ABCSociedade

Secretaria de Saúde de Santo André realiza atividades para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+

santo andre lgbtquia+ 1

Entre as ações, foi realizado o primeiro Fórum do Processo Transexualizador com a participação de mais de 50 pessoas

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial para celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+. Nesta segunda-feira (27), foi realizado o primeiro Fórum do Processo Transexualizador. A iniciativa contou com a participação de cerca de 50 pessoas entre profissionais da saúde, usuários da rede e sociedade civil, além das promotoras legais de Diadema e São Caetano do Sul.

“Santo André avança no acolhimento e cuidado à população LGBTQIA+. Nesse sentido, o serviço de acompanhamento às pessoas trans do município é de extrema relevância. Promover equidade e garantir respeito, quebrando históricos preconceitos é absolutamente fundamental dentro de nossa grande rede pública de saúde. O SUS é exemplo na luta por universalização de acesso e equidade no acolhimento e tratamento, faremos isso exemplarmente à nossa população LGBTQIA+”, diz o secretário municipal de Saúde, José Police Neto.

Durante todo o mês de junho, outras ações estão sendo realizadas pelos equipamentos de saúde com o objetivo de conscientizar a população para o respeito e combater a LGBTfobia. Entre as atividades, há rodas de conversa sobre diversidade e oficinas para debater a temática.

“Diante do aumento da violência de gênero, consequentemente da LGBTfobia, os profissionais de saúde sentiram necessidade de abordar esse tema em seus locais de trabalho, com os usuários da rede”, explica Glória Ferreira, socióloga da área técnica de prevenção IST’s/HIV/Aids.

Online

Nesta quarta-feira (29), às 19h30, será realizada uma palestra online com o tema “Política Nacional de Saúde LGBTQIA+: Direito de Acesso na Perspectiva Ética e Legal”. O palestrante será o advogado e professor Joseval Martins Viana, especialista em Direito da Saúde, doutor em Ciências da Saúde e coordenador da pós-graduação/MBA em Administração Hospitalar e Compliance na Saúde do Centro Universitário FMABC.

A iniciativa é da Comissão de Ética Médica e do NQS (Núcleo de Qualidade em Saúde) do CHMSA (Centro Hospitalar Municipal de Santo André) Dr. Newton da Costa Brandão e voltada a profissionais da saúde, estudantes, residentes e população em geral. A transmissão será via Zoom com abertura da sala virtual às 19h20. Basta acessar o link da aula.

santo andre lgbtquia+ 2

Equipes da Saúde também estão na estação de trem Prefeito Celso Daniel distribuindo preservativos e orientando a população sobre a prevenção de IST’s/HIV/Aids

Prevenção

Equipes da Saúde também iniciaram nesta terça (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a distribuição de preservativos na estação Prefeito Celso Daniel da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). No local, também são tiradas dúvidas da população e fornecidas dicas de prevenção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), HIV e Aids.

(Fotos: Alex Cavanha / PSA)

Leia também:

Kléber Albuquerque retorna a Santo André para show no saguão do Teatro Municipal

COMPARTILHAR: