Coluna do BaenaVídeos

Avançam as conversas para a implantação de novos serviços no antigo Hospital São Caetano

regina maura e leandro prearo

Estudos e discussões estão em andamento para que o antigo Hospital São Caetano passe a funcionar integralmente como Hospital Universitário USCS. A Universidade de São Caetano do Sul já tem permissão de uso, via convênio com a Prefeitura Municipal, mas atualmente o espaço é ocupado apenas para atendimentos ambulatoriais e pelo Centro de Pesquisa Clínica da instituição acadêmica – onde são feitos testes de vacinas, por exemplo. Leandro Prearo, reitor da universidade, e Regina Maura Zetone, secretária de Saúde do município, estão em tratativas com representantes da iniciativa privada e de entidades filantrópicas. Os dois já realizaram visita técnica no prédio e as novidades referentes à implantação de novos serviços (e consequente ampliação da assistência prestada) devem ser anunciadas em breve. “A ideia é, sim, colocar o local de novo em funcionamento, em sua totalidade, como hospital geral. Existe essa possibilidade de parcerias junto com a USCS”, antecipou Regina. Assista trecho de entrevista ao Blog do Baena TV com a secretária de Saúde, além de Prearo e do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), sobre o assunto:

Fortalecimento

Lula na Fiesp

Consórcio ABC participa de debate com a presença de Lula sobre o fortalecimento da indústria (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (25), do Seminário “Indústria Forte – País Forte”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) na Capital. O evento em homenagem ao Dia da Indústria contou com participações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB); do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante; e do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD). O presidente Lula defendeu que uma indústria forte depende de “trabalhadores fortes, ganhando salário justo e podendo ser consumidor daquilo que produz”. O Consórcio ABC foi representado no evento pelo presidente e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT); pelo vice-presidente e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT); pelo secretário-executivo, Mário Reali; e pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Joel Fonseca. “É fundamental estarmos de mãos dadas para o fortalecimento do nosso País e da nossa região, conhecida como o berço da industrialização brasileira”, afirmou Oliveira.

Top 

parque-roberto-mario-santini-santos

Cidades da Baixada Santista se empenham para conquistar votos no Prêmio Top Destinos Turísticos; Santos busca o tetra

As votações para o Prêmio Top Destinos Turísticos, que terminariam nesta sexta-feira (26), foram prorrogadas até domingo (28). Os municípios da Baixada Santista vêm se mobilizando em suas redes sociais oficiais para angariar apoio nesta reta final de votação popular para a definição dos três finalistas em cada categoria (a escolha dos vencedores caberá a júri especializado). Confira em que categorias as cidades da região concorrem: Bertioga (Turismo Cultural; Ecoturismo; Turismo Náutico), Cubatão (Turismo de Pesca; Ecoturismo; Turismo de Estudos e Intercâmbio), Guarujá (Turismo de Sol e Praia; Ecoturismo; Turismo Náutico), Itanhaém (Turismo Religioso; Turismo Náutico; Turismo Cultural), Mongaguá (Turismo Religioso; Turismo de Pesca), Peruíbe (Turismo de Sol e Praia; Ecoturismo; Turismo de Pesca), Praia Grande (Turismo de Sol e Praia; Turismo de Esportes; Turismo Cultural); Santos (Turismo Cultural; Turismo de Negócios e Eventos), São Vicente (Turismo de Compras; Turismo de Esportes).

Relevância

“O município está se levantando e esse prêmio irá nos proporcionar muito prestígio. Estamos realizando diversos investimentos no comércio e trazendo muitos projetos voltados ao esporte. Tudo isso para que a cidade cresça e prospere ainda mais”, comenta o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Podemos). Em sua quinta edição, o Prêmio Top Destinos Turísticos se tornou cobiçado por ter se tornado uma espécie de selo de excelência às cidades que concentram investimentos no turismo e tem o setor como potencial gerador de riquezas. Santos, por exemplo, já recebeu o prêmio três vezes e busca o tetra em 2023. Cidades do Litoral Norte, do Interior e da Grande São Paulo também estão no páreo.

Empregos na Construção Civil

orion patriani obras

Com nove prédios em obras no ABC, Patriani tem alta de 41% na geração de empregos

Os atuais nove prédios da Patriani em obras no ABC representam um acréscimo de 240 novos postos de trabalho na construção civil, uma alta de 41% nas contratações. Somente na região, a construtora já entregou 14 edifícios, o que  equivale a 900 unidades. As três próximas entregas ocorrerão em Santo André, onde a empresa está lançando um novo empreendimento no mercado: o Splendor Patriani, no bairro Jardim. Confira entrevista do CEO Bruno Patriani ao Blog do Baena TV. Aqui.

Rápidas do ABC

O Parque Central, em Santo André, recebe neste domingo (28) a quinta edição do ano da feira de adoção “Eu Amo, Eu Adoto”. O evento será realizado na tenda azul, das 10h às 15h, e vai reunir mais de 130 animais de todas as idades e tamanhos, resgatados por protetoras e tutelados pela Gerência de Controle de Zoonoses.

E o Cine Theatro Carlos Gomes recebe a Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) no sábado (27), às 19h30, e no domingo (28), às 11h, com participação da solista Betina Stegmann ao violino e regência do maestro Abel Rocha e do regente assistente Felipe Gadioli. O programa explora culturas populares por meio da linguagem da música de concerto. Gratuito.

O Fundo Social de Solidariedade de São Caetano iniciou na quarta-feira (24) a Campanha do Agasalho 2023, com 79 pontos de coleta por toda a cidade. As doações podem ser feitas até o dia 14 de junho. Toda a arrecadação será destinada às ações assistenciais do Fundo Social.

Rápidas da Baixada Santista

O Iate Clube de Santos (ICS), situado em Guarujá, realiza a 2ª etapa da Copa ICS de Regatas neste sábado (28). Os veleiros sairão do píer do Iate as 11h e a largada está prevista para as 12h nas proximidades da Ponta Grossa, na barra do Porto. A disputa tem apoio da Prefeitura de Guarujá.

Idealizado pelo Sebrae, com apoio do Parque Tecnológico e da Prefeitura de Santos, o Startup Day, em sua nona edição, será realizado neste sábado (27), na Modal GR, no Centro, das 14h às 17h30. O evento, que ocorre simultaneamente em 108 cidades do País, tem o objetivo de promover a troca de experiências, produzir e compartilhar conhecimento, gerar inovação e fomentar novos negócios na área de tecnologia.

O Mercado de Peixes de Santos realiza, de 30 de maio até 18 de junho, mais uma edição do Festival do Camarão, com a promessa de preços mais acessíveis. O evento, organizado pelos permissionários dos 20 boxes do mercado, na Ponta da Praia, terá camarões a partir de R$ 25,99. Estarão à venda espécies como sete barbas, rosa, cinza, pistola, entre outras.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

 

COMPARTILHAR: