Pré-candidato governista à Prefeitura tem quase o dobro do segundo colocado
Nova pesquisa de intenção de votos em São Caetano do Sul mostra que o vereador Tite Campanella (PL) lidera com folga a corrida pelo Palácio da Cerâmica. De acordo com o levantamento do instituto Vox Populi, encomendado pelo jornal ABC Repórter, o pré-candidato governista tem praticamente o dobro do segundo colocado – Fabio Palacio (Podemos) – nos dois cenários pesquisados.
No primeiro cenário, Tite tem 37% de preferência do eleitorado e Palacio 21%, diferença de 16 pontos percentuais. Na sequência aparecem Jair Meneguelli (PT), com 6%; Professor Rafinha (PSOL), com 4%; Eduardo Vidoski (PRD), com 3%; e Mario Bohm (Novo), com 2%. Os que votariam branco, nulo ou em nenhum dos nomes apresentados somam 15%. Não sabem ou não responderam, 11%.
No segundo cenário, que não considera a candidatura de Eduardo Vidoski, a vantagem de Campanella sobre Palacio, em sua terceira tentativa de chegar à Prefeitura, salta para 17 pontos percentuais: 38% a 21%, respectivamente. Jair Meneguelli tem 6% das intenções de voto, seguido por Professor Rafinha (6%) e Mario Bohm (3%). Brancos, nulos ou nenhum são 16%. Não sabem ou não responderam, 10%.
Espontânea
Tite Campanella também lidera as citações espontâneas, quando a lista com os nomes dos pré-candidatos não é apresentada aos entrevistados. Neste caso, o ex-presidente da Câmara – que, em 2021, assumiu interinamente a Prefeitura -, fica à frente, inclusive, do atual prefeito, José Auricchio Júnior, que recentemente trocou o PSDB pelo PSD.
- Tite 16%
- Auricchio* 9%
- Palacio 6%
- Professor Rafinha 2%
- Meneguelli 2%
- Eduardo Vidoski 1%
- Mario Bohm 1%
- Outros** 2%
- Ninguém / Branco ou Nulo 16%
- Não sabem / Não responderam 46%
* Por estar no quarto mandato e já ter sido reeleito em 2020, Auricchio não pode concorrer na eleição de outubro
** Outros nomes tiveram menos de 1% de citação no levantamento espontâneo, somando 2%
Nome com maior chance de ser confirmado nas urnas
A pesquisa Vox Populi demonstra ainda que Tite Campanella tem o maior potencial de votos entre todos os pré-candidatos a prefeito de São Caetano. Das 600 pessoas entrevistadas, 34% afirmam que é o nome que votarão com certeza, 32% podem votar e 28% não votariam. Apenas 6% não sabem ou não responderam.
Professor Rafinha tem 19% dos que votariam com certeza, 35% que poderiam votar, 37% que não votariam e 10% que não sabem ou não responderam. Já em Fabio Palacio 17% votariam com certeza, 35% poderiam votar, 37% não votariam e 10% não sabem ou não responderam.
O instituto Vox Populi realizou a pesquisa entre os dias 08 e 11 de junho e as entrevistas foram estratificadas por sexo, idade, escolaridade e renda. A soma dos percentuais do cenário 1 é de 99% devido ao arredondamento das casas decimais e a margem de erro é de 4%, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número 04275/2024.
Histórico
Em março, o Instituto Paraná Pesquisas indicava um empate técnico entre Tite, que estava no Cidadania, com 28%; Palacio, naquela ocasião no PSD, com 23%; e Regina Maura (ex-PSDB, atual PSD), 20%. O grupo político do prefeito Auricchio, porém, decidiu apoiar a pré-candidatura de Tite nas eleições deste ano e Regina passou então à pré-candidata a vice-prefeita na chapa governista.
Leia também:
Pré-candidato do prefeito Paulo Serra, Gilvan lidera pesquisa eleitoral em Santo André