Baixada SantistaPolítica

Kayo Amado inaugura complexo para atendimentos especializados de saúde em São Vicente

novo prédio atenção especializada sv 2

CATO, CAD, CAPS III e Reabilitar passam a funcionar em novo prédio; novidade faz parte do Programa Nova Saúde São Vicente, anunciado pelo prefeito em dezembro de 2021

 A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), inaugurou nesta terça-feira (28) as novas instalações de quatro importantes equipamentos: o Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (CATO), o Centro de Apoio ao Diagnóstico (CAD), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III Mater) e o Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência – Reabilitar I. Todos os serviços passam a funcionar em novo prédio, ao lado do Hospital do Vicentino. A novidade faz parte do Programa Nova Saúde São Vicente, anunciado pelo prefeito Kayo Amado (Podemos) em dezembro de 2021.

“Seguimos com o nosso objetivo de virar a página da saúde de São Vicente, deixando para trás equipamentos ruins e sucateados, com histórias de sofrimento, para que o cidadão passe a ser atendido de forma digna, com instalações e equipamentos modernos, vivendo dias melhores. É mais um dia a ser comemorado, com mais uma entrega, mas cientes de que temos muito pela frente”, declarou o prefeito.

novo prédio atenção especializada sv 3

O Reabilitar e o CATO são equipamentos de grande importância para a reabilitação física e motora dos munícipes

O Reabilitar assiste a moradores da Área Insular, pessoas com alguma deficiência física e/ou síndromes neurológicas com comprometimento da função física, neurológica e/ou sensorial. O serviço foca na avaliação, atendimento e tratamento ambulatorial, com acompanhamento de fisiatria, acupuntura, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, assistência social, terapia ocupacional e nutrição, além do atendimento para perícia médica (gratuidade de transporte).

O serviço atende cerca de 320 pacientes por mês, dos mais de 23.800 prontuários cadastrados na rede de saúde do município. Entre as diversas deficiências atendidas estão sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), de Covid-19 ou de tumores cerebrais, paralisia facial ou cerebral, amputações, distrofia muscular, atrofia muscular espinhal, síndromes neurológicas, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, Síndrome de Down, lesões medulares, traumatismo cranioencefálico e doenças pulmonares crônicas graves.

O CATO é uma unidade referência municipal para atendimento ambulatorial nas especialidades de Traumatologia e Ortopedia. A equipe de profissionais é integrada por médicos ortopedistas e traumatologistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de imobilização, radiologia e administrativos. A estimativa da Sesau é atender cerca de 300 pacientes por dia, encaminhados pelas unidades de atenção primária e previamente agendados. Há cerca de 3 mil pacientes cadastrados para atendimento no serviço.

novo prédio atenção especializada sv 5

CAD disponibiliza diversos exames diagnósticos

Já o CAD é o serviço ambulatorial de referência aos exames diagnósticos de São Vicente. O atendimento é realizado mediante agendamento prévio, efetuado pelas unidades de saúde municipais. Em média, 200 pacientes são atendidos diariamente. A unidade conta com o atendimento de médicos e especialistas. No local, são disponibilizados exames de mamografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultrassonografias diversas, colposcopia e biópsias.

novo prédio atenção especializada sv 1

Unidades de Atenção Especializada: novo prédio, onde os quatro serviços de saúde estão instalados, fica na rua Costa Rego, s/nº, na Vila São Jorge

O CAPS III Mater  é um serviço da Rede de Atenção Psicossocial de São Vicente e um dos pioneiros da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O atendimento é direcionado a adultos com transtornos mentais severos e persistentes. O Centro é referência para hospitalidade integral dos demais CAPSs do município. O local conta com uma rede completa de profissionais para atender a população em diversas áreas, como serviço social, psicologia, terapia ocupacional, medicina e enfermagem, tendo à disposição psicólogos, terapeutas, técnicos e médicos especializados.

De acordo com a secretária de Saúde, Michelle Santos, a equipe de profissionais e principalmente os moradores ganham uma estrutura digna e completa para os atendimentos e tratamentos no prédio das Unidades de Atenção Especializada. “É muito gratificante ver que o projeto que trabalhamos tanto para sair do papel virou realidade e conseguimos realizar mais uma grande entrega para os vicentinos. Os pacientes que vão fazer uso das novas instalações têm à disposição todos os equipamentos e serviços para prosseguirem com seus tratamentos.”

“Prezamos muito pelo bem-estar e pelo atendimento de qualidade para todos munícipes. Nas antigas unidades do Reabilitar e do CATO, por exemplo, já conseguimos alcançar grandes feitos como a reativação, em 2022, do Programa Municipal de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para as pessoas com deficiência, permitindo acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social. Tenho certeza que com essas novas estruturas, estaremos entregando também mais esperança e qualidade de vida para nossos vicentinos”, completou a secretária.

O Caps III Mater terá atendimento 24 horas. Já os demais serviços funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O prédio com as novas instalações dos quatro serviços fica na rua Costa Rego, s/nº, na Vila São Jorge

Vans com acessibilidade

novo prédio atenção especializada sv 4

Novas vans adaptadas somam no processo de inovação e na qualidade de atendimento prestado aos usuários dos serviços

Além de inaugurar as quatro novas instalações, a Prefeitura recebeu, via Governo do Estado, duas vans com adaptação de elevador para cadeira de rodas. Os veículos serão disponibilizados a crianças e adultos com deficiência física e/ou síndromes neurológicas com comprometimento da função física, neurológica e/ou sensorial e seus respectivos cuidadores durante o período de atendimento e tratamento no Centro de Atendimento Especializado à Criança Portadora de Paralisia Cerebral São Camilo e no Reabilitar I.

Pronto-Socorro

Na última sexta-feira (24), a Prefeitura de São Vicente já havia entregue o Pronto-Socorro do Jardim Rio Branco. Bastante aguardada pela população da Área Continental, a nova unidade passa a disponibilizar, de forma inédita na região, atendimento de pediatria e ortopedia 24 horas, entre outras especialidades. O novo equipamento fica na  avenida Ulisses Guimarães, esquina com a rua Gilberto Esteves Martins, na área central do bairro.

Após dois anos do seu anúncio, feito na gestão anterior, o prédio foi entregue sem equipamentos e estrutura para abrigar um Pronto-Socorro. A atual administração municipal conseguiu, com intenso trabalho e estudo físico-financeiro, entregar a unidade à população para seu pleno funcionamento. A gestão da unidade está a cargo da organização social Santa Casa de Misericórdia de São Bernardo do Campo.

Leia também:

Cidades do ABC e da Baixada Santista promovem campanhas de apoio ao Litoral Norte

 

COMPARTILHAR: