ABCPolíticaVídeos

Auricchio presta contas do primeiro semestre em evento com mais de 1.500 pessoas em São Caetano

29062022 Prestacao de Contas-86

Prefeito detalhou ações, projetos e desafios, o que inclui o risco de desequilíbrio nas contas públicas em razão de dívidas contraídas pelo município em 2015 e 2016 junto à CPTM e ao INSS

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), reuniu mais de 1.500 pessoas, nesta quarta-feira (29), para a prestação de contas dos primeiros seis meses de seu quarto mandato à frente da Prefeitura. No evento, realizado no Buffet Samyr, no Bairro Barcelona, o chefe do Executivo detalhou as principais ações realizadas no período, especialmente obras, programas e serviços que conduzem a cidade para a retomada social e econômica, cumprindo os projetos inseridos em seu plano de governo.

Auricchio abordou a alegria dos reencontros e os desafios de cumprir quatro anos de governo em três – após imbróglio judicial que só lhe permitiu tomar posse nos últimos dias de 2021. O atual cenário, segundo o prefeito, tem dois agravantes: o ciclo formado pela piora intensa dos indicadores socioeconômicos e pelo agravamento das vulnerabilidades sociais (especialmente pela pandemia e pela guerra na Ucrânia); e o risco iminente de desequilíbrio fiscal e financeiro por conta de dívidas contraídas pela Prefeitura nos anos de 2015 e 2016 junto à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), cujos valores somados ultrapassam os R$ 270 milhões. “É capaz de comprometer os investimentos da Prefeitura por no mínimo duas décadas. É uma bomba fiscal, que estamos tentando desarmar na Justiça.”

29062022 Prestacao de Contas-91

Secretários do governo, vereadores, autoridades locais e sociedade sul-caetanense prestigiaram o evento de prestação de contas em buffet da cidade

Para vencer os desafios, o prefeito apresentou as respostas locais nas áreas social, econômica, educacional e de saúde, que passam pelo fomento ao terceiro setor e intervenções diretas junto a quem mais precisa; a preservação e indução ao emprego e renda; o Programa de Retomada da Educação (com quatro pilares); e de reorganização dos atendimentos na Saúde (com o ProSaúde Fila Zero), respectivamente. “Ninguém pode ficar para trás”, ressaltou Auricchio.

O cenário de esperança é reforçado com as entregas a curto prazo, dentro do calendário de aniversário do município, que completa 145 anos de fundação no próximo dia 28 de julho. Dentre as obras prestes a serem finalizadas estão o novo Parque Matarazzo e o CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade, no Bairro Fundação; o Atende Fácil Saúde, na avenida Goiás, e o Complexo Educacional do Bairro Santa Maria, com duas unidades escolares.

Auricchio também traçou um planejamento estratégico para o futuro, com mais uma série de obras e ações macro para São Caetano seguir avançando, com qualificação profissional e educacional, geração de emprego e renda e qualidade de vida. “Estamos construindo uma cidade para as pessoas: segura, assistencial, com lazer e urbanisticamente acolhedora”, assegurou.

Confira os principais pontos do planejamento estratégico:

  1. Pronto-Cardio São Caetano
  2. Complexo Educacional do Bairro Mauá
  3. Novo Parque Tamoyo e prolongamento do Parque Linear da Kennedy
  4. Implantação de modal cicloviário, interligando bairros ao Centro da cidade e aos terminais rodoviário e ferroviário
  5. Construção de três novas USF’s (Unidades de Saúde da Família), no Centro e nos bairros Santo Antônio e Nova Gerty
  6. Novo CISE (Centro Integrado de Saúde e Educação) da Terceira Idade no Bairro Nova Gerty
  7. Implantação de três novas escolas de educação infantil
  8. Múltiplas obras de drenagem – combate às enchentes com novas galerias e futuro piscinão do Bairro Fundação
  9. Requalificação do Centro da cidade (Novo Centro)
  10. Ampliação do contingente da GCM e investimentos em tecnologia de segurança
  11. Projeto ReFundação
  12. Construção do novo Viaduto Independência

Confira a entrevista do prefeito José Auricchio Júnior e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade ao #BLOGDOBAENATV:

(Fotos: Eric Romero / PMSCS)

Leia também:

Consórcio ABC destrava projetos e região recebe quase R$ 2 bi de investimentos do Estado

 

 

 

COMPARTILHAR: