Reforço vai aumentar para 75% a cobertura do programa de estratégia da família no município
A Secretaria de Saúde de Santo André promoveu nesta quarta-feira (04) a formatura de 142 ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), em evento realizado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro. Durante a cerimônia, o prefeito Paulo Serra (PSDB) anunciou a contratação de mais 210 profissionais desta categoria, o que vai elevar de 50% para 75% a cobertura do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) no município.
Na formatura foram apresentados os novos uniformes e tablets que os ACSs vão utilizar durante suas atividades e que serão entregues até o fim do mês, tanto para os recém-formados como para os outros 128 profissionais que já atuam nas unidades básicas de saúde, além dos 210 trabalhadores que serão contratados nas próximas semanas. Com o reforço, Santo André, que em 2017 contava com 270 ACSs, passará a ter 483, um acréscimo de 78,8%.
“Quando melhoramos a condição de trabalho do ACS é uma forma de demonstrar a importância que esse profissional tem na engrenagem que é o SUS”, destacou Paulo Serra. “Tínhamos 25% de cobertura da Estratégia Saúde da Família no início da gestão, dobramos esse número, vamos chegar ao fim do ano com 75% e finalizar a gestão com 85% de cobertura. Até 2026, no plano de metas do Santo André 500 anos, vamos ter 100% de cobertura na cidade. Isso é um compromisso de quem acredita no Sistema Único de Saúde, acredita na equipe e no que está sendo feito”, acrescentou o prefeito.
A formatura foi realizada no Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e reuniu um público de 385 convidados. O ACS é um profissional fundamental dentro do fluxo das unidades de saúde e o elo entre os equipamentos e a comunidade, por meio de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Uma das principais atribuições dos ACSs é a busca ativa realizada pela Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura vacinal.
“Fizemos questão de realizar essa formatura também para anunciar os novos uniformes e tablets, que era uma demanda antiga da categoria, além da ampliação do programa Estratégia Saúde da Família. Sabemos a importância do ACS, que é a pessoa dentro da Secretaria de Saúde que faz a ligação entre a comunidade e a unidade de saúde. Nenhum lugar do mundo tem um programa tão completo como o SUS e os ACSs são os principais ativos deste programa”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
A formanda Silmara dos Santos Madalena foi convidada para falar em nome dos ACSs e chegou a se emocionar durante o discurso. “Nós somos ACSs por vocação e o tempo todo, já que estamos sempre dentro da comunidade conversando com as pessoas, nossas famílias sabem bem disso. Muito importante essa valorização que estamos recebendo”, enalteceu a oradora das seis turmas que se formaram e que foram preparadas por profissionais da rede de Atenção Primária à Saúde.
Diretora financeira do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (Sindacs-SP), Elaine Regina Coli elogiou as novidades anunciadas pela Prefeitura. “Ficamos muito felizes porque as demandas do sindicato estão sendo atendidas. Tínhamos mesa onde sempre ouvíamos as necessidades da categoria e há muito tempo os trabalhadores esperavam pelo uniforme e pelo tablet, que vai trazer melhor condição de trabalho e, por consequência, melhorar o serviço prestado para a comunidade que é atendida”, comentou.
A formação de técnico em ACS faz parte do projeto Saúde com Agente, que é uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com o Ministério da Saúde, o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e a Prefeitura de Santo André. O curso teve carga horária de 1.275 horas e foi realizado em dez meses.
(Fotos: Helber Aggio/PSA)
Leia também:
Santo André terá Outubro Verde e Rosa na rede de saúde