Prefeitura estima imunizar mais de 25 mil pessoas do grupo prioritário
Em meio à pandemia do coronavírus (COVID-19), a Campanha de Nacional de Vacinação contra a Gripe foi antecipada e começa nesta segunda-feira (23). Nesta primeira etapa, deverão ser vacinados apenas idosos a partir de 60 anos e os profissionais da saúde (grupos de risco).
Por conta do plano de contingenciamento para controle de disseminação da COVID-19 no município, a vacinação será realizada em 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também no Centro de Apoio ao Idoso, no Km 18. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, estima imunizar mais de 25 mil pessoas desse grupo prioritário e está organizando o atendimento para evitar aglomerações.
As UBSs da Vila dos Remédios, do Jardim Aliança, do Portal D’Oeste, Quitaúna, da Vila da Justiça/Conceição e do Novo Osasco não realizarão atendimento para vacinação. Essas unidades estão destinadas para o atendimento exclusivo de pessoas com sintomas respiratórios leves e de casos suspeitos do novo coronavírus.
As demais unidades realizarão a vacinação normalmente para o público de risco, das 08h às 17h. Idosos a partir de 60 anos terão ainda como opção o Centro de Apoio ao Idoso Padre Rafael Bussatto (Rua José Pedro Filho, 33, Km 18).
É importante lembrar que, segundo o Ministério de Saúde, a vacina da gripe não protege contra o coronavírus, mas é fundamental para evitar mortes e vai ajudar os médicos a descartar a influenza em pessoas imunizadas.
Locais (apresentar documento de identidade e carteira de vacinação):
Santo Antônio – UBS Maria Pia de Oliveira
Jardim Veloso – UBS Vasco da Rocha Leão
Metalúrgicos – UBS Guilhermina de Nóbrega Abreu
Olaria – UBS Irmã Águeda Maria Jaime
Santa Maria – UBS José Meneses Alves
Padroeira – UBS Getulino José Dias
Palmares – UBS Maria do Socorro Bezerra Patrício
Jardim Roberto – UBS Luciano Rodrigues Costa
Jardim das Flores – UBS Maria Gatti Giglio
Cidade das Flores – UBS Neide Alves da Silva
Vila Isabel – UBS Anunciata de Lúcia
Jd. D’Abril – UBS Laurinda Rodolfo Rubo
Vila Yara – UBS Oduvaldo Maglio
Jaguaribe – UBS Carolina Maria de Jesus
Presidente Altino – UBS Santa Gema Galgani
Cipava – UBS José Guimarães de Abreu
Bela Vista – UBS Santa Maria Goretti
Vila Yolanda – UBS José Francisco Rezende
Helena Maria – UBS Sílvio João Luiz de Lúcia
Munhoz I – UBS Raimunda Cavalcante de Souza
Munhoz II – UBS Emília Cosme Cerqueira
Piratininga – UBS José Hilário dos Santos
Rochdalle – UBS Helena Marrey
Ayrosa I – UBS Darcy Alves Evangelista Robalinho
Ayrosa II – UBS Otacílio Firmino Lopes
D’Ávila – UBS Carmeno Naghy
Baronesa – UBS José Sabino Ferreira
Três Montanhas – UBS Dr. Adauto Ribeiro
Vila Menck – UBS Vila Menck
Centro de Apoio ao Idoso Padre Rafael Bussatto (Km 18)
Próximas etapas
A segunda etapa de vacinação será no dia 16 de abril e atenderá professores de escolas públicas e privadas e profissionais de segurança e salvamento, que poderão procurar as UBSs. Já no dia 09 de maio será realizada a terceira e última fase da campanha para o público infantil, que será atendido no Centro de Referência Edmundo Campanha Burjato, no Cipava. Gestantes e puérperas serão atendidas na Maternidade Amador Aguiar, no Piratininga. Os demais grupos nas 29 UBSs disponíveis.
Atualização às 17h55: Devido à alta procura e aglomerações de idosos nas filas, faltou vacina da gripe em 18 cidades da Grande São Paulo – e em 403 municipios do Estado. Entre as cidades que tiveram que interromper a vacinação estão Osasco, Guarulhos, Mauá, Diadema e São Bernardo do Campo. A Secretaria Estadual de Saúde – que repassa vacinas recebidas do governo federal – diz que vai entregar novas doses para os municípios até terça (24).
(Foto: Serginho Gobatti / PMO)
Leia também:
COVID-19 não é transmitida por cachorros e gatos