ABCSociedade

Santo André dá show no Natal e se ilumina para resgatar os “bons tempos”

show de natal sa 1

Mais uma edição do tradicional Espetáculo de Natal promovido pela Prefeitura de Santo André em parceria com a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) foi realizado neste sábado (15), na Praça IV Centenário. Um público de 8 mil pessoas prestigiou o evento. Outro destaque tem sido a iluminação especial que tomou conta de vários locais da cidade, do prédio do Paço Municipal ao Parque Celso Daniel, além de outras atrações natalinas.

Um público de 8 mil pessoas prestigiou as apresentações e conferiu uma queima de fogos silenciosa pela primeira vez

Em sua 18ª edição, o show natalino contou com a Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), sob a regência do maestro Abel Rocha, acompanhado da soprano Thayana Roverso e do solista Fernando Lauria. No repertório, clássicos da música erudita e canções natalinas. Também teve apresentação de Ronnie Packer, famoso cover de Elvis Presley, e a presença do Papai Noel, claro. Pela primeira vez, a queima de fogos que ocorre após as apresentações foi silenciosa, com o objetivo de evitar o sofrimento de animais sensíveis ao barulho.

Orquestra Sinfônica de Santo André apresentou clássicos da música erudita e canções natalinas, sob a regência de Abel Rocha

Proposta de resgatar o orgulho do morador de Santo André de viver na cidade é exaltado na divulgação das atrações natalinas

“Estamos terminando um ano de dificuldades, mas de muitas realizações. Não tenho dúvidas que 2019 vai ser melhor”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB), aplaudido pelo público. “Esse grande espírito solidário da cidade, de amor por Santo André, de orgulho, está retornando cada dia mais”, completou.

Aliás, o clima natalino e iluminado em Santo André tem sido anunciado nas redes sociais com a hashtag #osbonstemposestaovoltando. As iniciativas fazem parte de um trabalho desempenhado pela atual administração de resgate do sentimento de orgulho dos moradores da cidade.

Parque temático

Um dos sucessos da temporada de fim de ano, principalmente entre as crianças, tem sido a Vila de Natal, montada no Parque Celso Daniel. O espaço conta com iluminação e decoração especiais, além de um parque temático. As luzes da vila são ligadas todos os dias, a partir das 18h30.

Visitantes podem conferir iluminação especial do Parque Celso Daniel todas as noites

“É uma iniciativa inédita, que causa uma surpresa positiva nas pessoas. A gente vê o quanto isso agrada, uma coisa relativamente simples, fruto de criatividade, de muito trabalho, de muito esforço, mas que mostra que dá pra fazer mais com menos. Tudo foi realizado com equipe própria da Prefeitura e com baixo custo, utilizando materiais reaproveitados. Esse grande espírito solidário da cidade, de amor por Santo André, de orgulho, está retornando cada dia mais”, afirmou o prefeito.

Prefeito Paulo Serra inaugurou a Vila de Natal no dia 07 de dezembro

Iniciativa tem encantado os adultos e, principalmente, as crianças

Casa do Papai Noel

Parte integrante da Vila de Natal, a Casa do Papai Noel, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, também abriu as portas ao público. No local, estão à venda produtos confeccionados pelos alunos e professores da entidade, como enfeites e afins, em sua maioria com tema natalino. O público pode visitar a casa de quinta a domingo, das 15h às 20h, e tirar fotos com o Papai Noel.

“Este sonho foi realizado em conjunto e com muito trabalho. No próximo ano será ainda melhor, com uma ampliação”, comentou a primeira-dama e presidente do Núcleo de Inovação Social de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

Casa do Papai Noel vende artesanatos e artigos natalinos em prol do Fundo Social

Em prol do Fundo Social de Solidariedade, ainda foi realizado, na última terça-feira (11), o Pedal Solidário de Natal, versão especial do passeio Mais Pedal Noturno. Na ocasião, foram arrecadadas bonecas e bolas novas para serem doadas às crianças carentes do município.

Exposição de Natal

Árvore, enfeites e presépio de época resgatam a história da influência vitoriana no Natal, em exposição que pode ser vista na Casa da Família Ferroviária, na vila de Paranapiacaba. Há ainda painéis com textos e fotos.

O idealizador, Eric Lamarca, lembra que o estilo de comemoração dos anos 30 tinha influência da rainha Vitória da Inglaterra. A casa reconstitui uma decoração da década. “Os painéis que compõem a exposição contam essa história. Na noite de 24 de dezembro, as famílias acendiam velas para a celebração.”

Casa da Família Ferroviária em Paranapiacaba abriga exposição de Natal

De tipologia A, com tijolos e telhas francesas, a Casa da Família Ferroviária foi construída entre 1897 e 1901, para abrigar trabalhadores da ferrovia, e restaurada em 2003. O espaço está aberto para visitas aos fins de semana, das 10h às 17h, e durante a semana através de agendamento.

A exposição de Natal fica em cartaz até 20 de janeiro de 2019. Os ingressos custam R$ 3 com visita monitorada. O endereço é Avenida Fox, 438.

Cidade Iluminada

Outras atrações que podem ser apreciadas são a iluminação do prédio da Prefeitura, onde mangueiras luminosas em formato de árvore de Natal foram instaladas e ficam acesas das 20h às 2h e das 4h30 às 6h30, com ligamento e desligamento automático. Uma árvore de Natal também foi instalada na Praça Anibal Guedes, na Vila Curuçá, em poste que já existia no local. Assim como ocorreu no ano passado, outra está prevista para a Praça 14 Bis, na Vila Homero Thon.

“Natal no Celeiro” é tema da tradicional decoração da Beneficência Portuguesa

No setor privado, a tradicional decoração nos jardins do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa, na Avenida Portugal, segue um show à parte, encantando os visitantes e atraindo moradores do todo o Grande ABC.

Não esqueçam das selfies e Feliz Natal!

(Fotos: Ricardo Trida e Helber Aggio / PSA; Divulgação)

COMPARTILHAR: