ABCBaixada SantistaPolíticaSP e Brasil

André do Prado é eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

posse presidencia alesp

Parlamentares que tomaram posse para a 20ª legislatura elegeram a nova Mesa Diretora que estará à frente do Parlamento pelos próximos dois anos

Eleito com 89 votos, o deputado André do Prado (PL) é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e comandará o maior parlamento estadual da América Latina pelos próximos dois anos. A nova mesa diretora da Alesp, eleita durante sessão realizada nesta quarta-feira (15), é composta também pelo 1º secretário, deputado Teonilio Barba (PT), e pelo 2º secretário, deputado Rogério Nogueira (PSDB).

Em sua primeira fala à frente do Legislativo paulista, o presidente agradeceu os votos recebidos e prometeu uma gestão aberta a diálogos. “Sei da minha responsabilidade, mas agradeço a cada um de vocês, pois sem o apoio dos partidos isso não seria possível. Vou trabalhar muito para honrar cada voto que tive na tarde de hoje.”

André do Prado venceu o deputado Carlos Giannazi (PSOL), que teve cinco votos de parlamentares, e ressaltou a relação entre a Assembleia e o governo do Estado, prometendo estreitar esse contato nos próximos dois anos. “Vamos juntos trabalhar para um Estado mais forte, humano e desenvolvido.”

Barba foi eleito para a 1ª secretaria por aclamação do plenário. O deputado, da região do ABC, saudou todos os presentes e firmou seu compromisso com respeito às diferentes visões presentes na nova composição da Casa. “Nós temos o compromisso com o debate, para que a gente retome a autonomia e a independência legislativa desta Casa. E isso não impede que quem é da base mantenha a defesa do seu governo. Nós da oposição faremos uma oposição responsável, mas com muita firmeza”, disse.

Já Nogueira chega para seu segundo biênio integrando a mesa diretora da Alesp. O parlamentar ocupou a 2ª secretaria entre os anos de 2021 e 2023 e foi reeleito com votação simbólica do plenário. “Todos vocês (parlamentares) têm o direito de nos cobrar, tanto nós da segunda-secretaria, quanto a primeira e a presidência. Quero continuar trabalhando para todos desta Casa legislativa”, afirmou.

Mesa substituta

Durante a sessão, a nova legislatura da Alesp elegeu também o deputado Gilmaci Santos (Republicanos) como 1º vice-presidente; Milton Leite Filho (União Brasil) como 2º vice-presidente, Helinho Zanata (PSC) como 3º vice-presidente e Rafael Silva (PSD) para a 4ª vice-presidência. Os deputados Léo Oliveira (MDB) e Gil Diniz (PL) ocuparão, respectivamente, a 3ª e a 4ª secretarias.

Posse

posse alesp 2 2023

Entre os empossados, há 55 reeleitos, 32 novos e sete que já passaram pela Casa

Antes da eleição da mesa diretora, ocorreu a posse dos 94 parlamentares que deram início à 20ª legislatura da Alesp e foram escolhidos para representar a população paulista pelos próximos quatro anos. A sessão solene foi realizada no Plenário Juscelino Kubistchek e cada deputado e deputada prestou seu compromisso com o mandato, prometendo cumprir o que está previsto na Constituição.

Do total dos parlamentares que compõem essa nova legislatura, 55 são reeleitos, ou seja, já estavam na anterior e foram reconduzidos ao cargo. Outros 32 assumem o posto pela primeira vez, defendendo diferentes causas e regiões do Estado. Os sete deputados e deputadas restantes estão voltando à Casa de Leis depois de já terem assumido o posto em algum momento e ficado de fora na última legislatura.

ABC e Baixada

O Grande ABC conta com nove representantes no parlamento paulista. Além de Barba (PT), integram a bancada regional: Ana Carolina Serra (Cidadania); Altair de Moraes (Republicanos); Átila Jacomussi (Solidariedade); Carla Morando (PSDB); Ediane Maria (PSOL); Luiz Fernando Teixeira (PT); Rômulo Fernandes (PT); e Thiago Auricchio (PL).

Já pela região da Baixada Santista foram empossados cinco deputados estaduais. São eles: Tenente Coimbra (PL), Caio França (PSB), Paulo Mansur (PL), Solange Freitas (União Brasil) e Paulo Corrêa Jr. (PSD).

O #BLOGDOBAENATV registrou a movimentação dos novos parlamentares e traz entrevistas realizadas nos gabinetes da Alesp.

Governador 

posse alesp 2023

Tarcísio de Freitas marcou presença na cerimônia

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acompanhou o momento. Na ocasião, como é de praxe, fez a entrega de documento sobre a situação do estado de São Paulo em diversas áreas. Em seu pronunciamento, parabenizou os empossados e disse esperar por parcerias entre o Executivo e Legislativo.

“São muitos os desafios e eu tenho certeza de que esta Casa será instrumento para a conquista, para a construção de políticas públicas de qualidade. Esperem do Governo do Estado uma postura de diálogo. O governo vai estar sempre preocupado em promover o desenvolvimento, em promover a dignidade das pessoas. Entendemos que o Governo de São Paulo e a Assembleia Legislativa caminharão juntos, promoverão política pública de qualidade juntos”, discursou.

O evento

A sessão solene foi aberta e presidida por Carlão Pignatari (PSDB), que esteve à frente dos trabalhos em plenário nos últimos dois anos e foi reconduzido ao cargo de deputado novamente. Ele aproveitou o momento para agradecer a parceria dos parlamentares no último biênio.

Pignatari fez a chamada nominal de cada um dos parlamentares presentes, que foram até o microfone e responderam “Assim o prometo”. Finalizada essa etapa, todos foram considerados empossados. Antes, porém, cada deputado ou deputada precisou entregar o diploma recebido pela Justiça Eleitoral, que confirma as condições para exercício do mandato, e a sua declaração de bens. Esses procedimentos também estão previstos na legislação.

(Fotos: Agência Alesp)

Leia também:

Coleta de resíduos recebe 86,4% de aprovação e é o melhor serviço público de Santo André

COMPARTILHAR: