ABCPolítica

Santo André e Google firmam parceria inédita para uso de CEP digital em comunidades

Parceria com o Google - CEP Digital - Foto - Alex Cavanha_PSA (1)

Iniciativa visa facilitar acesso a serviços públicos e entrega de encomendas em núcleos da cidade

A Prefeitura de Santo André fechou parceria inédita com o Google para a oferta de serviços em comunidades por meio do uso de endereços digitais. A assinatura ocorreu nesta sexta-feira (24), no escritório da empresa em São Paulo, com a presença do prefeito Paulo Serra (PSDB).

A iniciativa vai beneficiar moradores de núcleos que vivem em locais sem um endereço formal. Desta maneira, a parceria vai facilitar o acesso a serviços públicos e entrega de correspondências para a população das comunidades.

“Santo André é a primeira cidade do Brasil a firmar essa parceria de CEP digital com o Google, muito importante para comunidades que não têm endereço formalizado. Representa mais cidadania, não só na questão das entregas e localização, mas em relação a segurança e atendimento de saúde. Essa iniciativa é mais uma referência que dá às pessoas pertencimento e dignidade. É o primeiro município do país que oficializa isso”, afirmou Serra.

Os endereços digitais do Google, também chamados de Plus Codes, são criados utilizando dados de latitude e longitude. As informações então são convertidas em um código, que podem ser utilizados pelos moradores para fazer cadastros, receber correspondências, entre outros serviços. A expectativa é que aproximadamente 35 mil pessoas, que moram em 148 núcleos, sejam beneficiadas em Santo André.

“Esta parceria com o Google é importante por três razões. Primeiro, porque é mais uma iniciativa que mostra a vocação de smart city (cidade inteligente) da Prefeitura de Santo André. Em segundo lugar, nós somos a primeira cidade do Brasil a aderir a este programa do Google, o que mostra que atraímos empresas e políticas públicas relacionadas à tecnologia. E, por fim, o endereço digital serve como forma de inserção social a uma parcela da população que poderá ter mais acesso a serviço públicos, como saúde e educação”, pontuou o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

A parceria da Prefeitura de Santo André com o Google faz parte da Política Municipal de Identificação de Localidades por Codificação, formalizada por meio de decreto do prefeito Paulo Serra publicado neste mês. A criação do decreto, que regulamenta o reconhecimento dos endereços digitais para oferta de serviços públicos, é uma iniciativa inédita no País. O texto, portanto, formaliza que a Prefeitura aceitará os endereços digitais como localização oficial.

“O que estamos fazendo é, ao longo do processo de regularização fundiária e urbanização destes núcleos, assegurar que as famílias tenham seus direitos de cidadania garantidos. Hoje essas pessoas não têm acesso de fato a uma série de serviços públicos por não terem um endereço formal, como solicitar algum atendimento de emergência, por exemplo”, explicou o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Urbanos, Diego Cabral.

Os moradores que receberem os endereços digitais também ganharão posteriormente placas de identificação para colocar em suas residências.

(Foto: Alex Cavanha/PSA)

Leia também:

Papai Noel e árvore gigante marcam abertura do Natal em São Caetano

 

COMPARTILHAR: