Avançam as conversas para a implantação de novos serviços no antigo Hospital São Caetano
Estudos e discussões estão em andamento para que o antigo Hospital São Caetano passe a funcionar integralmente como Hospital Universitário USCS. A Universidade de São Caetano do Sul já tem permissão de uso, via convênio com a Prefeitura Municipal, mas atualmente o espaço é ocupado apenas para atendimentos ambulatoriais e pelo Centro de Pesquisa Clínica da instituição acadêmica – onde são feitos testes de vacinas, por exemplo. Leandro Prearo, reitor da universidade, e Regina Maura Zetone, secretária de Saúde do município, estão em tratativas com representantes da iniciativa privada e de entidades filantrópicas. Os dois já realizaram visita técnica no prédio e as novidades referentes à implantação de novos serviços (e consequente ampliação da assistência prestada) devem ser anunciadas em breve. “A ideia é, sim, colocar o local de novo em funcionamento, em sua totalidade, como hospital geral. Existe essa possibilidade de parcerias junto com a USCS”, antecipou Regina. Assista trecho de entrevista ao Blog do Baena TV com a secretária de Saúde, além de Prearo e do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), sobre o assunto:
Fortalecimento
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (25), do Seminário “Indústria Forte – País Forte”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na Capital. O evento em homenagem ao Dia da Indústria contou com participações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB); do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; e do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD). O presidente Lula defendeu que uma indústria forte depende de “trabalhadores fortes, ganhando salário justo e podendo ser consumidor daquilo que produz”. O Consórcio ABC foi representado no evento pelo presidente e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT); pelo vice-presidente e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT); pelo secretário-executivo, Mário Reali; e pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Joel Fonseca. “É fundamental estarmos de mãos dadas para o fortalecimento do nosso País e da nossa região, conhecida como o berço da industrialização brasileira”, afirmou Oliveira.
Top
As votações para o Prêmio Top Destinos Turísticos, que terminariam nesta sexta-feira (26), foram prorrogadas até domingo (28). Os municípios da Baixada Santista vêm se mobilizando em suas redes sociais oficiais para angariar apoio nesta reta final de votação popular para a definição dos três finalistas em cada categoria (a escolha dos vencedores caberá a júri especializado). Confira em que categorias as cidades da região concorrem: Bertioga (Turismo Cultural; Ecoturismo; Turismo Náutico), Cubatão (Turismo de Pesca; Ecoturismo; Turismo de Estudos e Intercâmbio), Guarujá (Turismo de Sol e Praia; Ecoturismo; Turismo Náutico), Itanhaém (Turismo Religioso; Turismo Náutico; Turismo Cultural), Mongaguá (Turismo Religioso; Turismo de Pesca), Peruíbe (Turismo de Sol e Praia; Ecoturismo; Turismo de Pesca), Praia Grande (Turismo de Sol e Praia; Turismo de Esportes; Turismo Cultural); Santos (Turismo Cultural; Turismo de Negócios e Eventos), São Vicente (Turismo de Compras; Turismo de Esportes).
Relevância
“O município está se levantando e esse prêmio irá nos proporcionar muito prestígio. Estamos realizando diversos investimentos no comércio e trazendo muitos projetos voltados ao esporte. Tudo isso para que a cidade cresça e prospere ainda mais”, comenta o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos). Em sua quinta edição, o Prêmio Top Destinos Turísticos se tornou cobiçado por ter se tornado uma espécie de selo de excelência às cidades que concentram investimentos no turismo e tem o setor como potencial gerador de riquezas. Santos, por exemplo, já recebeu o prêmio três vezes e busca o tetra em 2023. Cidades do Litoral Norte, do Interior e da Grande São Paulo também estão no páreo.
Empregos na Construção Civil
Os atuais nove prédios da Patriani em obras no ABC representam um acréscimo de 240 novos postos de trabalho na construção civil, uma alta de 41% nas contratações. Somente na região, a construtora já entregou 14 edifícios, o que equivale a 900 unidades. As três próximas entregas ocorrerão em Santo André, onde a empresa está lançando um novo empreendimento no mercado: o Splendor Patriani, no bairro Jardim. Confira entrevista do CEO Bruno Patriani ao Blog do Baena TV. Aqui.
Rápidas do ABC
O Parque Central, em Santo André, recebe neste domingo (28) a quinta edição do ano da feira de adoção “Eu Amo, Eu Adoto”. O evento será realizado na tenda azul, das 10h às 15h, e vai reunir mais de 130 animais de todas as idades e tamanhos, resgatados por protetoras e tutelados pela Gerência de Controle de Zoonoses.
E o Cine Theatro Carlos Gomes recebe a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) no sábado (27), às 19h30, e no domingo (28), às 11h, com participação da solista Betina Stegmann ao violino e regência do maestro Abel Rocha e do regente assistente Felipe Gadioli. O programa explora culturas populares por meio da linguagem da música de concerto. Gratuito.
O Fundo Social de Solidariedade de São Caetano iniciou na quarta-feira (24) a Campanha do Agasalho 2023, com 79 pontos de coleta por toda a cidade. As doações podem ser feitas até o dia 14 de junho. Toda a arrecadação será destinada às ações assistenciais do Fundo Social.
Rápidas da Baixada Santista
O Iate Clube de Santos (ICS), situado em Guarujá, realiza a 2ª etapa da Copa ICS de Regatas neste sábado (28). Os veleiros sairão do píer do Iate as 11h e a largada está prevista para as 12h nas proximidades da Ponta Grossa, na barra do Porto. A disputa tem apoio da Prefeitura de Guarujá.
Idealizado pelo Sebrae, com apoio do Parque Tecnológico e da Prefeitura de Santos, o Startup Day, em sua nona edição, será realizado neste sábado (27), na Modal GR, no Centro, das 14h às 17h30. O evento, que ocorre simultaneamente em 108 cidades do País, tem o objetivo de promover a troca de experiências, produzir e compartilhar conhecimento, gerar inovação e fomentar novos negócios na área de tecnologia.
O Mercado de Peixes de Santos realiza, de 30 de maio até 18 de junho, mais uma edição do Festival do Camarão, com a promessa de preços mais acessíveis. O evento, organizado pelos permissionários dos 20 boxes do mercado, na Ponta da Praia, terá camarões a partir de R$ 25,99. Estarão à venda espécies como sete barbas, rosa, cinza, pistola, entre outras.
Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br