Coluna do Baena

Santo André está entre as 20 melhores cidades para se empreender no Brasil

Santo André - Foto - Helber Aggio_PSA

A cidade de Santo André teve destaque pelo segundo ano consecutivo no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), medido anualmente pela Escola Nacional de Educação Pública (Enap) e pela organização sem fins lucrativos Endeavor, dedicada à aceleração de empresas. O município ficou na 19ª posição do ranking geral. O levantamento analisa as condições que as 101 cidades mais populosas do País proporcionam ao empreendedorismo. O índice tem como foco de análise dos seguintes eixos: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso ao Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Na determinante que mede o capital humano disponível foi onde Santo André teve maior destaque, ficando entre as dez cidades com melhor desempenho. A cidade ficou ainda entre as 20 com melhor mercado e na 21º posição em infraestrutura. Com relação ao ambiente regulatório, Santo André ficou em 27º lugar.

Ambiente favorável

“O bom resultado que novamente estamos obtendo neste índice que analisa o desempenho do empreendedorismo em grandes cidades de todo Brasil mostra o sucesso do trabalho que vem sendo realizado com base em três pilares fundamentais: a melhoria do ambiente de negócios, a competitividade das empresas e o fomento à qualificação e à inovação”, destaca o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato.

Melhores posições

De acordo com o ICE 2023, Guarujá e Praia Grande também aparecem entre as melhores cidades para empreender.  A Pérola do Atlântico, que ocupava a 83ª colocação no ano passado, subiu para a 77ª colocação – a melhora mais expressiva da região da Baixada Santista, conforme a Enap. No eixo Infraestrutura, Guarujá se saiu melhor e está na 6ª colocação. Já Praia Grande se destaca no segundo lugar (atrás de Santos) quando se considera apenas as cidades da Baixada Santista. No ranking geral do estudo, a cidade figura em 54º lugar – subiu duas posições em  relação ao ano passado, quando estava em 56º lugar.

Destaque

osasco enap

Da Grande São Paulo, Osasco é a melhor cidade para empreender, aponta Enap

Na Grande São Paulo, o destaque do levantamento do ICE, divulgado nesta semana, é Osasco. O município ficou em segundo lugar no quesito Acesso ao Capital, atrás da cidade de São Paulo. Sobre esse tópico, os pesquisadores explicaram que a “facilidade em obter recursos financeiros” é um dos “principais motivos para empreendedores se arriscarem em novas oportunidades”. Osasco também se destacou em Mercado, ficando em quarto lugar, atrás de Niterói (RJ), Jundiaí (SP) e Brasília (DF). No ranking geral, ficou em 11º lugar, atrás de São Paulo, Florianópolis (SC), Joinville (SC), Brasília (DF), Niterói (RJ), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP) e Goiânia (GO). A pesquisa da Enap é considerada o principal raio-x do ambiente de negócios do Brasil e avalia os 101 municípios mais populosos desde 2014.

Entrevista

Com o segundo maior Produto Interno Bruto de São Paulo, atrás apenas da Capital, e o sétimo maior PIB do Brasil, Osasco, inclusive, foi tema da entrevista com o deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) ao #BlogdoBaenaTV. Ex-secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico da cidade, Pessoa disse que quer trabalhar por Osasco e pela região Oeste da Grande São Paulo na Assembleia Legislativa. Também que pretende atuar para que experiências bem-sucedidas no cenário osasquense possam  ser reproduzidas para alavancar o empreendedorismo e o desenvolvimento em outras regiões do Estado. Assista aqui.

Rápidas do ABC

As escolas da Rede Municipal de Ensino de São Caetano do Sul estão realizando reuniões para a aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. O objetivo é garantir a excelência no ensino oferecido às crianças matriculadas por meio de avaliação que reúne toda a comunidade escolar: professores, funcionários, pais e responsáveis pelos alunos.

A Coop registrou um crescimento no fornecimento total de 5,7% no ano de 2022, alinhado com a evolução do IPCA-IBGE. Seu faturamento bruto fechou o período em R$ 2,8 bilhões, sendo o negócio supermercado responsável por 76,6% do valor; drogaria por 19,4%; atacarejo, 2,8%; e os postos de combustíveis por 1,2% do faturamento total.

A Prefeitura de Santo André entregou nesta semana para o Metrô documento com as diretrizes para as futuras obras da Linha 20-Rosa, que ligará a região do ABC ao Alto da Lapa, na Capital. O encontro foi realizado na última terça-feira (28) na sede do Metrô, em São Paulo, com a presença do secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda, do diretor de Planejamento Urbano, Diego Cabral, e do gerente de planejamento do Metrô, Luiz Antônio Cortez.

A Estância Turística de Ribeirão Pires sediará no dia 07 de abril, feriado da Sexta-Feira Santa, a 17ª edição da Paixão de Cristo. O evento, promovido pelo Conselho de Pastores da cidade, acontecerá a partir das 16h, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna (avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro).

O grupo Originais do Samba se apresenta no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes neste sábado (1º), às 20h. A abertura do show, a partir das 18h, terá a apresentação do cantor e compositor Celloo. As atrações fazem parte da programação de aniversário de Santo André, que vai completar 470 anos. Entrada gratuita.

Rápidas da Baixada Santista

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Guarujá terá uma caminhada às 14h, neste domingo (02), na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, em Pitangueiras (Centro). A iniciativa é do Grupo União Autista, com apoio da Prefeitura Municipal.

Para celebrar os 74 anos de emancipação político-administrativa de Cubatão, o município receberá quatros shows especiais, no Kartódromo Municipal, todos às 21h. Dia 03, Padre Alessandro Campos; dia 05, Fernanda Brum; dia 08, Gustavo Miotto; e dia 09, aniversário da cidade, Leonardo. A abertura dos portões será às 16 h para apresentações de artistas locais. Em todos os dias, o Fundo Social de Solidariedade estará arrecadando alimentos que poderão ser doados pelo público.

A 4ª Edição do Prêmio Mulheres Caiçaras acontece na noite desta sexta-feira (31), às 19h, no Brisamar Shopping, no Centro de São Vicente. O evento homenageará mulheres da Baixada Santista e do Vale do Ribeira que fazem a diferença na sociedade.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: