Coluna do Baena

Investimento em segurança resulta em queda da criminalidade em São Caetano

16012024 Fotos Viaturas Forcas de Seguranca-22

A Prefeitura de São Caetano do Sul anunciou em 2023 a destinação de mais de R$ 70 milhões ao Programa São Caetano Mais Segura. Como consequência do investimento pesado, a cidade apresenta redução dos principais indicadores criminais no mês de janeiro, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Houve queda de 20% de roubos (de 46 em 2023 para 37 em 2024); 33% de roubo de veículos (de seis em 2023 para quatro em 2024); 3% de furtos (que caíram de 168 em 2023 para 163 em 2024). Já os furtos de veículos tiveram redução de 49% (de 35 em 2023 para 18 em 2024), enquanto não houve nenhum roubo de carga de um ano para o outro (queda de 100%). “Em São Caetano temos combatido a criminalidade com a ampliação dos investimentos em tecnologia, nos recursos humanos e na estrutura. Isso contribui para a queda dos indicadores criminais e, ao mesmo tempo, transmitimos a sensação de segurança ao cidadão”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) foi inaugurado em 2020 e tem sido fundamental no combate à criminalidade por meio, principalmente, do monitoramento de 403 câmeras estrategicamente instaladas pelos 15 bairros da cidade. Ao somar os equipamentos existentes nas escolas, nas unidades de saúde e as 650 câmeras que serão adquiridas neste semestre, São Caetano passará a contar com 1.335 câmeras de monitoramento.

“Este investimento financeiro da Prefeitura tem se mostrado essencial na luta contra a criminalidade. Além disso, temos reuniões semanais com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o CGE, a Defesa Civil e a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), com objetivo de planejar o operacional, identificar as áreas em que houve melhorias e as incidências criminais, aprimorando estratégias e assegurando uma resposta eficaz”, afirma o secretário municipal de Segurança, Sallum Kalil Neto.

Bons exemplos 1

PAPI (1)

Ribeirão Pires se inspira em Santo André e lança programa de troca de garrafas pet por ração animal

Inspirado no programa Moeda Pet, da Prefeitura de Santo André, a Prefeitura de Ribeirão Pires anuncia o lançamento do projeto Tigela Cheia. Assim como na cidade vizinha, a iniciativa consistirá na troca de um quilo de garrafas pet por um quilo de ração para cães e gatos. Além de promover a reciclagem, a iniciativa visa contribuir para a alimentação de animais em situação de rua (assistidos por ONGs) ou não. Equipe do Departamento de Proteção à Fauna de Ribeirão Pires, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, esteve recentemente em Santo André para conversar com profissionais do Núcleo de Inovação Social, que coordena, além do Moeda Pet, o programa Moeda Verde (esse já inspirou o Eco Troca, em São Caetano, que troca recicláveis por alimentos).

Bons exemplos 2

A primeira edição do Tigela Cheia será realizada no próximo dia 09, das 9h às 15h, no Complexo Ayrton Senna (avenida Prefeito Valdírio Prisco, nº 193, Jardim Itacolomy). Cada quilo de garrafas plásticas equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. O material será trocado por um quilo de ração. Quem participar poderá  levar até três quilos de ração para casa (por CPF presencial) ou fazer a doação no local, para que seja destinada às ONGs cadastradas. As Organizações Não Governamentais de proteção animal de Ribeirão Pires ou os protetores independentes que tiverem interesse em serem beneficiados pela iniciativa devem se inscrever na sede do DPFauna (rua João Domingues de Oliveira, nº 320, Centro).

Além do chocolate

Uma das maiores redes varejistas do País, o Roldão Atacadista está adotando estratégias ousadas para superar as expectativas para a Páscoa deste ano. A palavra chave, segundo a diretora comercial Letícia Andrade, é antecipação. “Para nós, Páscoa não se resume à venda de ovos. Começamos antes, atendendo aos comerciantes que preparam seus próprios ovos”. Os ovos de Páscoa, aliás, continuam sendo os favoritos do público, mas há uma crescente demanda por produtos alternativos. “Chocolates em barra, caixa de bombons e outros itens têm sido escolhidos em função do desembolso menor”, explica Letícia. A estratégia de diversificação de produtos visa atender às diferentes preferências dos consumidores. A Páscoa no Roldão, que possui mais de 40 lojas no estado de São Paulo, inclui desde peixes frescos e congelados, como bacalhau, salmão, truta e tilápia, até itens emblemáticos como a colomba pascal e uma seleção de vinhos, cervejas e refrigerantes. “Queremos fazer uma Páscoa melhor que a do ano passado, com produtos atrativos, bons preços e uma experiência de compra diferenciada”, finaliza a diretora comercial.

Brasília por Praia Grande

alberto mourão

Eleições 2024: Alberto Mourão deve deixar a Câmara dos Deputados para disputar a Prefeitura de Praia Grande pela sexta vez

São cada vez mais fortes os rumores de que Alberto Mourão, atualmente no MDB, abrirá mão de seu mandato de deputado federal para disputar a Prefeitura de Praia Grande e tentar um sexto mandato como chefe do Executivo – contrariando o discurso da atual prefeita, Raquel Chini (PSDB), de que já estaria trabalhando para a reeleição. Mourão governou PG pela primeira vez de 1993 a 1996, sendo sucedido por seu vice, Ricardo Yamauti (1949-2021). Na eleição de 2000, foi eleito novamente e teve dois mandatos seguidos: de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008, quando fez o sucessor mais uma vez : Roberto Francisco dos Santos (1953-2017). Ex-assessor de Mourão, Roberto Francisco chegou a anunciar que disputaria a reeleição, mas apoiou uma nova candidatura do padrinho político. Eleito para seu quarto mandato em 2012, Mourão governou a cidade de 2013 a 2016 e foi reeleito para a gestão de 2017 a 2020, quando indicou Raquel para o cargo e manteve seu grupo no poder. Tanto em 2000 como em 2012, o político abriu mão de mandato na Câmara Federal para retornar à Prefeitura. Mourão foi eleito deputado federal em 2022 com 114.234 votos.

Rápidas

– Ex-prefeito de Diadema, Mário Reali assumiu nesta sexta-feira (1º) como novo secretário de Governo da gestão de José de Filippi Junior (PT). A pasta vinha sendo ocupada interinamente por Deivid Couto, que atuará apenas como secretário de Segurança Cidadã. Reali era secretário executivo no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, agora presidido por Fillipi.

– Vitor Tamburú Ivanchuk Lopes, de 13 anos, aluno da rede municipal de São Caetano, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática. A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

– A deputada estadual Ediane Maria (PSOL), da bancada da região do ABC, apresentou representação ao Ministério Público de São Paulo para que o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, seja investigado por improbidade administrativa em razão de sua conduta à frente das operações Verão e Escudo, que já resultaram em mais de 80 mortes na Baixada Santista…

… No documento enviado ao MP-SP, a parlamentar pede que sejam identificados os recursos empregados nas referidas operações, além da fundamentação para as transferências de comandantes que, segundo Ediane, foram baseadas em preferências políticas e pessoais do secretário e não em critérios técnico-normativos.

– A Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Segurança, firmou convênio com o Governo de São Paulo para integrar a plataforma Muralha Paulista (aperfeiçoamento do Detecta) ao sistema de videomonitoramento integrado do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). É a primeira cidade do ABC a integrar as câmeras instaladas nas viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) ao sistema estadual e ao sistema Córtex, do Governo Federal.

– Após encontro do prefeito Kayo Amado (Podemos) com o diretor-presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, avançam as tratativas para a entrada de São Vicente na Poligonal do Porto de Santos.

– A escritora e dramaturga Adélia Nicolete lança o livro “Manto da Transição: Narrativas Escritas e Bordadas por uma Mãe de Trans” no dia 16 (sábado), às 14h, na Biblioteca Monteiro Lobato, em São Bernardo. A obra, que será lançada também em Santo André e Mauá, entrelaça a experiência da autora, mãe de um homem transexual, com relatos de outras mães frente à transição de gênero.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

COMPARTILHAR: