ABCSociedade

Cidades do ABC têm atrações variadas para o Natal

Abertura Grande Vila de Natal Chico Mendes e Túnel de Luz - Secult - 26 novembro 2022 (71)

Programação em Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá conta com vilas natalinas,  veículos decorados e iluminados, além de shows e ações solidárias 

Além das luzes e da decoração já tradicional, cidades do ABC vêm apostando em uma série de atrações para proporcionar diversão e emoção ao público neste final de ano. As prefeituras de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá investiram em programações especiais, que incluem espaços temáticos, tecnologia com direito a “neve”, patinação no gelo, shows de nomes como Ivan LinsJão e Ira!, além de iniciativas voltadas à solidariedade, em benefício das famílias em situação de vulnerabilidade social. No caso de Diadema e Mauá, a programação natalina se mistura com a de aniversário das cidades, ambos comemorados no dia 08.

Santo André

A Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, lançou o Natal Solidário 2022. que vai até o dia 23 deste mês e conta com diversos eventos e atividades para os munícipes entrarem no clima natalino. Com o tema “Doar é um Ato de Amor”, as atrações irão arrecadar, de forma voluntária, alimentos não perecíveis.

Inicialmente programada para este sábado (03), no Paço Municipal, a abertura da programação foi transferida para este domingo (04), a partir das 18h, em virtude das chuvas na região. Serão inauguradas a iluminação da Árvore de Natal, o Ursolino de dez metros de altura e uma das novidades deste ano: a pista de patinação no gelo. Durante a inauguração também está prevista a chegada do Papai Noel.

“Estes eventos são feitos para a população de Santo André, com a colaboração da iniciativa privada, e têm como foco um trabalho feito diretamente para as pessoas. Neste ano iniciaremos a programação no Paço Municipal, com este diferencial que é a pista de patinação no gelo”, destaca a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra. A pista de patinação no gelo será aberta para adultos e crianças e necessitará de inscrição prévia no site do Natal Solidário, além da doação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa.

Um dos destaques da programação é a Feira do Natal Solidário, marcada para os dias 09, 10 e 11 de dezembro, no Paço Municipal. Na sexta (09), das 18h às 22h, o evento terá show da Banda Ira!, a partir das 20h. No sábado (10) e no domingo (11), das 12h às 22h, apresentação das bandas Ouro Preto (Capital Inicial Cover), Coldplayes (Coldplay Cover) e Hey Jude (Beatles Cover).

A festa contará também com beer e food trucks, cenografia e efeitos especiais. A entrada será a doação voluntária de 2 kg de alimentos. Com 44 entidades sociais envolvidas, o evento seguirá todos os protocolos de segurança e higiene contra a Covid-19 e trará também espaço pet, brinquedos infláveis e outra novidade: a Fábrica de Ursolinos, onde as crianças poderão confeccionar e levar para casa miniaturas do mascote do Fundo Social de Solidariedade.

1 - Lançamento Natal Solidário 2022 - Foto - Angelo Baima_PSA (9)

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra, e o prefeito Paulo Serra no lançamento do Natal Solidário (Foto: Angelo Baima/PSA)

“A gente faz tudo isso com uma visão solidária, para arrecadar e ajudar quem mais precisa. Além da solidariedade, as pessoas podem ter acesso a cultura, lazer e diversão. Tudo isso integra o conceito que nós temos na cidade de qualidade de vida, e vamos ter um final de ano muito feliz, de muita luz e de muita solidariedade”, afirma o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Já neste domingo (04) será realizado, no Paço Municipal, o Festival Multicultural de Natal, organizado pelo projeto Santo André de Múltiplos Tons. Haverá uma grande variedade de empreendedores da área de artesanato, gastronomia gourmet, moda, produtos naturais, food trucks, entre outros segmentos da economia criativa de Santo André e região, além de atividades recreativas do Departamento de Lazer e atrações musicais.

No dia 17 (sábado), o Parque Central será palco de uma série de atrações. A Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) e a banda Elton John Diamonds se apresentarão às 11h, no concerto Elton John Sinfônico. Na mesma data, o local receberá o Cinema no Parque e mais uma edição do Festival Multicultural.

A programação ainda traz de volta a Vila de Natal, no Parque Celso Daniel, a Vila das Luzes – em formato drive-thru -, no Parque Central, e o Trenó Natalino, com roteiro itinerante por toda a cidade.

São Caetano

Criança se diverte e posa com Papai Noel durante a abertura da Grande Vila de Natal e Túnel de Luzes, no Chico Mendes (Foto: Letícia Teixeira/PMSCS)

Neste ano, a população de São Caetano do Sul ganhou uma Grande Vila de Natal, no Espaço Verde Chico Mendes. O espaço, inaugurado em 26 de novembro pela Prefeitura, conta com dez casinhas de madeira com decorações natalinas. Também foi instalado um túnel de luzes de 40 metros.

“Está lindo, maravilhoso. Traz muitas memórias da infância e resgata o espírito natalino, que é tão importante repassarmos às crianças”, comenta a bancária Sheyla Mendes da Silva, que compareceu ao local com o marido, Rodrigo, e a pequena Yasmin, de 5 anos.

Além das dez casinhas decoradas na Grande Vila de Natal, no Chico Mendes, cinco bairros ganharam mini vilas natalinas, com duas casinhas em cada uma delas, localizadas na rua Visconde de Inhaúma, 673 (Bairro Nova Gerty); na Praça Maria Salete Bento Cicaroni (Bairro Santa Maria); no Parque Municipal Província de Treviso (Bairro Fundação); na rua Oriente, 501 (Bairro Barcelona); e na rua Santa Catarina (Centro).

“Faço o convite para que a população compareça, fazendo fortalecer em cada um de nós os bons sentimentos de fraternidade, respeito e amor ao próximo, não apenas no Natal, mas no ano todo”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

IMG_010

Câmara de São Caetano traz “neve” para a cidade e abre a sua programação de Natal (Foto: Divulgação)

Já a Câmara Municipal inaugurou sua decoração de Natal para o ano de 2022, comemorando a chegada do Papai Noel e trazendo “neve” para a cidade. A inauguração contou com a apresentação do Trio de Jazz da Fundação das Artes, com o Show Christmas Jazz.

A programação inclui projeção de luzes na fachada do prédio do Legislativo e decoração natalina na Praça dos Estudantes. As crianças poderão conhecer o Papai Noel até o dia 23 de dezembro, das 18h às 22h, durante a semana, e das 17h às 22h30 aos finais de semana. O show de neve acontece a cada meia hora.

Outros destaques pela cidade são o caminhão temático e o ônibus decorado com 3 mil lâmpadas externas (nas linhas municipais 02 Circular Gerty, 03 Circular Barcelona e 06 Nova Gerty, sempre das 18h30 à 0h30), além de diversas apresentações artísticas, incluindo show do cantor Ivan Lins. Confira a programação preparada pela Prefeitura:

  • 03 e 04/12, às 18h30
    Feira do Leste Europeu – Espaço Verde Chico Mendes
  • 09/12, às 18h30
    Inauguração da Árvore de Natal – Praça dos Imigrantes.
  • 17/12, das 8h às 12h
    Natal Solidário do Fundo Social de Solidariedade – Estádio Municipal Anacleto Campanella
  • 21/12, às 20h
    Show de Ivan Lins e artistas da cidade – Espaço Verde Chico Mendes
  • 22/12, às 10h
    Missa de Natal – Paço Municipal

Diadema

O aniversário da cidade, no próximo dia 08, e a chegada do Natal, no dia 25, são motivos para uma celebração com muita música, cultura e alegria na cidade. O Festival de Natal de Diadema traz para a Praça da Moça artistas locais e nomes consagrados da música brasileira, dos mais diferentes estilos, garantindo diversão para todos os gostos. Os shows começaram nesta sexta (02), Dia Nacional do Samba, tendo como atração principal o cantor Diogo Nogueira.

Festival_Natal_2021_Dino_Santos

Festival de Natal de Diadema traz programação variada de shows na Praça da Moça; atividades incluem celebração do aniversário da cidade (Foto: Dino Santos/PMD)

Do gospel ao forró, do rock nacional que surgiu nos anos 80 ao cenário atual, passando pelo rap, samba e infantil, ninguém vai ficar parado. Durante a semana, os shows começam às 18h. Aos finais de semana, a festa começa mais cedo, a partir das 16h. Barracas da economia solidária estarão na Praça da Moça com opções de comidas e bebidas.

Neste sábado (03), a dupla Palavra Cantada encanta as famílias com suas músicas infantis, no show que faz parte do encerramento do Circuito de Educação, atividade anual de exposição dos projetos desenvolvidos em toda a rede municipal de ensino. Já no domingo (04), a Lira Musical de Diadema retoma as suas apresentações e a Orquestra Sinfônica de Heliópolis também se apresenta ao público.

Ao longo de todo o mês, até o dia 18, haverá ainda shows dos artistas Lauana Prado, Ana Cacimba, Rael, Ton Carfi, Frank Aguiar, Raíces de América, Ira!, Di Ferrero, Mastruz com Leite, DJ Puff, entre outros. “Principalmente depois da Covid-19, estamos caminhando para um final de ano mais festivo, claro, respeitando os protocolos sanitários com relação aos cuidados com a pandemia, que está longe de acabar”, explica o secretário de Cultura de Diadema, Deivid Couto.

No dia 08 de dezembro, aniversário de 63 anos de Diadema, o cantor Jão, fenômeno pop que tem arrastado multidões em seus shows, sobe ao palco da Praça da Moça. Para todas as atividades a entrada é gratuita, mas é solicitado, a quem puder, doar um quilo de alimento não perecível para colaborar com os programas de combate à fome no município. A praça também recebe a Vila de Natal, com decoração para o registro de muitas fotos das famílias que participarem do evento.

“Além de uma programação muito diversificada e para públicos variados, nossa Vila de Natal traz toda a magia e encanto que a data merece. Contamos com a presença da população da nossa querida cidade de Diadema e quem vier nos prestigiar. Temos a convicção que serão noites de muita alegria e confraternização”, completa o secretário de Cultura.

Programação do Festival de Natal de Diadema:

  • 03/12, a partir das 16h
    Palavra Cantada, Grupo Dy Primeira
  • 04/12, a partir das 16h
    Lira Musical de Diadema, Orquestra Sinfônica de Heliópolis
  • 06/12, a partir das 18h
    Cirandança
  • 07/12, a partir das 18h
    Batalha da Cidade-MC, Ô Cálice, 3K Volts, Guetto R, LokomotivaK36
  • 08/12, a partir das 18h (aniversário de Diadema)
    Jão
  • 09/12, a partir das 18h
    Violeiros de Diadema, Lauana Prado
  • 10/12, a partir das 16h
    On Fire Hip Hop, Ana Cacimba, Meio Desligados, Rael
  • 11/12, a partir das 16h
    Ton Carfi, Gaviões do Nordeste, Trio Forró Pesado, Frank Aguiar
  • 13/12, a partir das 18h
    Tata Lima e Grupo Nosso Samba, Batuque Saiu da Cozinha, Vanessa Reis e Batuques Lá de Casa
  • 14/12, a partir das 18h
    DJ Puffe, DJ Gaby, DJ Filé, DJ Frois, DJ Scott
  • 15/12, a partir das 18h
    Punk & Raça Reggae, Saldanha Rolim, Raíces de América,
  • 16/12, a partir das 18h
    Don Ernesto, Kandahara, Ira!
  • 17/12, a partir das 16h
    Banda Sex Chopp, Levi Cintra, Di Ferrero
  • 18/12, a partir das 16h
    Forró Konsiderado, Rafael Baladeiro, Mastruz com Leite

Mauá

A Prefeitura de Mauá lançou a campanha “Natal Solidário”. A ação é capitaneada pelo Fundo Social de Solidariedade e tem o objetivo de arrecadar brinquedos novos ou em bom estado para doar a crianças cujas famílias estão em situação de vulnerabilidade social.

Os munícipes interessados em colaborar podem fazer as doações diretamente no Paço Municipal, nas secretarias de Saúde e de Assistência Social, nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), no CEMMA – Centro de Especialidades Médicas de Mauá (avenida da Saudade, 396, Jardim Pilar), no CRSMCA – Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (rua Luiz Lacava, 229, Vila Bocaina) e no Shopping Popular (rua Américo Perrella, esquina com a rua do Comércio, Centro).

Dentro da série de atividades para celebrar o aniversário de 68 anos de Mauá, pela primeira vez foi montada uma Vila Natalina no município, que fica no Parque da Juventude e será aberta neste sábado (03), às 18h. O parque foi todo preparado com decoração e iluminação especial, que poderão ser vistas até o dia 06 de janeiro de 2023.

Entre os dias 08 e 11 de dezembro, no estacionamento de funcionários do Paço Municipal, grandes shows prometem divertir a população: Xande de Pilares (dia 08), Marcos & Belutti (dia 09), Diogo Nogueira (dia 10) e Falamansa (dia 11). A entrada para cada dia de evento será 1kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade. A Festa de Aniversário de Mauá contará também com apresentações de artistas locais, além de barracas de comidas, bebidas e food trucks.

Leia também:

São Caetano ganha a mais moderna loja do grupo Assaí Atacadista

COMPARTILHAR: