Levantamento demográfico volta a ser realizado após 12 anos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda-feira(1º) o Censo Demográfico 2022, que trará um mapeamento completo do país, com pesquisas realizadas em todos os domicílios. Em Diadema, a pesquisa reúne 220 recenseadores que visitarão cerca de 140 mil domicílios.
O último Censo foi realizado no país em 2010 e a pesquisa era para ter iniciado há dois anos, o que não ocorreu por corte de verbas pelo governo federal. Segundo o IBGE, no Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico e o ampliado, este último respondido por cerca de 11% dos domicílios.
O questionário básico tem blocos de perguntas gerais, como informações do domicílio e dos moradores (identificação étnico-racial, registro civil, educação etc.). Já o questionário ampliado investiga também itens como trabalho, rendimento, nupcialidade e religião, entre outros tópicos. Apenas um morador deve responder por domicílio, o que leva de cerca de 5 a 15 minutos.
Segundo Geraldo Junior Carneiro, coordenador de área do Censo em Diadema, o número de recenseadores ainda poderá chegar a 371), devido à meta de visitação dos domicílios do município. “Visitaremos dos núcleos habitacionais até os grandes condomínios”, explica.
Para a organização do Censo em Diadema, o IBGE dividiu os recenseadores em quatro postos estratégicos (Centro, Eldorado, Vila Nogueira e Campanário), abrangendo diferentes áreas da cidade. A previsão é que os trabalhos de pesquisa durem três meses.
De acordo com o IBGE, todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e ajudam no estabelecimento de prioridades pelos governos, como a implantação de serviços básicos de saúde, educação e emprego, além de subsidiar os investimentos da iniciativa privada.
Visita à Prefeitura
Para discutir o início dos trabalhos, Carneiro esteve no Paço Municipal, acompanhado de parte de sua equipe, onde se encontrou com o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT). O chefe do Executivo destacou que é de suma importância que os moradores recebam bem os recenseadores.
“O pessoal já fez as primeiras perguntas para mim, dando início formal ao Censo em Diadema. Teremos todo um sistema de segurança e orientação para os recenseadores. É importante a gente contar o número de moradores da nossa cidade para que possamos aperfeiçoar as políticas públicas”, afirmou Filippi.
Carneiro disse que a receptividade do prefeito foi muito boa. Agora planeja reuniões com algumas secretarias, buscando apoio em diversas frentes, com destaque para a divulgação dos trabalhos.
Leia também:
145 anos de São Caetano: shows e carros antigos atraem 110 mil pessoas ao Espaço Verde Chico Mendes