ABCSociedadeSP e Brasil

Iniciativas de sustentabilidade de Santo André são destaque na COP28

Santo André na COP28

Prefeito Paulo Serra apresentou ações da cidade nesta quarta-feira (06) na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

O prefeito Paulo Serra (PSDB) participou nesta quarta-feira (06) da COP28, a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Durante a palestra, foram apresentadas iniciativas da Prefeitura de Santo André com o objetivo de tornar a cidade cada vez mais sustentável e resiliente em relação às alterações do clima.

“Estou muito feliz de estar aqui representando a cidade de Santo André como prefeito e compartilhar nossas experiências e ações diante do desafio global das mudanças climáticas. Para lidar com fenômenos extremos, temos empenhado ações de prevenção e manutenção, reforçando a infraestrutura de drenagem e investindo em tecnologias para monitoramento meteorológico avançado”, afirmou o chefe do Executivo andreense.

Durante sua fala na conferência do clima, Paulo Serra destacou programas como o Moeda Verde, que beneficia cerca de 100 mil moradores em 25 comunidades – já recebeu 1.322 toneladas de resíduos e entregou 264 toneladas de alimentos desde que foi criado, há seis anos. Outro exemplo citado foi o Moeda Pet, que já recebeu cerca de 359 mil garrafas plásticas, trocadas por 18 toneladas de ração para animais de estimação.

Ainda foram apresentadas iniciativas como o IAClima – sistema de meteorologia por inteligência artificial – e o Centro de Resiliência às Emergências da Defesa Civil, inaugurado no ano passado. Diversas obras de drenagem realizadas desde o início da gestão também foram destacadas.

“Em áreas que sofrem com ocupação irregular, temos trabalhado constantemente para melhorar o sistema de macrodrenagem com a construção de piscinões, microrreservatórios, canalização de córregos e obras de contenção. Mais de R$ 100 milhões foram investidos nesta gestão em iniciativas de drenagem e prevenção de desastres”, comentou o prefeito.

Outro ponto relevante da apresentação foi o complexo de usinas fotovoltaicas, que está sendo instalado em uma área de 56 mil metros quadrados. Além disso, Serra falou sobre a coleta seletiva, iniciativa de destaque na cidade que cresceu nos últimos anos por conta de diversas ações, como a ampliação dos ecopontos. A partir de 2017, o índice de reaproveitamento de recicláveis, que estava em 12%, triplicou.

“Sabemos que temos um desafio complexo que exige esforços coordenados em níveis local, regional e global. Nossa cidade, assim como muitas outras ao redor do mundo, está comprometida em liderar pelo exemplo. Ao adotar estratégias de mitigação e adaptação, buscamos não apenas proteger o nosso ambiente, mas também contribuir para um futuro mais seguro e sustentável para as gerações futuras.”

Durante a palestra, foram apresentados alguns dos prêmios e reconhecimentos que Santo André recebeu nos últimos anos por ações sustentáveis, como o prêmio Cidades Excelentes, da Band, entregue no mês passado. Também neste ano, Santo André recebeu a melhor nota em gestão de resíduos sólidos do estado de São Paulo, no relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Santo André na COP28 (2)

Palestra do prefeito de Santo André em Dubai ocorreu dentro de painel organizado pela Sabesp

A palestra do prefeito Paulo Serra foi realizada dentro do painel “Adaptação à Mudança: Percepção sobre a Resiliência Hídrica nas Cidades Brasileiras”, organizado pela Sabesp. “Santo André está na vanguarda da resposta às mudanças climáticas. Queremos compartilhar nossas experiências, aprender com outros líderes e colaborar de maneira mais ampla para enfrentar esse desafio global. Juntos, podemos construir um futuro mais sustentável para todos”, completou o prefeito.

Sabesp

Também nesta quarta-feira (06) a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi aprovada na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), apenas com votos da bancada de sustentação do governador Tarcísio de Freitas (62 a favor e 1 contra). Deputados dos partidos de oposição deixaram o plenário após confronto entre a Polícia Militar (PM) e manifestantes contrários à medida, que ainda terá de ser discutida por câmaras municipais, como a da Capital, devido a particularidades nos contratos de prestação do serviço.

Leia também:

São Caetano anuncia Ivan Lins como atração de Natal

COMPARTILHAR: