Coluna do Baena

Nome do ABC, Ariel de Castro Alves deixa secretaria do governo federal

ariel de castro alves

O advogado Ariel de Castro Alves foi exonerado da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A exoneração, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (04), se deu 100 dias após o ex-presidente da Fundação Criança de São Bernardo ter assumido o cargo. Ele será substituído interinamente pela diretora de Proteção da Criança e do Adolescente, Maria Luiza Moura Oliveira. Segundo o site da revista CartaCapital, o motivo da exoneração seriam divergências entre Alves e o ministro Silvio Almeida sobre a atuação da Secretaria. Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos alegou “necessário ajuste administrativo com base nos objetivos e estratégias alinhavados pelo Gabinete Ministerial”.

Luta

Em suas redes sociais, Ariel de Castro Alves publicou frase da militante comunista Olga Benário (1908-1942): “Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo”. Embora sem menção à saída da Secretaria Nacional, ele recebeu apoio e elogios dos seguidores nos comentários. Ativista, Alves atuou diretamente na crise humanitária da etnia yanomami, em Roraima, e coordenou os trabalhos da transição entre governos na área dos Direitos Humanos.

Capital 

ademario brasilia

Em Brasília, prefeito de Cubatão busca recursos para projetos habitacionais e de infraestrutura

Desde terça-feira (02) em Brasília para uma série de encontros, o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), busca recursos e parcerias para a cidade nas áreas de infraestrutura e habitação. Nesta quinta-feira (04), a reunião foi no gabinete do secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida, ligado ao Ministério das Cidades. O chefe do Executivo já havia estado na Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e na Secretaria Nacional de Políticas para Assuntos Periféricos, também no Ministério das Cidades, e se reunido com os deputados federais Alberto Mourão (MDB) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que se comprometeram a auxiliar nas articulações referentes às demandas.

Pautas

Entre os pleitos apresentados por Ademário Oliveira no Distrito Federal estão as obras de urbanização da Vila dos Pescadores, com a construção de 1.329 unidades habitacionais, e da Vila Esperança; recursos para melhorias do acesso à Ilha Caraguatá e para reforma completa da Ponte Manuel Alves Fernandes (Arco-Íris). Integraram a comitiva cubatense os secretários municipais César Nascimento (Governo) e Andréa Castro (Habitação) e a assessora especial de Políticas Estratégicas, Fabiana de Abreu Silva. “Estamos otimistas em conseguirmos investimentos que contribuam para o desenvolvimento de Cubatão”, resumiu o prefeito.

Com Lula

filippi e camilo santana

Prefeito de Diadema se encontra com ministro da Educação

Também por Brasília, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), teve agenda com o ministro da Educação, Camilo Santana, para debater políticas públicas do setor e projetar parcerias da pasta para a cidade, como no caso do Quarteirão da Educação – complexo educacional que está sendo construído no Jardim Promissão. Entre outros compromissos, Filippi se encontrou com o novo embaixador do Chile no Brasil, o sociólogo Sebastián Fernando Depolo, e foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (03), para falar sobre investimentos federais para Diadema.

filippi e lula

Filippi é recebido pelo presidente Lula para debater investimentos federais para Diadema (Foto: Ricardo Stuckert)

Forças policiais

reuniao segurança pg

Autoridades discutem ações de segurança em Praia Grande

A semana da prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), começou com reunião com as autoridades da área de Segurança Pública, na terça-feira (02), para discutir ações que garantam mais tranquilidade à população e aos turistas. Um dos focos dos trabalhos será a realização de forças-tarefas para coibir principalmente o crime de furto. Participaram o secretário de Assuntos de Segurança, Marcos Roberto Barbosa Craveiro; o comandante da Polícia Militar de Praia Grande, Emerson Sobral; e o delegado Seccional de Praia Grande, Flávio  Gastaldi. As ações serão realizadas conjuntamente entre a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar e Polícia Civil em pontos estratégicos. “Baixar os índices é bom, mas o fundamental é a população se sentir segura”, disse Gastaldi. A Operação Escola Segura também foi abordada durante a reunião com a prefeita.

Rápidas

Com o slogan “Local de animais felizes”, o 1º Encontro Pet de São Vicente será realizado neste domingo (07), a partir das 8h, na Praia Pet, localizada entre a rua Pero Correia e a alameda Paulo Gonçalves, no Itararé. Iniciativa da Secretaria de Bem-Estar Animal.

O programa Meu Primeiro Emprego, da Prefeitura de Santo André, foi reconhecido na noite desta quinta-feira (04) pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) como o melhor programa de estágio – com oportunidades de crescimento profissional aos estudantes – entre as prefeituras do País.

Escritor, dramaturgo e músico, Mário Bortolotto é o convidado da próxima edição da Jornada Cultural Realejo, destaque deste sábado (06), a partir das 15h, na Livraria Realejo (avenida Marechal Deodoro, 02, no bairro do Gonzaga, em Santos).

A Festo, multinacional alemã do setor de automação industrial, é a mais nova integrante do Parque Tecnológico de Santo André. A participação da empresa, com faturamento de 3,8 bilhões de euros, se deu a partir da conexão com o ecossistema de inovação da região.

A 21ª Grande Festa Cigana acontece neste sábado (06), a partir das 19h, na Escola Dirce Valério Gracia, no Jardim Tejereba, em Guarujá. O evento marca o início das comemorações do Dia Nacional do Cigano, celebrado em 24 de maio. Convites R$ 10 e será arrecadado 1 kg de alimento não perecível por pessoa.

A Prefeitura de São Caetano lançou edital com as instruções do processo seletivo para bolsas de estudo integrais na USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e parciais no IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Inscrições até 14 de maio no Portal da Educação.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR: