Coluna do Baena

Frente Parlamentar em Defesa dos Animais é lançada na Alesp

FRENTE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL SP

Nesta quinta-feira (29), foi lançada oficialmente, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais. O evento contou com representantes da sociedade civil e organizações que atuam em prol da causa animal. O bloco reúne parlamentares de diversos partidos e é coordenado pelo deputado Rafael Saraiva (União Brasil). “O lançamento da Frente é muito importante, pois trazemos para a discussão os setores independentes da proteção animal. Dessa forma, podemos entender as demandas do Estado e levá-las ao governador”, justificou Saraiva. “Não temos uma campanha de castração animal e isso aumenta o número de animais em situação de rua. Outra pauta que levantamos é a construção de hospitais veterinários regionais”, completou.

Sem financiar maus-tratos

Um dos principais objetivos é fazer valer a premissa de que animais são seres sencientes, ou seja, têm sentimentos. Partindo do princípio de que eles sentem amor e também dor, a Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Animais no Estado de São Paulo vai se empenhar pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 423/23, que proíbe a destinação de recursos públicos estaduais às entidades promotoras de rodeios. “É uma briga que vamos enfrentar na legislatura. O animal não sofre por apenas oito segundos, trata-se de uma vida inteira treinando para sofrer”, reforçou o deputado estadual Rafael Saraiva.

Luta em conjunto

Além de Saraiva, compuseram a Mesa Diretora de lançamento da Frente Carla Sassi, voluntária do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD); Dianel Carlos Martins, da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo; o deputado federal Felipe Becari (União Brasil), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara dos Deputados, em Brasília; Raquel Facuri, cofundadora do Ampara Animal; e Nina Passadore, coordenadora do Instituto Eu Luto Pelos Animais. “Ninguém faz nada sozinho. Precisamos lutar sempre em conjunto. Todas as ideias precisam de um suporte”, disse Nina. “Os voluntários, muitas vezes, dedicam suas vidas aos animais e não têm o devido reconhecimento. Pedimos que o trabalho da Frente seja amplo e que essas pessoas sejam vistas com a dignidade que merecem”, afirmou Carla.

Vagas formais

Santo André - Foto - Helber Aggio_PSA

Santo André gera 60% dos empregos do ABC em maio (Foto: Helber Aggio)

Santo André foi a cidade do ABC que mais gerou empregos em maio, respondendo por 60% dos postos de trabalho criados na região, segundo novo levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. De 1.404 vagas abertas, 845 estavam em Santo André. O setor de serviços, que já vem apresentando bom desempenho desde o início de 2023, foi o principal responsável pelo saldo positivo. No acumulado do ano, o município também apresenta o melhor saldo da região do ABC. Dos 6.994 empregos formais gerados nas sete cidades entre janeiro e maio, 2.042 foram criados em Santo André, o que representa pouco mais de 29% do total.

Desaquecimento

Para efeito de comparação, entre janeiro e maio do ano passado, foram criadas 13.240 vagas no ABC, ante 6.994 no mesmo período deste ano. Os números dos primeiros cinco meses de 2023 refletem o desaquecimento do ritmo de contratações em nível nacional, fruto da ainda lenta expansão da atividade econômica. De acordo com o Caged, foram criadas 1,103 milhão de vagas em todo o País entre janeiro e maio de 2022. No mesmo período deste ano, foram 865 mil postos de trabalho gerados.

Despedida

sepultamento tanah correa

Santos se despede do diretor teatral Tanah Corrêa, pai do ator Alexandre Borges (Foto: Marcelo Martins)

Sob forte emoção, os santistas se despediram, nesta quinta-feira (29), do ator e diretor teatral Tanah Corrêa. Após dois dias de velório, no Teatro Rosinha Mastrângelo, o corpo do artista – primeiro secretário de Cultura de Santos, entre 1985 e 1988 – seguiu em cortejo por pontos da cidade e foi sepultado no Cemitério Memorial. Nascido em Bauru e um apaixonado pela cena cultural santista, Tanah morreu na madrugada de terça-feira (27), aos 82 anos. “Foi uma vida linda, maravilhosa. Meu pai foi secretário de Cultura, além de ter percorrido toda a Baixada com peças e formando vários atores e atrizes. Então, queria agradecer todo carinho comigo e com a família nesse momento. E o Tanah Corrêa é isso, é teatro, é X-9, é resistência”, afirmou o ator Alexandre Borges, um dos dez filhos do diretor teatral, que também deixa a esposa, Orleyd Faya.

Revisitando o passado

LAURA CARDOSO SÃO VICENTE

Atriz Laura Cardoso visita casa onde morou em São Vicente e emociona fãs na Internet (Foto: Reprodução/Instagram)

A atriz Laura Cardoso, de 95 anos, compartilhou nas redes sociais uma foto em frente à casa onde morou com as filhas em São Vicente, na Baixada Santista, e emocionou os fãs. Na legenda, a artista relembrou, os momentos no local. “Visitando Santos [na verdade, São Vicente], cidade em que tive casa por lindos anos. Lugar onde me diverti, minhas filhas passaram sua infância e criei memórias maravilhosas, vivas até hoje”. A casa, na rua José Antônio Zuffo, no Centro, próximo ao Morro dos Barbosas, foi da família dela até meados de 1960. “Infelizmente, não está preservada, mas as paredes carregam minha história e me dá um sentimento extraordinário revê-la”. O bisneto de Laura, Fernando, foi quem a levou até São Vicente para a surpresa. “No final da rua, a imagem de Santo Antônio ganhava atenção da vizinhança. Tive a oportunidade de mostrá-la ao meu amado bisneto, que me trouxe para uma emocionante viagem ao passado.”

Rápidas

– O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), tomou posse como presidente da federação PSDB/Cidadania no estado de São Paulo. O evento foi realizado na Alesp, na noite desta quinta-feira (29) e reuniu diversas autoridades políticas dos dois partidos, caso do deputado federal Alex Manente  (Cidadania), potencial candidato a prefeito de São Bernardo em 2024.

– O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), assinou ordem de serviço para modernizar o viário do Bairro Mauá. As obras serão concentradas nas ruas da Paz, da Eternidade e das Preces, além da Estrada das Lágrimas. O investimento no novo conjunto viário é de R$ 4,2 milhões.

– Nesta semana, Auricchio também entregou a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) José Ferrari, no Centro, revitalizada. A unidade completará 55 anos em setembro. A última reforma havia sido realizada em 2010.

– Começa nesta sexta (30) e vai até 23 de julho, a atração de férias do ParkShopping São Caetano. A “Aventura Medieval”, espaço lúdico que remete à idade média, conta com decoração instagramável, oficinas de artes manuais e um parque com muitas brincadeiras para crianças de 03 a 12 anos.

– A Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), apresentou na quarta-feira (28), em seu Centro de Capacitação & Negócios, o resultado de sua terceira campanha do agasalho. De 08 de maio a 24 de junho, foram arrecadadas 21 mil peças de roupas, 550 cobertores e 13 edredons, destinados ao Fundo Social de Solidariedade e à Federação das Entidades Assistenciais de Santo André (Feasa).

– Após ensaios de oratória, treinos na passarela e gravações nos principais pontos turísticos de Ribeirão Pires, a nova Princesa do Chocolate será conhecida neste domingo (02), em evento às 19h, no Palco da Vila do Doce (rua Boa Vista, s/nº – Centro). A escolhida vai representar a 14ª edição do Festival do Chocolate, tradicional festejo gastronômico da Estância Turística do Grande ABC, que será realizado entre 28 de julho e 13 de agosto.

– Será inaugurada, nesta sexta (30), no Bairro Jardim, em Santo André, a clínica Aba Vili Reabilitação, especializada em atender crianças e adolescentes com Síndrome de Down, autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), TOD (Transtorno de Oposição Desafiante), deficiência intelectual e demais síndromes. A unidade é o novo empreendimento do Grupo Ossel Assistência.

– Guarujá comemora, nesta sexta (30), 89 anos de emancipação político-administrativa. A festa de aniversário terá shows do cantor Tiee e da dupla Matheus Minas & Leandro, entre outros artistas. De hoje até domingo (02), em Vicente de Carvalho e na Praia da Enseada. Parabéns, Guarujá!

(Foto de Capa: Carol Jacob/Agência Alesp)

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

 

COMPARTILHAR: