Coluna do Baena

São Vicente passa a integrar Guia Pet Friendly do Estado de São Paulo

sv pet friendly

Iniciativa das mais bacanas, o 1º Guia Pet Friendly oficial do Estado de São Paulo, da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur), reúne hospedagens e atrativos turísticos, públicos e privados, que aceitam animais de estimação ou oferecem serviços exclusivos para os pequenos membros da família. A cidade de São Vicente, na Baixada Santista, passa a contar com estabelecimentos participantes, entre eles Brisamar Shopping, Casa das Bananadas, Quiosque da Cris, além da Praia dos Milionários, hotéis, pousadas e restaurantes. O material foi elaborado a partir de respostas cadastradas pelos próprios empreendimentos que aceitam pets ou têm serviços voltados a eles. A curadoria da Setur estabeleceu critérios como possuir área ou serviço e site para os tutores consultarem os atrativos. Em formato digital, o guia será atualizado constantemente pelos próprios estabelecimentos. Um link foi disponibilizado para cadastro dos proprietários de locais pet friendly que desejarem fazer parte do guia.

Nicho

 “Além de oferecer um serviço de maneira fácil e prática para os donos de pets, o guia tem como objetivo dar maior visibilidade aos empreendimentos pet friendly, uma vez que o alcance da Secretaria no meio digital ajuda a destacar esses negócios de forma gratuita por meio do ranqueamento nos sites de busca”, afirma o coordenador de Turismo e Viagens da Setur-SP, Rodrigo Ramos. Esse nicho de mercado vem crescendo e já alcança faturamento de R$ 35 bilhões ao ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação.

Em alta

Construção civil - Foto - Helber Aggio_PSA

Santo André cria mais de 10 mil empregos em 2022 (Foto: Helber Aggio)

Santo André registrou a criação de 10.410 empregos em 2022. O número representa o saldo de postos de trabalho criados na cidade (quantidade de admissões menos demissões em regime de CLT) e foram contabilizados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. O número é 18,84% maior do que o saldo de 2021, que foi de 8.759 postos criados. Na avaliação do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, este resultado espelha o sucesso dos três pilares que regem as ações da Secretaria e estão atraindo investimentos para a cidade: a melhoria do ambiente de negócios, o incentivo à competitividade das empresas e a qualificação profissional. Nos últimos seis anos anos, o município registrou ampla atração de investimentos no setor químico, petroquímico e de borracha, também na construção civil e serviços, com destaque para as franquias na área de alimentação e para o setor de serviços hospitalares.

Responsabilidade ambiental

onibus eletrico guarujá

Primeiro ônibus de grande porte 100% elétrico da Baixada Santista é entregue em Guarujá (Foto: Helder Lima)

O motorista Antônio Marcos Oliveira Santos foi o escolhido para dirigir o trajeto inaugural do primeiro ônibus elétrico de grande porte do transporte público da Baixada Santista. O equipamento foi oficialmente entregue pela Prefeitura de Guarujá e a City Transporte Intermodal nesta quinta-feira (09), em frente ao Paço Municipal. Na próxima semana, o veículo será integrado à linha 003, que faz o trajeto entre o Terminal Vicente de Carvalho e o Ferry Boat. Com identidade visual exclusiva, o ônibus é 100% elétrico e tem emissão zero de carbono, além de ser completamente silencioso. Com a utilização deste novo veículo, em vez de um tradicional movido a diesel, aproximadamente 94 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas na atmosfera ao ano, que é o equivalente ao plantio de 671 árvores. “Somos filhos do universo e, quando o agredimos, ele revida. Precisamos cuidar do meio ambiente cada vez mais para que ele responda de maneira positiva”, pontuou o prefeito Válter Suman (PSDB). Com a chegada do primeiro ônibus elétrico, a City Transporte Intermodal inicia um processo de substituição de parte da sua frota por veículos elétricos ou movidos a biodiesel, que se estenderá na próxima década.

Conexões

consorcio abc recicla guaruja

Consórcio ABC visita iniciativas do projeto Recicla Guarujá (Foto: Divulgação/ONG Espaço Urbano)

Representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizaram, na última terça (07), visita técnica na cidade de Guarujá, com o objetivo de conhecer a metodologia do projeto Recicla Cidade aplicada no Litoral. Desenvolvido pela ONG Espaço Urbano, o Recicla Cidade tem como objetivo a sensibilização e capacitação em educação ambiental dos atores sociais envolvidos na coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, colaborando com o aumento da quantidade e qualidade dos materiais destinados corretamente para tal finalidade. A ação também sensibiliza a população sobre o valor dos resíduos sólidos e mostra, na prática, que os recicláveis têm importância econômica. Segundo o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos do Consórcio ABC, André Luiz, modelos de negócios sociais foram visitados com a finalidade de estudo de campo sobre as diferentes possibilidades de aplicação do projeto em cada cidade do ABC. “Criamos conexões importantes para que as cidades possam avançar nas práticas e errar menos”, destacou.

Rápidas

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) entregou nesta semana, em São Caetano, as obras de revitalização e climatização da UBS Luiz Pasqual Bonaparte, que terá a capacidade de atendimento ampliada em 50%, passando a atender 12 mil pessoas por mês. O investimento foi de R$ 480 mil.

O vereador Josa Queiroz (PT) é o novo líder do governo na Câmara de Diadema. Após Orlando Vitoriano (PT) e Zé Antônio (PT), caberá a ele a interlocução entre Executivo e Legislativo.

Ainda em Diadema, o prefeito José de Filippi Júnior (PT) solicitou uma licença médica de 30 dias para cuidar da saúde. Durante o período, assume a vice, Patty Ferreira (PT). Filippi foi diagnosticado com endocardite bacteriana e está internado no HCor, em São Paulo.

A Secretaria da Fazenda de São Caetano tem nova titular. Stefânia Wludarski, que foi secretária de Planejamento e Gestão, assumiu no lugar de Paulo Rossi.

O empresário e professor universitário Paulo Tinoco assume a Secretaria Geral da Aethal (Associação das Empresas de Turismo, Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), que tem como presidente Beto Moreira.

O São Bernardo Plaza Shopping fortalece seu mix com quatro novas lojas ainda no primeiro semestre. Entre as operações que chegam ao shopping nos próximos meses, estão Via Veneto, Donuts by Lu, Nitron e Baggagio.

A Ouvidoria Municipal de São Vicente disponibilizou o balanço de 2022. Foram 1.958 atendimentos, entre reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios. Destes, 1.741 foram concluídos e 217 estão em andamento. Queda de 672 manifestações na comparação com 2021.

A Área de Lazer Ézio Dall’Acqua (Portinho), em Praia Grande, recebe mais uma edição da  Feira de Artesanato Itinerante neste domingo (12), das 12h às 17h. A entrada é gratuita. Produtos feitos de maneira 100% artesanal serão comercializados, sem esquecer do setor de alimentação da feira.

O Desfile das Escolas de Samba de Santos está de volta nesta sexta (10) e sábado (11) após dois anos de interrupção devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. No total, 16 agremiações dos grupos de Acesso e Especial vão cruzar a Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. Ingressos esgotados.

Nesta segunda (13), a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) celebra seus 85 anos com um jantar comemorativo no Espaço Win, no bairro Campestre. Tem entrevista com o presidente Pedro Cia Junior no #BlogdoBaenaTV.

A semana ainda contou com um bate-papo com o secretário de Saúde de Santo André, Gilvan Junior. Ele falou sobre os projetos de modernização e humanização do SUS no município. Assista aqui. O #BlogdoBaenaTV é veiculado no canal de mesmo nome no Youtube e na página do Blog do Baena no Facebook.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

COMPARTILHAR: