ABC - Política -

Auricchio reassume Prefeitura de São Caetano e empossa novos secretários

Posse Prefeito Auricchio 21-24 - 27 dezembro 2021 (5)

Transmissão de cargo do interino Tite Campanella para o prefeito eleito em 15 de novembro de 2020 ocorreu  nesta segunda-feira (27) no Palácio da Cerâmica

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou na tarde desta segunda-feira (27), no Palácio da Cerâmica, a cerimônia de transmissão de posse do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e do vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim (PL). Na ocasião, também foi apresentado e empossado o secretariado que irá compor o primeiro escalão na Gestão 2021/24.

Auricchio iniciou sua fala lembrando dos quase 365 dias que passou longe da cadeira de prefeito por um imbróglio jurídico. A questão foi resolvida com a vitória unânime no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na semana passada, quando também foi realizada a cerimônia de posse, na quinta-feira (23), na Câmara Municipal.

“Não posso deixar de agradecer à classe política, a um Legislativo incansável, que deu o suporte necessário para que todos no Executivo pudessem cumprir com maestria seu papel e à população, que soube ter paciência para esperar a decisão política em Brasília, com a certeza de que a cidade não parou um segundo sequer de seguir em frente”, ressaltou.

O prefeito agradeceu ao presidente da Câmara, Tite Campanella (Cidadania), que assumiu o Executivo interinamente e conduziu os trabalhos nesse período de quase um ano. “Tite assumiu na condição de prefeito em exercício e, de forma íntegra, soube cumprir o que era proposto pelo programa de governo do nosso grupo político, do qual ele faz parte.”

Dança das cadeiras

As mudanças ocorreram em praticamente todas as pastas. Apenas dois nomes que já compunham o secretariado foram mantidos em seus lugares. Outros ou foram remanejados ou assumem agora no governo, caso de Minéa Paschoaleto Fratelli (Educação), que foi secretária adjunta da pasta na Prefeitura de São Paulo.

Ingressam ainda na administração municipal Estela Cristina Bonjardim, delegada de polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, que assume a CGM (Controladoria Geral do Município); Paulo José Rossi, que vem da Secretaria de Finanças de Atibaia para a Fazenda, e Lourival dos Santos Silva, investigador no DENARC (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico) da Polícia Civil de São Paulo, que ficará à frente da Secretaria de Segurança.

Bruno Vassari permanece na Chefia de Gabinete e Mauro Chekin na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Diante de especulações sobre as mudanças, Auricchio disse que, por mais que seja um governo de continuidade, é um novo mandato e trocar o secretariado é preciso e “saudável”. “Sempre me esmerei em criar e cumprir planos de governo nas três vezes anteriores que estive como prefeito e só tenho a dizer para estes colaboradores que estão aqui, os que continuam, os que estão em pastas diferentes e os que iniciam hoje esta jornada conosco, que não tenho outra expectativa senão a de entregarmos em 31 de dezembro de 2024 uma São Caetano muito melhor que a que temos hoje e recuperarmos o tempo perdido, que essa pandemia nos roubou”, pontuou.

Posse Prefeito Auricchio 21-24 - 27 dezembro 2021 (6)

Auricchio, ao lado da primeira-dama Denise, posa com os secretários que iniciam sua quarta gestão

Perfis dos novos secretários

Bruno Vassari (Chefe de Gabinete) – Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e pós-graduado em Direito Tributário pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. Desde 2019, é o chefe de gabinete da Prefeitura de São Caetano.

José Luiz Toloza Oliveira Costa (Procuradoria Geral do Município) – Graduado em Direito pela PUC São Paulo, também foi Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de São Paulo até 1995. Possui extensão acadêmica pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi vice-presidente da COHAB (Companhia de Habitação) de São Paulo e atuava como secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Caetano.

Estela Cristina Bonjardim (Controladoria Geral do Município) – Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC São Paulo, além de possuir doutorado em Administração pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul). Foi delegada de polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Minéa Paschoaleto Fratelli (Secretaria de Educação) – Graduada em Pedagogia pela PUC-SP e especialista em alfabetização pelo ISE (Instituto Superior de Educação) Vera Cruz. É mestre em Educação na linha de Avaliação Educacional pela PUC-SP e doutoranda em Educação na área de Políticas Públicas Educacionais pela Uninove. Foi secretária-adjunta de Educação na Prefeitura de São Paulo, onde atua há 20 anos na rede pública.

Marco Antonio Cezario de Melo Junior (Secretaria de Saúde) – Graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco com Residência Médica na área de Otorrinolaringologia. É especialista em Administração em Saúde pela AMB (Associação Médica Brasileira), mestre em gestão em saúde pela FGV. É professor da disciplina de Emergências Médicas da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Foi diretor-técnico do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin.

Paulo José Rossi (Secretaria da Fazenda) – Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Finanças Empresariais pela FGV, e mestrando em Economia e Finanças pela FGV. Foi secretário municipal de Finanças de Amparo e secretário municipal de Finanças de Atibaia.

Rodrigo Toscano (Secretaria de Mobilidade Urbana) – Bacharel em Direito e atual superintendente do SAESA (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Foi assessor de gabinete do prefeito Auricchio de 2005 a 2012 e secretário de Governo em 2017.

Thiago Mata (Secretaria de Assistência e Inclusão Social) – Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhanguera de São Paulo e pós-graduando em Gestão em Serviços de Saúde pela Uninove. Foi assessor na Secretaria de Assistência e Inclusão Social e na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul.

Andrea Alencar de Oliveira (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida) – Médica graduada pela Universidade Federal de Alagoas, com residência médica em Pediatria pelo Hospital do Servidor Estadual de São Paulo (IAMSP). Possui especialização em Oncologia Pediátrica pelo Instituto de Oncologia Pediátrica/GRAAC/EPM/UNIFESP, MBA em Gestão Hospitalar pela USCS e mestrado em Sistemas de Saúde pela Uninove. É professora no curso de Medicina da Uninove e foi coordenadora técnica do Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial (CTNEN) de São Caetano do Sul.

Erike Laerte Busoni (Secretaria de Cultura) – Formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul e pelo Teatro Escola Célia Helena, foi presidente por duas gestões do Conselho Municipal de Política Pública Cultural de São Caetano. É fundador da Companhia Matilde de Teatro e coordenou a Estação Cultura.

Fernando Trincado Simon (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação) – Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie. É diretor regional da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação entre os anos de 2020 e 2021.

Jefferson Cirne da Costa (Secretaria de Governo) – Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Cenecista de Varginha e mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Uninove. Foi secretário de Finanças e Governo em Itatiba e secretário da Fazenda de São Caetano do Sul.

Lourival dos Santos Silva (Secretaria de Segurança) – Graduado em Gestão de Segurança Pública pela e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). Ocupou por duas vezes o cargo de Comandante-Geral da Guarda Civil Municipal de São Caetano. Foi investigador no Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC) da Polícia Civil de São Paulo.

Iliomar Darronqui (Secretaria de Obras e Habitação) – Graduado em Engenharia Civil, bacharel em Direito e professor de Matemática e Física. Foi vereador por dois mandatos (1976 a 1982 e 1983 a 1988) e vice-prefeito de São Caetano de 1993 a 1996. Foi diretor do Departamento de Obras, Urbanismo e Habitação, diretor do antigo DAE (Departamento de Água e Esgoto), secretário municipal de Mobilidade Urbana de São Caetano, secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema, diretor de Transportes de Santo André e, recentemente, secretário de Serviços Urbanos de São Caetano – anteriormente havia sido diretor da pasta, na época em que era Departamento de Serviços Municipais.

Mauro Checkin (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) – Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de São Caetano do Sul, com pós-graduação em Administração e Gerenciamento Esportivo pelo Instituto Olímpico Brasileiro. Possui especialização em Basquete pela USP. Foi secretário municipal de Esportes de São Caetano de 2004 a 2011. Já exercia o cargo de secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude do município.

Luís Alberto Garcia Vigilio de Galarraga (Secretaria de Serviços Urbanos) – Graduado em Arquitetura pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Fundação Santo André e pós-graduado em Engenharia de Avaliações e Perícias pela FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas). Foi Diretor da Secretaria de Serviços Urbanos, da Prefeitura de São Caetano do Sul. É servidor público desde 2002.

Fabiane Verones Vigilio Galarraga (Secretaria de Assuntos Jurídicos) – Graduada em Direito pela USCS, pós-graduada em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito, pós-graduada em Direito Tributário Constitucional pela USCS, pós-graduada em Direito Penal e Direito Processual Penal pela PUC-SP. Também é especialista em Direito Penal Empresarial pela PUC-SP e em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral pela Escola Paulista de Magistratura. Atuava como assessora técnica jurídica do gabinete do prefeito desde 2017.

Stefânia Wludarski (Secretaria de Planejamento e Gestão) – Graduada em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-graduada em Gerência de Cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Foi diretora de Economia e Finanças de 2017 a 2019 na Prefeitura de São Caetano e diretora-geral do Complexo Hospitalar Municipal de São Caetano.

Piscinão Jaboticabal

Pela manhã, Auricchio participou  da cerimônia de início das obras do Piscinão Jaboticabal, na Vila Liviero, na Capital, divisa com São Caetano e São Bernardo do Campo. O prefeito definiu a intervenção como o “início da realização de um sonho antigo”.

O evento contou também as presenças do governador em exercício, Rodrigo Garcia (PSDB), do deputado federal Alex Manente (Cidadania), dos prefeitos de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ricardo Penido, e do assessor técnico do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Nelson Nashiro, dentre utras autoridades municipais e estaduais.

Garcia ressaltou a importância da obra. “O Jaboticabal será o maior piscinão do Estado de São Paulo, quem sabe do Brasil, e beneficiará 500 mil pessoas das cidades de São Paulo, São Bernardo e São Caetano.”

A capacidade do reservatório é de 900 mil metros cúbicos ou 900 milhões de litros d’água. O investimento é de R$ 237,9 milhões, sendo R$ 131,9 milhões em obras e R$ 106 milhões em desapropriações, e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2023.

27122021 Inicio das Obras Piscinao Jaboticabal-66

Prefeito de São Caetano destacou que Piscinão Jaboticabal é fundamental no combate às enchentes no ABC e para evitar tragédias como a de 2019 no município

O prefeito de São Caetano enalteceu os esforços realizados desde 2019, ano de lembranças trágicas por conta das fortíssimas chuvas, que desencadearam graves problemas, inclusive com vítimas fatais no ABC. “Foi fundamental essa soma de esforços para a construção do piscinão e tratar com seriedade o tema das enchentes. Participei da formulação desse projeto há cerca de dez anos e o conheço bem. É mais uma fase importante para o combate às enchentes”, afirmou Auricchio.

Aurcchio explicou que São Caetano está cravada no vértice das bacias hidrográficas do rio Tamanduateí e dos ribeirões dos Meninos e dos Couros, o que faz com que a cidade receba as águas das chuvas registradas também nos municípios vizinhos. “O ABC necessitava de investimentos em macrodrenagem. O Piscinão Jaboticabal é uma obra fundamental para o desenvolvimento econômico e social da Grande São Paulo, além de ser importantíssimo para que acontecimentos como o de 2019 não se repitam”, finalizou.

(Fotos: Letícia Teixeira e  Eric Romero / PMSCS)

Leia também:

Miguel e Helena são os nomes mais registrados em São Bernardo em 2021

COMPARTILHAR: