ABCGrande SPSociedade

Antecipação de feriado visa aumentar índice de isolamento social no ABC

santo andré paço municipal alex cavanha

Prefeituras da região decidiram antecipar Corpus Christi para esta sexta-feira (22); feriado estadual de 09 de julho foi antecipado para segunda (25)

Nesta sexta-feira (22) será feriado nas sete cidades do Grande ABC, após os prefeitos da região decidirem pela antecipação do Corpus Christi, que seria comemorado em 11 de junho, e as câmaras municipais aprovarem o projeto de lei. A medida é mais um esforço regional para conter o avanço do novo coronavírus em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A Região Metropolitana de São Paulo tem mais de 24 mil casos de Covid-19 e 1.418 óbitos pela doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI está quase em 90%. Ribeirão Pires e Santo André são algumas das poucas cidades que vem conseguindo manter o índice de isolamento acima de 50% em dias da semana. No Estado, são mais de 69 mil casos e 5.363 mortes (3.135 na Capital).

Não houve consenso entre todos os municípios da Região Metropolitana sobre a antecipação de feriados, a exemplo do que ocorreu na Capital. Prefeitos dos 39 municípios da Grande São Paulo participaram de reunião virtual com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na última terça (19).

“Infelizmente  não  houve uma comunicação antecipada da cidade de São Paulo com as demais cidades”, disse o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (Cidadania).

A justificativa dos prefeitos do Grande ABC para não anteciparem o feriado para quinta-feira (21) com ponto facultativo na sexta-feira (22) foi o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial nas agências da Caixa Econômica Federal – programado para ser realizado até quinta-feira (21). Na próxima segunda (25) também será feriado (em todo o Estado) devido à antecipação do 09 de julho (Revolução Constitucionalista de 32) proposta pelo governador João Doria (PSDB), já aprovada na reunião do Congresso de Comissões nesta quarta (20) pelos deputados estaduais e que deve ser sacramentada em sessão virtual agendada para esta quinta (21).

Onze municípios da Grande São Paulo decidiram não antecipar nenhum feriado municipal contra a Covid-19. Entre eles estão Osasco, Guarulhos, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e Cajamar.

Insuficiente

Os deputados do PT se mostraram  favoráveis à alteração da data de comemoração do feriado civil de 09 de julho, porém acreditam que só a antecipação de feriado seja insuficiente. No voto em separado, a bancada petista colocou a importância de medidas complementares, como a restrição do tráfego de veículos pelas estradas e rodovias, no perímetro de 150 km a partir do marco zero da capital, e a instituição de barreiras sanitárias a serem instaladas em todas as rodovias de acesso aos litorais norte e sul do Estado de São Paulo.

Atualização em 22/05 às 07h30 – A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou em definitvo, durante sessão virtual extraordinária na madrugada desta sexta-feira (22), o projeto de lei proposto pelo governo que autoriza a antecipação do feriado de 09 de julho em todo estado para a próxima segunda-feira (25).

(Foto: Alex Cavanha)

Leia também:

ONG distribui mais de 4 mil refeições para moradores de rua de Osasco e da Capital durante o mês de maio

 

COMPARTILHAR: