Veículos zero km entregues contam com ar-condicionado e Wi-Fi
Com o programa Tarifa Zero implantado há um mês, a cidade de São Caetano do Sul passa a oferecer, além de ônibus de graça, veículos mais confortáveis. A Vipe (Viação Padre Eustáquio), que opera o sistema de transporte municipal, apresentou nesta quinta-feira (07) parte da frota renovada, com seis veículos zero km, todos acessíveis, com ar-condicionado, Wi-Fi e menos poluentes.
“A renovação atende ao contrato e à demanda, principalmente por conta do aumento considerável do número de passageiros após o início da operação do Tarifa Zero”, observou o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), destacando o Euro 6, sistema muito utilizado na Europa, que estabelece limites máximos de emissão de gases poluentes pelos veículos movidos a diesel – a frota de São Caetano é a primeira da região a contar com o sistema.
Os novos ônibus também possuem suspensão a ar, tomadas USB para recarga de dispositivos móveis (celulares), iluminação interna, itinerários eletrônicos em LED e GPS. Quanto à acessibilidade, possuem bancos especiais para obesos, assentos demarcados para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, elevador para cadeirantes e espaço para fixação segura de cadeira de rodas e para cão-guia.
Os seis ônibus devem passar a rodar a partir da próxima semana, assim que forem resolvidas questões burocráticas na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). A vistoria ocorreu na garagem da Vipe e contou, além do prefeito, com as presenças do secretário de Mobilidade Urbana, Diego Santos Vido, e do diretor da Viação Padre Eustáquio, Carlos Henrique Silveira.
Ônibus iluminado
Outra novidade anunciada é que nos próximos dias começa a rodar pelas ruas de São Caetano um ônibus iluminado externamente com lâmpadas LED. “Estamos numa época das mais bonitas e significativas, que é o Natal. Crianças e pessoas de todas as idades gostam de ver as ruas enfeitadas e paramentadas com temas natalinos, e estamos dando a nossa contribuição”, disse Silveira.
(Foto: Eric Romero / PMSCS)
Leia também:
Iniciativas de sustentabilidade de Santo André são destaque na COP28