Baixada SantistaSociedade

AMEI Rei Pelé, em São Vicente, é primeira escola a homenagear Atleta do Século

amei rei pelé são vicente

Ambiente Municipal de Educação Integral foi inaugurado nesta segunda (30)

Uma grande festa celebrou um marco histórico para São Vicente nesta segunda-feira (30). O Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé, no Samaritá, foi inaugurado justamente um dia após o falecimento do jogador que se tornou o Rei do Futebol ter completado um mês.

É a primeira escola a homenagear o Atleta do Século e a primeira em tempo integral no município. A unidade atenderá 640 alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), das 7h às 17h. Todas as salas de aula são climatizadas e possuem equipamento multimídia e cortinas.

kayo amado e mauro silva amei rei pelé

Campeão mundial pela Seleção em 1994, Mauro Silva compareceu à cerimônia

Além do prefeito Kayo Amado (Podemos), a cerimônia contou com a presença do campeão mundial pela Seleção Brasileira em 1994, Mauro Silva, representando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e de outras personalidades e autoridades, como Joe Fraga, CEO da Sports 10 – empresa responsável pelos direitos de imagem de Pelé – e Vinicius Neiva, secretário Executivo do Estado de São Paulo, além do deputado estadual Caio França (PSB) e de vereadores e secretários municipais. O evento também abriu as portas para a maior organizada do Santos Futebol Clube, a Torcida Jovem.

Dono de um coração branco e preto, o prefeito recordou suas principais memórias envolvendo Pelé e pontuou que, embora não o tenha conhecido, quer expandir seu legado para as crianças da cidade. “No velório do Rei fiquei minutos lembrando as histórias que meu avô contava. Não consigo nem explicar o sentimento de inaugurar algo desse tamanho, levando o nome do maior de todos, fazendo jus a um dos seus objetivos. Quando ele fez o milésimo gol, disse: ‘cuidem das nossas criancinhas’. Não tem jeito melhor de fazer isso senão com ensino de qualidade, boa alimentação e esporte. Tudo isso vai ter na AMEI Rei Pelé. É muito mais do que estampar as imagens do Rei, é eternizar o seu legado. Hoje é um dia de alegria”, disse Amado.

Mauro Silva enalteceu a iniciativa da Prefeitura de São Vicente e ressaltou a importância da valorização dos ídolos no Brasil. “Estou emocionado. Ideia brilhante. Perdi meu pai com apenas 12 anos. Tudo que me tornei também foi graças à base acadêmica que tive, não só ao futebol. A carreira do jogador é curta. Essa escola em tempo integral, unindo esporte e educação com o nome do Rei, certamente irá inspirar muita gente. Nossa identidade como País é graças a ele. Todos conhecem o Brasil por causa de Pelé.”

amei rei pelé são vicente 3

Quadra poliesportiva da unidade escolar ganhou grafites em homenagem a Pelé

Com ilustrações em grafite do maior jogador da história, a quadra da unidade escolar recebeu centenas de pessoas que se emocionaram com a homenagem e com a estrutura do local. Além dos componentes curriculares, os alunos da AMEI Rei Pelé terão no contraturno atividades de música, tecnologia, projetos eletivos, esporte e inglês, buscando a formação do estudante na sua integralidade.

amei rei pelé são vicente 2

Todas as salas de aula são climatizadas e possuem equipamento multimídia e cortinas.

São dez salas de aula para os componentes do currículo comum e dez salas ambiente para o desenvolvimento das atividades diversificadas. Para socializar a criançada e proporcionar momentos de lazer, além da quadra poliesportiva, o local conta com espaço recreativo e parque de diversões.

“Quem viu Pelé jogar é privilegiado. A grande maioria não teve essa oportunidade, porém, essa iniciativa leva ao pé da letra o legado Pelé Eterno e valoriza o maior jogador que o mundo do futebol já viu”, ressaltou Joe Fraga.

A secretária municipal de Educação, Nivea Marsili, não conteve a emoção e agradeceu a todos que fizeram parte do ciclo que tornou a escola uma realidade. “É muito fácil trabalhar com a equipe que tenho. Desejo, do fundo do coração, que tudo o que vocês fizeram por essas 640 crianças volte em dobro.”

“Que presente lindo nossas crianças estão recebendo hoje. Uma escola à altura do nome que carrega e, sobretudo, à altura do que os pequenos merecem”, comemorou a diretora da unidade, Regina Davino Rizzo.

Em nome da Torcida Jovem, o presidente e fundador da maior organizada do Santos, Cosmo Damião Freitas Cid, mensurou a importância do Atleta do Século em sua vida. “É um dos seres mais fantásticos da face da Terra, que homenagem maravilhosa. Para quem não sabe, a nomenclatura Torcida Jovem veio graças a ele. Pelé nos chamava de jovens e, então, resolvemos adotar essa como a marca da maior organizada do Peixe. É só mais uma das histórias que envolvem este cidadão a quem devo minha vida.”

Educação

A inauguração da primeira escola de tempo integral em São Vicente representa mais uma marco da Secretaria de Educação (Seduc), visando reformular o cenário educacional na cidade. Em 2022, pela primeira vez na história, a rede municipal foi contemplada com a entrega de 43 mil kits escolares, notebooks para todos os docentes e equipamentos multimídia.

Para as aulas de educação física e diversão da criançada, também foram entregues kits esportivos, brinquedos pedagógicos e parquinhos de diversão. Além disso, diversas unidades da rede têm passado por uma série de melhorias. Na sexta-feira (27), foi inaugurada a UE Kelma Maria Toffeti Gonçalves.

Os kits escolares para o ano letivo de 2023 já estão confirmados e serão mais uma vez entregues aos alunos. Pela primeira vez na história, o município adquiriu uniforme completo para todas as crianças da rede. O kit compõe bermuda ou shorts-saia, calça, camiseta regata e meia manga, meias, tênis e duas opções de mochila (de rodinha e para as costas).

Leia também:

Prefeito de Diadema é internado para tratar problema cardíaco

Praia Grande torna-se o segundo município mais populoso da Baixada Santista

Guarujá: primeiro dia do ano tem recorde de visitação no Mirante das Galhetas

 

COMPARTILHAR: