ROCK
O show da banda Celofane divulga seu mais recente trabalho, o EP “Dopamina Rock”, que conta com seis músicas, e completa o repertório com músicas novas que irão compor seu próximo trabalho.

18h – GOG
O renomado poeta do Rap Nacional e militante da cultura negra Genival Oliveira Gonçalves, o GOG, autor de clássicos como “Brasil com P”, “Carta à Mãe África” e “África Tática”, apresenta um repertório com nova roupagem trazendo novos elementos musicais para a sua música como o violino, por exemplo.

 

RUA DIREITA (Parte Baixa)

12h – BRASIL CHORINHO
O show de Duda Faria lança luz sobre obras tradicionais dos principais compositores brasileiros, de uma forma toda particular. No espetáculo, o público interage em alguns “choros” tradicionais entre as peças que farão parte do repertório.

15h – REGGANDO VIDAS
Apresentação da banda paulista Alma Livre, que traz em seu repertório músicas do novo CD “Deixe Brilhar”, músicas do primeiro CD “Alma Livre”, além de inéditas que estarão no próximo disco e também releituras de clássicos do reggae nacional e internacional.

18h – LANÇAMENTO DO EP XV
Show da banda Pânico X, composto por letras de contexto social. O repertório conta também com músicas de temas que abordam a questão ambiental, como na faixa “Salvem!”, do disco “A Luz”, de 2015.

 

CASA FOX (Avenida Fox, 438 – Parte Baixa)

10h às 17h – MOSTRA DE ARTE NAIF NACIONAL EM PARANAPIACABA
Exposição de obras artísticas naif de todo o Brasil. Curadoria de Enzo Ferrara.

16h – DAQUELE INSTANTE EM DIANTE
Documentário que percorre a trajetória musical do “Nego Dito” Itamar Assumpção, desde os anos da Vanguarda Paulista na década de 1980 até a sua morte aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares, que mostram sua presença antológica nos palcos e momentos de intimidade entre amigos e familiares (Rogério Velloso, São Paulo, 110 min, 2011).

16h – ARTE EM VÍDEO NO SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA LUIZ SACILOTTO
Exibição de obras em vídeo de artistas que participaram do 45° Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto. As obras serão exibidas na abertura da mostra de vídeos iconoclásticos. Vídeos que serão exibidos: “Paraíso Perdido”, Alexandre Silveira (4’15”), “O mar choveu na minha sombra espaço”, Dirnei Prates (1’15”), “Vendo mar dourado correr espaço”, Dirnei Prates (1’22”) e “Caminho a onda no céu”, Dirnei Prates (1’15”).

 

RUA FOX (Parte Baixa)

11h – TIMELINE TRIO
O grupo traz em suas composições referências ao ritmo da cultura afro-brasileira e indígena. O público poderá se conectar com as raízes da cultura brasileira através do jazz instrumental.

14h – A ILHA DESCONHECIDA
Principal eixo de pesquisa e atuação da Cia., o teatro de rua não apenas como estética teatral, mas como veículo de militância cultural visto o enorme abismo que se criou atualmente entre o público e a arte teatral, portanto, através da ocupação do espaço público pretendemos nos somar a luta pela acessibilidade, democratização e disseminação do teatro. Com Cia. Dos Náufragos.

15h – VOCÊ É SHOW
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentar e poderão se inscrever diretamente nos locais.

17h – NA CONTRAMÃO
A banda Quinta Esquina mistura vários ritmos e referências, da MPB, Funk/Soul ao Rock, criando um espetáculo totalmente original com performances que envolvem teatro, música e poesia, com melodias e letras expressivas e cativantes. Algumas das referências musicais são Los Hermanos, Arnaldo Antunes e Zeca Baleiro, entre outros.

 

MUSEU CASTELO (Caminho do Mens, s/nº – Parte Baixa)

11h – HADITHI NJOO: UM FESTIVAL DE AFROCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Momento de celebração às histórias com temática africana ou afrodiaspórica, e que utiliza linguagens variadas para interagir e encantar o público que se aproxima para apreciar e também compartilhar suas experiências e sentimentos. Com Odé Amorim.

12h – VOCÊ É SHOW
Espaço para você mostrar seu talento artístico. Os interessados terão cinco minutos para se apresentar e poderão se inscrever diretamente nos locais.

14h – LEANDRO DE ABREU
Show com técnicas e tradição para amantes e admiradores da viola caipira.

17h – LAS CANCIONES DE MERCEDES
A cantora Miryan Lopez leva ao público um pouco do trabalho de Mercedes Sosa, a voz da América Latina.

 

ITINERANTES

10h – STREET BLUES
Apresentação do Street Blues, um duo nada convencional que toca o Blues de todos os tempos.

(Saída da Garagem das Locomotivas – Plataforma do Expresso Turístico – Parte Baixa)

 

CLUBE UNIÃO LYRA SERRANO (Avenida Antonio Olyntho – Parte Baixa)

12h às 14h – PRAZER, POESIA! (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)
Passeando pelas ruas, sentada em seu balanço, num carrinho recheado de livros, a boneca Poesia conversa com o público sobre os livros que cada um conhece, de qual mais gostou, o que pretende ler. Com Cia Patética.

12h às 16h – OFICINA ESTÊNCIL – GRAVURAS COM MOLDE VAZADO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)
O artista visual Paulo Meira fará um estudo prévio da história de Paranapiacaba, levantando dados de sua flora e fauna, e oferecerá ao público estênceis prontos com imagens locais que serão usados para que cada um componha sua própria arte em papel cartão.

12h às 16h – OFICINA FLÂMULAS DE TECIDO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)
Da combinação de diferentes técnicas das artes manuais surgirá uma pequena bandeira, isto é, uma flâmula. Os participantes criarão seu próprio lema e o desenho que vai decorá-la. Para isso recorrem ao desenho à mão livre, ao estêncil aplicado sobre o algodão da bandeira e à sua criatividade. Com Ada Rovai.

12h às 16h – MEDIAÇÃO DE LEITURA (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)
Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas. Com Cia Alcina da Palavra.

12h às 16h – DISCOTECAGEM (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)
O Grupo Pardieiro já tocou nas principais casas e eventos de São Paulo, como Cine Joia e Virada Cultural, e organiza as festas Baila Baila e Pardieiro. Suas influências são a música popular brasileira e latino-americana.

12h às 16h – OFICINA HOMEM NA AGULHA (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)
Neste encontro, homens e mulheres de todas as idades aprendem os pontos básicos do tricô e do crochê. O ato coletivo de tricotar ou crochetar se revela uma atividade terapêutica e criativa e quebra preconceitos. Com Thiago Rezende.

18h – CONCERTO COM A OSSA
No ano de 1987, o projeto pioneiro de criação da Orquestra Sinfônica de Santo André foi implantado. Desde então, a OSSA comprova ser um organismo de divulgação e irradiação de cultura importantíssimo para Santo André e toda a região.

 

BIBLIOTECA DE PARANAPIACABA – CASA DA CULTURA (Avenida Rodrigues Alves, 472 – Parte Baixa)

10h – ANIMAÇÃO INFANTIL
Exibição do filme “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes”.

10h às 16h – FESTIVAL DO MINUTO
Exibição de curtas na janela da Biblioteca.

10h às 18h – EXPOSIÇÃO “TRAÇOS DE PARANAPIACABA”
Desenhos da artista Teresa Saraiva. Visitação: até 26/08/2017.

10h às 18h – “O QUE VOCÊ FEZ ANTES DE CRESCER”
Exposição fotográfica edição REMIX da história da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) Aron Feldman, localizada dentro do Parque Regional da Criança (Bairro Jaçatuba, em Santo André), a partir de curadoria original do fotógrafo e diretor de fotografia Celso Cardoso. Durante a exposição será exibido o curta “Ele vem de dentro” – Mostra de Processos de Alunos 2011.

14h – MISTÉRIOS DA VILA
Lançamento oficial do livro de suspense “Mistérios da Vila”, o primeiro original de Carol London, baseado na cultura e lendas urbanas de Paranapiacaba.

15h – OFICINA DE BONECOS COM MATERIAIS RECICLADOS
Com artista Celso Ohi.

 

CRUZAMENTO DA RUA FOX E AVENIDA ANTONIO FRANCISCO DE PAULA SOUZA (Parte Baixa)

16h – MUSTACHE E OS APACHES (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)
Os cinco músicos iniciaram sua trajetória pelas ruas de São Paulo com banjos, bandolins, percussão e washboard. Suas composições de Folk e Bluegrass apontam múltiplas influências, de arranjos do Leste Europeu à música nordestina e gaúcha. A banda exibe um quê de psicodelia com toques de Vaudeville.

 

ESCOLA ESTADUAL SENADOR LACERDA FRANCO (Av. Fforde, 423 – Parte Baixa)

10h às 18h – FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES DE PARANAPIACABA
A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba começou em outubro de 2015, com suas edições realizadas todo segundo domingo de cada mês. Conta com a participação 50 expositores, levando até a Vila de Paranapiacaba artesanatos exclusivos, de alta qualidade, feitos com amor e carinho, para encantar turistas e moradores.

10h às 18h – VAMOS CROCHETAR! VAMOS TRICOTAR! (PROGRAMAÇÃO FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES)
Serão duas passadeiras, uma de tricô e outra de crochê para quem quiser relaxar, sentar, e acrescentar uns pontinhos. Trabalho coletivo. Com Anita Carvalho.

11h – OFICINA ORIGAMI (PROGRAMAÇÃO FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES)
Arte secular e tradicional japonesa, consiste em formar figuras dobrando papel. Com Denise Godoy Arashiro.

14h – OFICINA BONECA DE PANO (PROGRAMAÇÃO FEIRA DE ARTES E ANTIGUIDADES)
Produção de uma boneca utilizando fuxicos, tecido, lã e cadarço. Simplicidade, arte e economia. Com Elidy Moreira da Silva.

15h – GATOS DA NOITE: ROCK AND ROLL & ROCKABILLY
Show de qualidade nos estilos Rock and Roll Clássico e Rockabilly, para proporcionar entretenimento e dança aos visitantes e moradores de Paranapiacaba.

17h – CALANGO BRABO
A proposta musical da banda Calango Brabo foi idealizada pelo vocalista e guitarrista Daniel Ruberti ao fundir sua linguagem técnica nas guitarras com elementos da música regional brasileira, originando uma nova concepção sonora.


CORETO (Avenida Antonio Olyntho – Parte Baixa)

13h – SERRA DOS MEUS SONHOS DOURADOS: O SAMBA DO MORRO DA SERRINHA AO ALTO DA SERRA
Roda de Samba com grupo Glória ao Samba de uma hora e meia de duração. Será utilizada instrumentação antiga, com encourados e muitos deles feitos pelos próprios integrantes buscando a sonoridade de outrora, sem amplificação de som e com coro de vozes como o samba era realizado antigamente.

14h – CIRCO NO BECO (PROGRAMAÇÃO SESC SANTO ANDRÉ)
Malabaristas apresentam ao público sua técnica circense nesta vivência em que o público interage diretamente com os artistas e pode aprender a manusear alguns equipamentos básicos de circo, como claves e bolas de malabarismo.

 

OUTROS LOCAIS

10h às 18h – CASA LÚDICA
Uma casa especialmente montada para as crianças com sala de jogos, brinquedos diversificados e um quintal das brincadeiras com cama elástica e jogos populares.

(Rua Campos Salles, 458 – Parte Baixa)

10h às 18h – FEIRA LIVRE DO VINIL
Criada em 2004 com edições mensais, proporciona aos colecionadores do Grande ABC a oportunidade de comprar, vender ou trocar seus discos de vinil (LPs), além de divulgar a cultura existente em seus sulcos, capas e encartes. Ótima oportunidade para novas amizades, bons papos e mais conhecimento sobre música e discos.

(Rua Campos Salles, 459 – Parte Baixa)

10h às 18h – CASA DE TERAPIAS HOLÍSTICAS CASA DA BRUXA
A Casa de Bruxa traz ao FIP uma experiência única, oferecida pelos seus melhores terapeutas que realizarão aplicações de Reiki, Cromoterapia, Cristaloterapia, Massagem, Reequilíbrio da Montanha, Radiestesia, Mesa Cósmica. Os procedimentos visam a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Realização: Equipe de Terapeutas Casa de Bruxa – Santo André

(Rua Campos Salles, 462 – Parte Baixa)

Site oficial do FIP: www.santoandre.sp.gov.br/fip

Leia também:

Prefeitura anuncia retomada do Festival do Chocolate e garante que será a versão mais “enxuta” do evento

Compartilhar: