Baixada SantistaSociedade

Segurança: ato para apresentação dos novos GCMs de PG acontece nesta quinta-feira (28)

novos gcms pg

Na ocasião, novos integrantes da corporação vão receber seus brevês

Os 146 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia  Grande serão apresentados oficialmente e receberão seus brevês em solenidade que será realizada nesta quinta-feira (28), na Avenida Costa e Silva (altura do Banco Bradesco), no Boqueirão. Os novos guardas municipais foram aprovados em concurso público.

Com a incorporação dos novos guardas, a GCM passa a contar com um efetivo de 518 integrantes, entre homens e mulheres. Na ocasião, eles farão o Juramento de Compromisso da Guarda Civil Municipal de PG. A solenidade deve contar com a presença da prefeita Raquel Chini (PSDB) e do secretário de Assuntos de Segurança, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, além de autoridades da área de Segurança Pública.

Ao todo, o curso de formação que integra o concurso público contou com  mais de 920 horas aula divididas em ciclo básico, com conteúdo mais abrangente, e ciclo profissional, com conteúdo específico às questões pertinentes à Guarda Civil Municipal, incluindo aulas práticas de abordagem e tiro. Agora os aprovados estão prontos para reforçar a segurança da cidade.

Este foi o primeiro curso de formação inteiramente ministrado por guardas civis municipais de carreira. Ao todo, foram 40 instrutores envolvidos, com qualificações em várias áreas e habilitados no curso preparatório para docência em Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Atuação

Entre as atribuições do guarda civil municipal de 4ª Classe estão, por exemplo, a execução de tarefas de patrulhamento, inspeção, vigilância, guarda e proteção das instalações, serviços e bens municipais; prestar colaboração, quando se justificar, a outras entidades públicas como polícias Militar e Civil e órgão de Defesa  Civil; além de dar suporte às atividades do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), atuar na aplicação de primeiros socorros, na fiscalização de trânsito, no monitoramento de sistema eletrônico de alarmes; dirigir e operar viaturas, veículos especiais e náuticos.

Leia também:

Santos recebe mais de 221 mil turistas e registra ocupação de 80% nos hotéis no fim de semana

COMPARTILHAR: