Maior obra educacional da história de São Caetano foi entregue pelo prefeito Auricchio neste domingo (31)
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), inaugurou mais um grande equipamento público, neste domingo (31). Com área construída de cerca de 10 mil m², o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria é a maior obra da Prefeitura na área da Educação na história da cidade.
“A alegria de inaugurar um complexo educacional como este só se compara à alegria de inaugurar hospitais. No hospital, você salva vidas e aqui você cria vidas”, declarou Auricchio. O chefe do Executivo destacou ainda que a Educação precisa se adequar aos desafios do mundo contemporâneo e esse novo equipamento escolar, com projeto moderno, acessível e integrado à natureza, oferece as melhores condições de aprendizado às crianças.
Construído no local onde antes existia a EMEF Professora Eda Mantoanelli, o Complexo Educacional reúne duas novas escolas —a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosana Aparecida Munhos e a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Teresinha Dario Fiorotti –, um ginásio poliesportivo coberto, duas quadras descobertas e um playground.
Além de salas de aula amplas, arejadas e iluminadas, com grandes janelas e portas de vidro, que permitem a entrada de luz natural, o complexo conta com espaços pedagógicos como sala de artes, de dança, de música, sala Lego (com kits de informática) e sala maker (com ferramentas e impressora 3 D). “Vamos investir na formação de professores, para que diferentes disciplinas possam desenvolver projetos utilizando esses materiais”, disse Antonieta de Simone, diretora da EMEF Maria Teresinha Dario Fiorotti.
Na EMEI Rosana Aparecida Munhos destacam-se os espaços dedicados a experimentações, para que os pequenos descubram o mundo que os cerca por meio do contato com elementos da natureza, como madeira, pedras e sementes. Segundo a diretora Juliana de Carvalho Yamane, a escola começa nesta segunda (1º) com alunos dos grupos G2 e G3 (2 e 3 anos), em período integral, atendendo à demanda do bairro no momento.
Na EMEF Maria Teresinha Dario Fiorotti, estudam cerca de 600 ex-alunos da EMEF Professora Eda Mantoanelli, que haviam sido transferidos para o Colégio da USCS durante as obras no complexo. A partir de terça-feira (02), a escola funcionará em período integral para as turmas do 1º ao 5º ano e em meio período para as turmas de 6º e 7º anos.
Uma curiosidade e lembrança histórica: entre o final da década de 60 o início de 1970, a escola era conhecida como Colégio Vocacional de Vila Santa Maria. Confira fotos da inauguração e do novo espaço educacional de São Caetano:
(Fotos: Alexandre Yort e Letícia Teixeira / PMSCS)
Leia também:
Fundo Social de Solidariedade de Santo André recebe doação da Polícia Civil