ABCSociedade

Santo André entra no top 10 nacional de Cidades Amigas da Internet

Wi-fi nos parques - Foto - Helber Aggio_PSA (1)

Município saltou nove posições em relação a 2020 e ficou na sétima colocação

Santo André segue sendo reconhecida pela sua política de modernização em conectividade. O município entrou no top 10 nacional no ranking Cidades Amigas da Internet e ocupa atualmente a sétima colocação. O levantamento é realizado pela Teleco, empresa de consultoria em telecomunicações, juntamente com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital.

Em 2020, Santo André já havia sido destaque no ranking por ter sido a cidade com a evolução mais significativa em relação à edição de 2019, tendo passado da 98ª para a 16ª colocação de um ano para o outro – o que representou um ganho de 82 posições. Neste ano, o salto foi de mais nove posições, conforme divulgado nesta terça-feira (14).

A boa colocação demostra que Santo André é um dos municípios mais habilitados a receber a tecnologia 5G. Tal evolução se deve, principalmente, pela atualização das leis para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações. Também neste sentido, a cidade passou a disponibilizar licenciamento digital de infraestrutura de telecomunicações, por meio da plataforma Acto.

Outro destaque de Santo André é o programa “Conecticidade”. Esta iniciativa vem atuando para que o município seja um laboratório aberto de soluções para cidades inteligentes, em parceria com universidades, startups e empresas inovadoras, entre outros aspectos. Nesta perspectiva, inclusive, o Parque Tecnológico de Santo André, por meio do Hub de Inovação, estimula esse atores no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para desafios tecnológicos industriais.

Esta é a 6ª edição do Ranking Cidades Amigas da Internet, que tem como objetivo identificar, dentre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão destes serviços. Para a composição do ranking são avaliadas restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Radio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a atenção permanente em tecnologia e inovação é um dos pilares da Prefeitura. “A proximidade com as maiores empresas de telecomunicação foi fundamental para fazermos uma legislação que se tornou referência em todo país. Este modelo favorece a cidade a viabilizar uma estrutura para receber os bilhões de investimentos no setor de telecomunicações, como 5G, IoT, Data Cloud e outros tantos”, disse.

No último ano, Santo André também teve destaque em outro levantamento da Teleco ao ficar em primeiro lugar no Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes. Na ocasião, foram identificados os 100 municípios com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, voltados às áreas de mobilidade urbana, e-Gov, educação, saúde e meio ambiente. Dos 26 serviços avaliados para a elaboração do ranking, Santo André correspondeu às expectativas em 20. O resultado do ranking em 2021 ainda não foi divulgado.

Tecnologia

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e na região. Além disso, estimula a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atua nas oportunidades econômicas do Grande ABC.

O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e a colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC. A economia da região é altamente relevante para o país por representar o quarto maior PIB do Brasil, o terceiro maior valor adicionado da indústria e o quinto maior mercado consumidor do país.

(Foto: Helber Aggio / PSA)

Leia também:

Gatinho que vivia em hospital de campanha de Santo André procura um novo lar

COMPARTILHAR: