ABCPolítica

Vereadora Dra. Ana Veterinária faz balanço do ano legislativo

Dra. Ana Veterinária2

Hospital Público Veterinário e TV Saúde estão entre os destaques da atuação da parlamentar na Câmara Municipal de Santo André em 2023

Única vereadora eleita em Santo André, Dra. Ana Veterinária (União Brasil) somou, em 2023, mais de 500 proposituras apresentadas, entre elas 14 projetos de lei votados na Câmara Municipal. Sobre 2024, a parlamentar tem tido reuniões com sua equipe para alinhar o plano de governo e as ações a serem desempenhadas.

Os projetos apresentados atendem setores como saúde (humana e animal), segurança pública, proteção à mulher em situação de vulnerabilidade e geração de emprego e renda. “Foi mais um ano de muito trabalho, de presença constante nos bairros, conversando com os moradores e entendendo as necessidades da nossa gente, bem como ouvindo sugestões e críticas”, diz a vereadora.

Além dos projetos, Dra. Ana acompanhou de perto a construção do primeiro Hospital Público Veterinário de Santo André. Idealizado pela parlamentar, quando ela era diretora de Vigilância à Saúde do município, o equipamento está prestes a ser inaugurado. Sua estrutura possui 710 metros quadrados de área construída, com três consultórios, duas salas cirúrgicas, duas pré-cirúrgicas e duas pós-cirúrgicas.

O hospital também contará com recepção, sanitários, salas de administração, secretaria, esterilização, expurgo, ambulatório e farmácia. A previsão é que ele atenda 30 senhas por dia, entre consultas e exames, com casos de urgência à parte, e realize exames de ultrassonografia e raio-X.

“Todos os meses, desde o início da construção vou até o local das obras para conferir de perto o andamento dos serviços. Digo que é uma gestação, pois idealizei o projeto, ajudei os arquitetos com sugestões e agora acompanho as obras. Logo nosso tão sonhado hospital veterinário será inaugurado.” A previsão da Prefeitura é que no primeiro bimestre de 2024 o equipamento já esteja atendendo a população.

TV Saúde

Batizado de TV Saúde, o projeto de lei apresentado por Dra. Ana Veterinária prevê a criação, nas recepções das unidades de saúde municipais, de uma rede interna de comunicação que ofereça aos usuários do serviço informações sobre qualidade de vida e prevenção de doenças. Utilizando a estrutura de televisores e telões já existente nas unidades, a TV Saúde transforma programações individuais em uma extensa rede de comunicação.

“A TV Saúde engloba todas as unidades que passam a informar aos andreenses dicas de cuidados com a saúde, explicações sobre como usar de forma rápida os serviços disponíveis na rede de assistência médica e orientações a respeito de questões de utilidade pública, como campanhas de vacinação”, explica a vereadora. “A importância do comparecimento às agendas da saúde evitando o alto índice de absenteísmo é outro assunto que pode ser tema abordado na comunicação”, completa.

A lei da TV Saúde vem somar ao uso de tecnologia na área, já que outra lei, também de autoria da vereadora, prevê a utilização do APP da Saúde, plataforma que gerencia o agendamento de consultas, de exames e outros procedimentos da rede pública, avisa sobre faltas e evita o absenteísmo, tudo pelo celular na palma da mão.

Segurança

Vereadora eleita com o maior número de votos dentre as sete cidades do Grande ABC (4.908 votos), Dra. Ana Veterinária luta pela implantação da Delegacia da Mulher 24 horas, sete dias por semana. “Hoje a delegacia atende até às 18 horas e está fechada nos finais de semana, justamente quando a maioria dos casos de violência doméstica e feminicídio acontecem. Precisamos mudar isso”, afirma.

Procuradora Titular da Procuradoria da Mulher da Câmara de Santo André, a parlamentar atua diretamente nas Casas Abrigo que atendem mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. “A Procuradoria é um canal aberto para a sociedade com a missão é representar e defender todas as mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas dos governos, além de programar políticas para as mulheres e programas que visem à igualdade de gênero.”

Futuro

Dra. Ana Veterinária lembra que 2024 será mais um ano de muito trabalho, em todos os cantos da cidade, ouvindo a população e levando soluções para os andreenses, seja por meio de projetos de lei ou outras proposituras e parcerias.

A vereadora garante seguir na base de sustentação do prefeito Paulo Serra (PSDB), por entender que o governo tem feito um trabalho nunca antes visto em Santo André. “Fazemos parte desta mudança, pois as mais importantes leis que transformaram a cidade foram aprovadas por nós, vereadores. Acredito estarmos no caminho certo, pois a cidade, em sua maioria, aprova a gestão deste grupo”, finaliza.

Leia também:

Santo André é vencedora do Prêmio Nacional do Turismo 2023

 

COMPARTILHAR: