ABCSociedade

Velório e enterro do cantor Chrystian acontecem no ABC

Chrystian

Sertanejo, que fez dupla com o irmão Ralf, morreu aos 67 anos em decorrência de uma pneumonia

O corpo do cantor sertanejo Chrystian, que morreu nesta quarta-feira (19) aos 67 anos, está sendo velado desde às 11h em São Caetano do Sul, no ABC Paulista. O sepultamento vai ocorrer a partir das 17h20, também na região, em um cemitério na cidade de Santo André.

O artista estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo, para onde foi levado pela manhã, após passar mal em casa – ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. O cantor tinha previsão de realizar um transplante em dezembro, pois havia sido diagnosticado, em fevereiro deste ano, com rim policístico (leia abaixo).

ralf-chora-no-velorio-do-irmao-crystian

Ralf em São Caetano, no velório do irmão Chrystian (Foto: Van Campos / AgNews)

Ao chegar ao velório, no Cerimonial Ossel, Ralf chorou bastante e contou que os dois não se encontravam há quatro anos. “Meu irmão querido, fizemos sempre o nosso melhor. Diante dos nossos compromissos, infelizmente, não conseguimos nos despedir, mas tenho certeza de que nosso ‘Pai’ te encaminhará na luz junto ao Senhor Jesus! Descanse em paz, meu irmão Chrystian”, já havia postado, emocionado, em uma rede social.

Chrystian, que se destacou em dupla com Ralf, principalmente entre o final dos anos 1980 e o início da década de 1990, atualmente seguia em carreira solo, assim como o irmão. A causa da morte, segundo o Hospital Samaritano, foi uma infecção generalizada, em decorrência de uma pneumonia agravada por comorbidades.  A assessoria do cantor chegou a comunicar o cancelamento de um show programado para sábado (22), em Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

Em fevereiro, Chrystian foi internado no Hospital do Rim, em São Paulo, e se preparava para um transplante renal. Durante os exames pré-operatórios, no entanto, ele precisou passar por um cateterismo e a cirurgia foi adiada para o final de 2024. A doação do órgão seria feita pela esposa, Key Vieira, de 54 anos.

Seis décadas dedicadas ao sertanejo

Com 60 anos de carreira, segundo a família, Chrystian (nome artístico de José Pereira da Silva Neto) nasceu em Goiânia (GO), em 03 de novembro de 1956. Ao lado do irmão Ralf Richardson da Silva, 63 anos, cantou por 40 anos. Lançada oficialmente em 1983, a dupla Chrystian & Ralf foi considerada a mais afinada da música sertaneja.

Reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, os irmãos lançaram 20 álbuns, 32 coletâneas, dois DVDs acústicos e emplacaram sucessos como “Chora Peito”; “Cheiro de Shampoo”; “Mia Gioconda” (Minha Gioconda), com Agnaldo Rayol; e “Nova York”.

Do casamento com Key, que durou 29 anos, Chrystian teve dois filhos: João Pedro, de 22 anos, e Lia, de 12. Por volta das 14h, Sula Miranda, irmã de Gretchen, com quem o cantor se casou em 1981, chegou ao local do velório.

Cerimônia aberta

O velório do cantor Chrystian é aberto para as despedidas de familiares, amigos e fãs até as 16h, na avenida Goiás, 459, no Centro de São Caetano. Artistas como Renato Teixeira, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo enviaram coroas de flores.

(Atualização)

Além de João Pedro e Lia, o sertanejo teve outros cinco filhos de relacionamentos anteriores, todos registrados por ele: o primogênito Flávio Alexandre, da relação com uma mulher chamada Helena, Chrystian Jr. (conhecido como Kiki), Yan, Yuri e Jimmy, os quatro do casamento com Sônia Paladino, que durou 15 anos. Ele teria deixado uma herança estimada em R$ 60 milhões.

Chrystian foi o primeiro marido de Gretchen. Quando os dois se casaram ele tinha 25 anos, e ela, 22. O casamento, durou poucos meses e terminou após ela descobrir traições do marido.

Leia também:

Em nova pesquisa, Tite dispara na preferência do eleitorado em São Caetano

 

 

COMPARTILHAR: