Município terá veterinário no programa de Saúde da Família e medalha com QR Code para facilitar a localização de animais perdidos, além de canal de denúncias contra maus-tratos
O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), lançou nesta quarta-feira (18) três importantes programas de proteção animal: o RG Animal, a inclusão de veterinários na Estratégia Saúde da Família (ESF) e um canal de denúncias contra maus-tratos. O evento foi realizado no auditório da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
“Temos acompanhado a evolução significativa do relacionamento humano e a questão do bem-estar animal. Trouxemos novo planejamento e novas estratégias para abordar a questão, com quadros técnicos e estrutura dentro da administração pública, criando uma subsecretaria. Após 90 dias, estamos mostrando que conhecimento técnico e a estruturação de programas inéditos são fundamentais para políticas públicas efetivas”, afirmou Auricchio.
Ações inéditas
São Caetano é a primeira cidade da região do ABC a incluir veterinário na ESF e pioneira no Estado na distribuição de medalhas com QR Code para localizar animais perdidos. “Capacitamos mais de 120 agentes comunitários de saúde, que serão os responsáveis por levar os casos para discussão durante as reuniões de matriciamento e, havendo necessidade, o veterinário fará uma visita ao morador e seus pets. São Caetano mostra hoje que entende e atende as necessidades da causa animal”, explicou a subsecretária de Saúde e Bem-Estar Animal, Alexandra Gimenez da Costa.
“Além de avançarmos com nossos programas de proteção animal, colocamos a ESF, que faz a saúde da cidade, junto com a subsecretaria de Saúde Animal para trazer as demandas do município. Mais uma vez unimos ciência, saúde e assistência e, junto com a cadeira de Medicina Veterinária da universidade, vamos trabalhar em um amplo programa que envolve inovação, tecnologia e a transformação digital da saúde da cidade”, destacou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Outra grande novidade, atrelada ao RGA (Registro Geral do Animal), a medalha com o QR Code deve ser colocada junto à coleira do pet. Caso o animal se perca, qualquer pessoa com celular poderá fazer a leitura do QR Code e enviar mensagem ao tutor via WhatsApp ou e-mail. A solicitação do RGA deve ser feita pelo site da Prefeitura e está disponível para todos os moradores do município, independentemente de faixa de renda.
Durante o evento, foi feita a entrega simbólica de alguns RGAs. Assista:
O site também disponibilizará o canal de denúncias. A partir do preenchimento de formulário eletrônico, com detalhes dos maus-tratos sofridos por animais da cidade (como agressões, abandono, negligência no cuidado etc.), terá início o processo de apuração e serão dados os encaminhamentos para a devida investigação de crime e punição pelos órgãos competentes. “Esse canal vai centralizar todas as denúncias de maus-tratos envolvendo animais de São Caetano e contaremos com o apoio ativo do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), por meio das forças de segurança e das câmeras de monitoramento, para identificar animais perdidos, abandonados e verificarmos qual medida será tomada para cada ação específica”, completa Alexandra.
Hospital e UBASA
Às ações inovadoras apresentadas durante o evento serão somados o Hospital Veterinário e uma Unidade Básica de Saúde Animal – esta com previsão de entrega para o final de janeiro. “São ações que, certamente, a população de São Caetano almeja muito e a universidade continua, de alguma forma, contribuindo com o poder público. Segundo dados do IBGE, pelo menos 50% dos domicílios no Brasil têm cachorros e 25% têm gatos. Teremos a oportunidade de atuar junto à ESF com nossos alunos de Medicina Veterinária estagiando, numa contribuição que vai além do ensino, pois permite a prestação de serviços à população”, disse o reitor da USCS, Leandro Prearo.
O futuro Hospital Veterinário de São Caetano, em fase final de construção, recebeu emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), que acompanhou o lançamento das ações. “Nossa universidade é motivo de orgulho. A parceria exitosa com a causa animal vai ganhar mais forças em breve com a inauguração do Hospital Veterinário. Me sinto feliz em poder contribuir com a proteção animal de nossa cidade e mostrar o quanto avançamos no tema. Percorri mais da metade das cidades do estado de São Paulo e não vi nenhuma, nem mesmo as grandes, com tantos programas de bem-estar animal como a nossa cidade oferece”, comentou.
Leia também:
Guarujá: primeiro dia do ano tem recorde de visitação no Mirante das Galhetas
Santo André recebe parecer para se tornar Município de Interesse Turístico