ABC - Sociedade -

Santo André realiza programação virtual para o mês do orgulho LGBTQIA+

Mês do orgulho LGBTQIA+ (1)

Primeira atividade será realizada nesta sexta com o tema “Famílias que saem do armário, desconstrução e construção de uma vida saudável”

A Secretaria de Saúde de Santo André, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde (DVS) e do Departamento de Saúde Mental, preparou uma programação especial para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Dentre as ações, será realizado o 1º webinário voltado para profissionais de saúde, profissionais da educação e também para o público em geral.

“Nosso objetivo é propor uma reflexão sobre formas de desconstruir preconceitos e processos discriminatórios que causam impactos negativos sobre a saúde de crianças, adolescentes e adultos pertencentes a estes grupos populacionais” comentou Glória Ferreira, socióloga da área técnica de Prevenção em IST/HIV/Aids do município e uma das organizadoras da ação.

Com o tema “Famílias que saem do armário, desconstrução e construção de uma vida saudável”, a primeira atividade será realizada nesta sexta (18), às 19h30, e poderá ser acompanhanda pelo link https://meet.google.com/gmy-oaqa-cbh. O webinário será mediado por Marcos Fonseca, educador do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) de Santo André e contará com a participação de representantes da sociedade civil e do grupo Mães Pela Diversidade.

O evento está sendo organizado por uma equipe multiprofissional que atua na área técnica de Prevenção em IST/HIV/Aids e no CAPS IJ. Além do Mães Pela Diversidade, a ação conta com a parceria dos movimentos negro e LGBTQIA+ de Santo André, da ONG Barong, voltada à promoção da educação e da saúde sexual, e da ONG Pela Vidda de São Paulo.

No dia 25, das 11h às 17h, equipes do Consultório na Rua e de Prevenção em IST/HIV/Aids farão uma ação especial, com dicas e tira dúvidas, na avenida Industrial com a rua Sumaré. Na ocasião, serão realizados testes para HIV, distribuídos preservativos e outros itens de prevenção.

Mês do orgulho LGBTQIA+ (2)

Orgulho: a socióloga Glória Ferreira, da área de prevenção em IST/HIV/Aids, é uma das organizadoras e mediará debate na web (Foto: Arquivo Pessoal)

Já no dia 28, às 14h, uma nova ação web será realizada abordando o tema “Ser LGBTQIA+ e viver com HIV – Desconstruindo Estigmas”. “Queremos promover um espaço de diálogo com base nos direitos de pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas LGBTQIA+ e seus familiares”, esclarece Glória Ferreira, que será mediadora da atividade. Para acompanhar, basta acessar o link https://meet.google.com/bbk-sjyc-wzf.

“Nos movimentos sociais é perceptível uma ausência na discussão sobre o HIV, o que tem exposto mais a população LGBT+. O ‘não falar’ está vulnerabilizando esta população. Então, o tema vem de encontro a isso, é uma forma de evidenciar a necessidade de falar da prevenção de HIV/Aids nesse grupo”, completou Glória.

(Texto: Brenda Mineo – Foto: Angelo Baima/PSA)

Atualização em 24/06: em virtude da invasão de hackers com mensagens homofóbicas e em defesa do presidente Jair Bolsonaro na live do último dia 18, a atividade desta sexta-feira (25) foi cancelada pelos organizadores por medida de segurança. Já o webinário programado para o próximo dia 28 está mantido e medidas de proteção serão adotadas pela Secretaria de Inovação e Administração e pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos, em apoio à Secretaria de Saúde, para evitar novos ataques virtuais e discursos de ódio.

COMPARTILHAR: